60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software

GARBES, UMA PLATAFORMA PARA O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS WEB

Sí­lvio Garbes Lara1
Fábio Martins de Oliveira1, 2
Álisson Rabelo Arantes1, 3
Eustáquio São José de Faria1, 4
Cássio Alexandre Pereira de Castro1, 4
Janduí­ Tupinambás1, 5

1. Grupo de Pesquisa em Tecnologias Web/Sistemas de Informação/PUC Minas em Arcos
2. Prof. Msc. / Orientador
3. Prof. Msc. / Co-orientador
4. Prof. Msc.
5. Prof. Especialista


INTRODUÇÃO:
Hoje em dia, a metodologia adotada no desenvolvimento de sistemas computacionais está muito atrás da forma seguida na construção de sistemas eletrônicos. A utilização de chips ou microprocessadores, previamente criados, em sistemas eletrônicos, permite que o projeto de um equipamento seja agilizado significamente. Um mesmo chip utilizado em um equipamento pode-se facilmente ser utilizado em outro equipamento diferente. Não existe a necessidade de recriar algo que tenha, no final, as mesmas funções. Trabalhando com sistemas computacionais, esse tipo de reaproveitamento é pouco utilizado, uma vez que cada programador tem uma forma de trabalhar, e com padrões de desenvolvimento diferentes uns dos outros. Assim, projetos que poderiam ser terminados mais rapidamente deixam de existir. Tentando minimizar o tempo em concluir projetos e permitir que programadores possam reaproveitar códigos em comum, independente da forma como eles trabalham, a plataforma Garbes vem com o intuito de permitir que algo dessa natureza possa acontecer. Da mesma forma que se pode utilizar um chip em diversos equipamentos, trabalhando-se com a plataforma Garbes será possível utilizar um mesmo módulo de software em diferentes sistemas, podendo assim, beneficiar projetos distintos.

METODOLOGIA:
O projeto teve início com o levantamento das dificuldades encontradas no desenvolvimento e gerenciamento de vários sistemas Web. A partir dessa análise, foi projetada e implementada a modelagem de banco de dados que pudesse servir de plataforma para qualquer sistema Web. O Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) utilizado foi o MySQL, por ser livre, rápido e coerente com a necessidade. Como o sistema deveria funcionar na internet, foi utilizado o software servidor Web Apache. Para a comunicação entre a plataforma armazenada no MySQL e o Apache foi utilizado um script escrito em linguagem PHP, servindo como o núcleo do sistema. A partir desse momento foram realizados testes na plataforma através de uma interface que foi desenvolvida para esse propósito.

RESULTADOS:
Os testes de desempenho realizados mostraram que, quando os códigos fontes do sistema ficam armazenados na plataforma Garbes, a quantidade de transações por segundo na requisição de vários conteúdos é superior do que quando os mesmos são armazenados da forma tradicional, ou seja, em arquivos. Isso é possível por causa da utilização de índice, a forma como o SGBD organiza e armazena seus dados e o uso do otimizador de consulta. Outro ponto importante é que quanto mais sistemas forem desenvolvidos utilizando a plataforma Garbes, um número maior de módulos poderá ser compartilhado, permitindo que o desenvolvimento seja agilizado e tenha uma maior produtividade. Além do ganho de desempenho e produtividade, os webmasters que estarão desenvolvendo nessa plataforma poderão estar acessando-a de qualquer lugar que se tenha uma conexão via internet com o servidor.

CONCLUSÕES:
A plataforma Garbes contém muitas características que auxiliam na melhoria da qualidade do software, como, por exemplo, a padronização de módulos construídos, o aumento da produtividade e do desempenho, a diminuição do custo de implementação e do tempo de entrega, a reusabilidade de módulos, o armazenamento e a documentação organizada e a possibilidade de utilização de linguagens de programação heterogêneas. Diante desses fatores, acredita-se que o presente trabalho irá contribuir no desenvolvimento de sistemas Web, permitindo uma maior interatividade entre os desenvolvedores e incentivando o trabalho colaborativo.



Palavras-chave:  Sistemas Web, Engenharia de Software, Banco de Dados

E-mail para contato: silviogarbes@gmail.com