60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

CRIACIONISMO X EVOLUÇÃO: CONSERVADORISMO E RENOVAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Marianna Augusta de Luna Freire Duarte Ferreira1
Leila Beatriz Ribeiro2
Valéria Cristina Lopes Wilke3
Carmem Irene C. De Oliveira4

1. Escola de Museologia – UNIRIO
2. Profª. Drª – Orientadora - DPTD - UNIRIO
3. Profa. Ms.– DFCS – UNIRIO
4. Ms.– MED - UNIRIO


INTRODUÇÃO:
Nossas reflexões se originam do subprojeto de pesquisa O texto fílmico como estruturador de uma nova visão social, integrante do projeto Texto Fílmico: Informação, Educação e Entretenimento. Serão discutidas questões presentes no filme O Vento Será Tua Herança (Stanley Kramer, 1960), a partir dos conceitos de conservador e renovador (OLIVEIRA, 2000), e da análise fílmica, tendo por objetivos: a) Identificar os elementos que estão em jogo na confrontação entre os saberes religioso e científico no espaço formal da educação; b) Discutir a importância da renovação dos conteúdos na prática pedagógica. O filme se passa na cidade fictícia de Hillsboro, uma típica cidade do interior sulista americano, e retrata uma história real, ocorrida no Tennesse em 1925, quando o professor John T. Scopes foi preso por ensinar o evolucionismo na escola em que lecionava, o que era proibido pela legislação estadual em vigor. Essa prisão resultou no polêmico julgamento que ficou conhecido como The Monkey Trial. No contexto do filme, a tentativa de impedir a discussão sobre o Evolucionismo, poderia prejudicar o desenvolvimento científico e racional dos alunos e mesmo impedindo-os de continuar seu aprimoramento educacional em universidades de ponta dos EUA.

METODOLOGIA:
As análises são desenvolvidas no Laboratório de Linguagens e Mídias, na UNIRIO. Um dos instrumentos utilizados para efetuar a análise fílmica é o preenchimento de uma ficha descritivo-analítica, desenvolvida no âmbito do projeto institucional. Também são realizadas sessões com os filmes, seguidas de discussão entre os membros do grupo de pesquisa. Efetua-se também uma revisão de literatura que englobe os eixos temáticos cinema e educação.

RESULTADOS:
Com a análise inicial do filme, foi possível identificar o espaço escola com local de choque entre idéias conservadoras, previamente estabelecidas, com outras teorias que se contraponham a elas. No caso de O Vento Será Tua Herança, tem-se a teoria fundamentalista religiosa do criacionismo em oposição à teoria da evolução das espécies de Charles Darwin. O embate entre esses dois saberes resulta no questionamento acerca de quem poderia dizer a verdade: a Bíblia ou a obra de Charles Darwin, A Origem das Espécies, documentos fundadores do debate. E a escola, que poderia ser apresentada como espaço para a confrontação de idéias, dá lugar ao tribunal, o espaço jurídico colocado a fim da resolução do embate ideológico e judicial. De um lado tem-se o Criacionismo, a vertente conservadora, que prega a continuidade do ensino dos saberes cristão, e que vai ligar o que se contraponha a ele ao mal. Enquanto que o Evolucionismo vai representar a tentativa de renovação. Não uma renovação que anule os saberes anteriores, mas que permita que outros saberes sejam conhecidos e discutidos, a fim de propiciar que o homem possa fazer suas próprias escolhas. E esse saber científico, no filme, vai permitir a renovação, apresentando-se como condição necessária ao desenvolvimento da sociedade em questão.

CONCLUSÕES:
Em O Vento Será Tua Herança , a escola, representada no papel do professor, não pode optar por ensinar aos seus alunos uma teoria que tem por base uma argumentação científica, o evolucionismo, pois, o ensino de uma teoria contrária ao criacionismo era uma transgressão à lei. A confrontação entre esses dois saberes que tem início no espaço escolar, só vai alcançar uma resolução em outro espaço, o jurídico. A escola fica assim impedida de poder optar pelo tipo de conhecimento a ser propagado por ela. Sem a possibilidade de renovação de seus conteúdos, a escola passa a não mais formar os estudantes de acordo com os cânones científicos da época. Em conseqüência, esses estudantes inclusive, eram impedidos de continuar seus estudos em alguns estabelecimentos de ensino superior dos Estados Unidos da América tendo em vista a precariedade científica de sua formação. Com a condenação do professor a pagar uma multa irrisória, fica claro o posicionamento jurídico em relação às argumentações conservadoras dos defensores do Criacionismo, colocando a escola em uma situação de falta de autonomia perante as decisões relativas à religião e à escolha de seus conteúdos, sem possibilidade de optar por uma renovação pedagógica.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Educação, Criacionismo, Teoria da Evolução

E-mail para contato: marianna.deluna@gmail.com