60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 25. Economias Agrária e dos Recursos Naturais

ENERGIA SOLAR: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.

CARLOS EDUARDO LOBATO1
RICARDO AVELINO GOMES2

1. Universidade Federal de Goiás/Departamento de Ciências Econômicas - UFG.
2. Prof. Dr. - Departamento de Ciências Econômicas - UFG - Orientador


INTRODUÇÃO:
O crescimento econômico e conseqüente desenvolvimento de uma nação estão intrinsecamente relacionados à disponibilidade e qualidade de energia que esta possui. O aumento do consumo de energia no Brasil decorrente do crescimento econômico e a falta de investimentos no setor energético deflagraram a crise energética de 2001. A adoção de novas fontes de energia, propiciadas através das inovações tecnológicas, como as fontes renováveis podem e devem contribuir para a matriz energética brasileira. Dentre as possíveis fontes de energia renováveis, a energia solar merece destaque, uma vez que se trata de uma fonte de enorme potencial econômico e ambiental no Brasil.

METODOLOGIA:
Para a realização deste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica contemplando os seguintes aspectos: o desenvolvimento econômico segundo Schumpeter; a estrutura da matriz energética brasileira; as fontes de energia renováveis; contribuições que a energia solar permite para o meio ambiente e para o desenvolvimento econômico; e a implantação de inovações tecnológicas no processo produtivo deste setor.

RESULTADOS:
O desenvolvimento econômico na análise de Schumpeter é decorrente da introdução de inovações tecnológicas no processo produtivo que levam a um expansão da produção agregada da economia. A expansão da oferta e da demanda decorrente desse processo gera uma relação positiva entre crescimento econômico e consumo de energia. No sistema elétrico do Brasil os Sistemas Isolados, tomados em conjunto, cobrem metade do território (principalmente a região Norte e boa parte da região Nordeste), e consomem apenas 3% da energia produzida no país. Há, portanto, um problema social grave no fornecimento e distribuição de energia elétrica no país. Os problemas levantados podem receber uma importante ajuda através da utilização de fontes alternativas de energia, tais como energia solar, eólica, biomassa, e outras. Ademais, o uso destas fontes pode tornar mais flexível a matriz energética brasileira, diminuindo consideravelmente os riscos de uma crise energética, tal qual o país enfrentou em 2001, com impactos negativos para o desenvolvimento econômico. Dentre as opções de energias renováveis, a energia solar figura como uma importante alternativa por apresentar características favoráveis, tanto no aspecto social, quanto no ambiental. Trata-se de uma fonte não apenas renovável, mas também limpa e de fácil aplicação em unidades de consumo remotas, que não são atendidas pelo Sistema Interligado Nacional.

CONCLUSÕES:
O presente trabalho conclui que o uso da energia solar traz consigo benefícios sociais e ambientais. Ainda, trata-se de uma fonte de energia que está intimamente relacionada com constantes incorporações de inovações tecnológicas que a tornam mais eficiente. Enfim, uma ampliação de suas potencialidades traria uma grande contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Energia Solar, Desenvolvimento Econômico, Inovações Tecnológicas

E-mail para contato: lobatomxcarlos@hotmail.com