60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

CINEMA BRASILEIRO NA ESCOLA PÚBLICA: AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO CULTURAL E A EXPRESSÃO AUDIOVISUAL

Antônio Reis Junior1
Cristina Bruzzo1

1. UNICAMP - Faculdade de Educaçâo - Laboratório de Estudos Audiovisuais


INTRODUÇÃO:
Essa pesquisa, cuja área de conhecimento está situada na intersecção entre o cinema e a educação, apresenta um estudo sobre a produção audiovisual brasileira e as possibilidades de trabalho com a educação

METODOLOGIA:
A partir da análise de resultados e impactos de um projeto de intervenção com o cinema brasileiro em escolas públicas na cidade de São Paulo, a pesquisa realiza trabalho de campo nas comunidades escolares para investigar as múltiplas formas de interação e apropriação do cinema brasileiro por gestores e professores. Além disso, realiza análise fílmica dos títulos representativos dessas comunidades, análise dos filmes em vídeo produzidos por professores e alunos e as diferentes formas de recepção de variada gama de materiais audiovisuais.

RESULTADOS:
A investigação aponta para alguns resultados preliminares já que está em andamento: a ampliação do repertório cultural das comunidades escolares, a ampliação do conceito de leitura, a apropriação da linguagem audiovisual, a formação do olhar crítico e, sobretudo, a expressão audiovisual dos educadores e alunos.

CONCLUSÕES:
A linguagem cinematográfica e, sobretudo, o cinema brasileiro, apresentam-se como um meio com potencial para aprendizagem, produção de conhecimento e olhar crítico para a cultura, a sociedade e a mentalidade brasileira e, portanto, pode ser explorada no campo da educação.



Palavras-chave:  Cinema, Educação, Linguagem

E-mail para contato: reis_antonio@yahoo.com.br