60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial

A EDUCAÇÃO FÍSICA FACE AO PROJETO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR

Eleanor Gomes da Silva Palhano1
Albéria Xavier de Souza Villaça2

1. PROFª. DRª.UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-ORIENTADOR
2. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ


INTRODUÇÃO:
O estudo se propôs analisar as tematizações existentes sobre o corpo e suas múltiplas relações com o cotidiano das pessoas com necessidades especiais, face às exigências das formas de globalização presentes no interior da sociedade capitalista.. O estudo priorizou a educação física e a educação especial no Brasil tendo como cenário as escolas públicas da cidade de Belém do Estado do Pará. O recorte dado à pesquisa foi o de verificar como a educação física possibilita processos de Inclusão Escolar junto aos alunos portadores de necessidades especiais, alunos com deficiência mental. Um dos objetivos do estudo fora o de proceder a uma reflexão sobre o processo de aproximação entre o aluno com necessidades especiais e a disciplina Educação Física, buscou-se ainda, examinar a influência desta última no processo de ensino e aprendizagem desses alunos. A relevância da pesquisa esta no método utilizado pelas pesquisadoras quando constataram, pela via dos relatos e das experiências dos docentes da área de Educação Física, como os alunos passaram a reagir quando efetivamente iniciaram suas atividades no campo da educação física, isto é, como o a prática pedagógica possibilitou a inclusão escolar.

METODOLOGIA:
A metodologia do trabalho poderá ser explicitada da seguinte forma: realização de uma pesquisa bibliográfica. Entrevistas realizadas em 10(dez) escolas: Particulares e públicas, com alunos portadores (as) de necessidades especiais. Participação como informantes de 10 professores da área de Educação Física. Realizou-se junto aos professores entrevistas semi estruturadas objetivando junto aos mesmos, absorver o relato de suas experiências pedagógicas junto aos PNE(s) procurando verificar como os professores criavam estratégias de inclusão dos PNE(s), nas suas aulas. O estudo foi estruturado em três capítulos: 1- O PERCURSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: 1.1-A transformação do corpo para o trabalho. 1.2-As origens da Educação Física no Brasil. 2 - A EDUCAÇÃO FÍSICA E A PROPOSTA DE INCLUSÃO ESCOLAR: 2.1- Educação Inclusiva e a influência da ginástica. 2.2- Reflexões sobre a Educação Física e a Inclusão 3- A EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSICA E A “PESSOA ESPECIAL” 3.1 Experiências de sala de aula. 3.2-Metodologias de ensino dos docentes voltadas ao processo ensino e aprendizagem

RESULTADOS:
As idéias que permeiam o mundo escolar preconizam a importância da Educação Física a todas as crianças e jovens em idade escolar. Nesse cenário, ressalta-se a importância da Educação Física Adaptada, um programa elaborado para suprir as necessidades especiais dos indivíduos que basea-se em uma metodologia individualizada voltada para a aptidão física e motora, habilidades e padrões motores fundamentais e habilidades de esportes aquáticos e dança, além de jogos e esportes individuais e coletivos. Todos os procedimentos aqui apresentados permitiram constatar que se os professores da área da educação física, criar metodologias especiais para atender os PNE(s), o nível de aprendizagem desses alunos alcançará patamares significativos, foram os resultados que obtivemos e que estão expressões nas tabelas e gráficos presentes no trabalho completo. Outro aspecto a considerar é que os alunos portadores de necessidades especiais estão aptos a desenvolverem qualquer atividade no campo da educação física, esta afirmativa encontra apoio nas entrevistas realizadas junto aos docentes, os quais afirmam como o rendimento escolar destes alunos aumentou material que pode ser comprovado no texto final do trabalho que é a origem desta comunicação.

CONCLUSÕES:
O estudo desenvolvido ressaltou que na Europa, a partir do século XIX, a burguesia se apropriou da Educação Física para impor o “bem-estar” da população, criando uma ginástica cheia de normas e preceitos, já que era preciso manter a hegemonia das classes e gerar um novo Homem que atendesse os objetivos do capital. Importando para o resto do mundo este conceito de novo Homem. Ressaltando, que o Brasil aceitou e assimilou o ideário europeu, o liberalismo compõe o pano de fundo, ou seja, a educação e a saúde tiveram papéis fundamentais no processo de transformação da sociedade brasileira, e vários pontos defendidos pelo pensamento liberal em relação à Educação Física higienista, estão vivos ainda hoje, permeando o discurso de professores, médicos, pedagogos. Em um mundo neoliberal está cada vez mais difícil à tarefa dos professores de educação física, tornou-se evidente, com as entrevistas realizadas, as limitações dos professores de Educação Física, ante a realidade da Inclusão. Uma luta contra um sistema capitalista massificador, que procura incentivar cada vez mais a cultura do corpo. O corpo, o rosto, o físico, mundos de exclusão que precisam ser humanizados para serem incluídos em uma relação verdadeira.

Instituição de fomento: Recursos Próprios



Palavras-chave:  Educação Especial, Educação Física, Inclusão Escolar

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