60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal

AVALIAÇÃO DA FITOTOXICIDADE DE EXTRATOS AQUSOSOS DE CYPERUS ROTUNDOS L. SOBRE A GERMINAÇÃO E O CRESCIMENTO DE RAPHANUS SATIVA L., LACTUCA SATIVA L. E SOLANUM LYCOPERSICUM L.

Jaime Atouguia Frossard Júnior1
Wendeo Ferreira da Silveira1
Camila Moreira Rodrigues2
Alexandre Horacio Couto Bittencourt1, 2, 3

1. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina
2. Universidade Federal de Viçosa
3. Faculdade de Minas


INTRODUÇÃO:
Alelopatia pode ser definida como sendo a capacidade que algumas plantas possuem de sintetizar e liberar substâncias fitoquímicas que influenciam na geminação de sementes, assim como em seu desenvolvimento. Dentre as espécies alelopáticas mais estudadas, esta a tiririca (Cyperus rotundus L.). Esta espécie é uma invasora em potencial de hortas, jardins, pomares e lavouras. Desenvolvendo-se em uma grande variedade de ambientes, causando assim prejuízos a agricultura em geral. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é avaliar o potencial alelopático de extratos aquosos do tubérculo de tiririca sobre sementes de rabanete, tomate e alface (Raphanus sativus L., Solanum lycopersicum L. e Lactuca sativa L.) visto que, trata-se de culturas de importância econômica.

METODOLOGIA:
Tubérculos de tiririca foram coletados no município de Muriaé, MG. Para a obtenção dos extratos aquosos de tiririca, foi utilizado o tubérculo previamente seco na concentração de 1g 10ml -¹. A seguir, o extrato aquoso foi diluído em seis concentrações diferentes (10, 30, 50, 70, 90 e 100%) e utilizado água destilada como tratamento controle. O experimento seguiu delineamento inteiramente casualizado. Os resultados obtidos foram submetidos a análise de variância e as medias, discriminadas pelo teste Tukey a 5% de probabilidade, sem a necessidade de transformação de dados.

RESULTADOS:
A fitotoxicidade sobre o crescimento da parte aérea em rabanete foi reduzida a partir das concentrações mais altas (90 e 100%), com percentuais de 50% e de 63% respectivamente. Já para o sistema radicular, o crescimento foi reduzido a partir da concentração de 50%, sendo visível a redução do desenvolvimento com o aumento das concentrações. Para L. sativa L. não foi observado variação no percentual de germinação em nenhuma das concentrações, visto que todas as sementes germinaram. O desenvolvimento das plântulas não foi alterado pelo extrato aquoso do tubérculo de C. rotundus L. em comparação ao tratamento controle. Observaram-se variações não significantes a partir das concentrações de 50%. Já no experimento realizado com a espécie Solanum lycopersicum L. o percentual de germinação apresentou-se alterado apenas nas concentrações de 100% de extrato aquoso, visto que apenas a metade das sementes germinaram. Sobre o crescimento da parte aérea das plântulas o efeito alelopático ocorreu a partir das concentrações de 50% sendo mais acentuado nas concentrações de 100% do extrato aquoso. No desenvolvimento do sistema radicular a fitotoxicidade do extrato aquoso apresentou-se a partir das concentrações de 10% inibindo-o parcialmente e drasticamente nas maiores concentrações.

CONCLUSÕES:
Os extratos aquosos de C. rotundus não reduziram o percentual de germinação de sementes de R. sativus., nem em L. sativa, e em Solanum lycopersicum L. apenas na concentração de 100%. Não foi observado fitotoxicidade dos extratos aquosos de Cyperus rotundus L. para a espécie Lactuca sativa L.. Porém, para a espécie Solanum lycopersicum L. o extrato aquoso apresentou-se altamente alelopático no desenvolvimento das plântulas. O sistema radicular foi a parte vegetal mais afetada pela presença do extrato aquoso de tubérculos de tiririca, o que evidencia que C. rotundus é uma espécie com elevado potencial alelopático.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Fitotoxicidade, Cyperus rotundus L., plantas cultivadas

E-mail para contato: maladok_wow@hotmail.com