60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

PEDAGOGIA DAS ATIVIDADES CIRCENSES: JOGOS DE MALABARES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Pedro Henrique Godoy Gandia Pinheiro1
Marco Antônio Coelho Bortoleto1

1. Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação Física


INTRODUÇÃO:
A aproximação das atividades circenses com a Educação Física tem se tornado evidente ao redor do mundo, em países como França e Bélgica tais atividades foram incluídas nos currículos escolares. A presença destas atividades no conteúdo escolar deve-se, não somente ao fato das atividades circenses possuírem caráter motor, o que as colocam como conteúdo pertinente a educação física, mas também ao fato de que o circo pode e deve ser considerado parte da cultura humana, e cabe, portanto, à escola, como instituição de ensino, a responsabilidade de transmissão deste legado. A prática destas atividades no Brasil vem crescendo, porém, ainda ocorre de maneira isolada e depende da vontade de profissionais da área, sendo por muitas vezes relegadas a atividades extra-escolares. Considerando os valores culturais que caracterizam o circo, toda a riqueza motriz presente nas atividades circenses, e apoiada em metodologias e pedagogias desenvolvidas a partir de experiências práticas, a presente pesquisa pretende confirmar as atividades circenses como um conteúdo tão legitimo da educação física como os esportes, a dança, a luta etc.

METODOLOGIA:
A metodologia utilizada neste projeto parte, fundamentalmente, da revisão bibliográfica da literatura, em particular de autores como Bortoleto, Invernó, Finnigan, Duprat, que descrevem inúmeras possibilidades e procedimentos pedagógicos para as atividades circenses, além de autores como Freire, Kishimoto, Huizinga, Vigotsky, que discutem a importância dos jogos, a sua contribuição para a pedagogia dos conteúdos da educação física, e do seu papel no meio educativo, atendendo deste modo as discussões em torno da educação física. Aplicaram-se também os procedimentos pedagógicos desenvolvidos com alunos do projeto de extensão em atividades circenses na Faculdade de Educação Física da UNICAMP, com crianças de 6 a 14 anos, onde as aulas foram gravadas para posterior discussão e análise sobre os métodos empregados e os resultados obtidos.

RESULTADOS:
Até a atual data deste resumo o projeto encontra-se em andamento, na fase de aplicação dos jogos e procedimentos pedagógicos com os alunos.

CONCLUSÕES:
Até a atual data deste resumo o projeto encontra-se em andamento, na fase de aplicação dos jogos e procedimentos pedagógicos com os alunos.

Instituição de fomento: Pró-reitoria de pesquisa (PRP) – UNICAMP / Programa institucional de bolsas de iniciação científica – PIBIC/CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Atividades circenses, Educação física, Jogos

E-mail para contato: pedrocircense@gmail.com