60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 80. Serviço Social

MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO E O REDIMENSINAMENTO DAS FUNÇÕES DO ASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO DAS EMPRESAS NO MARANHÃO.

Ana Paula de Oliveira Azevedo1
Marina Maciel Abreu2

1. Universidade Federal do Maranhão
2. Profa. Dra. Orientadora, Universidade Federal do Maranhão


INTRODUÇÃO:
De acordo com o subprojeto “Tendências do mercado de trabalho e a incidência das transformações sobre a identidade profissional do assistente social: a particularidade do âmbito das empresas no Maranhão” esta pesquisa tem como objetivo destacar as principais transformações no mercado de trabalho do assistente social em empresas, apontando suas principais tendências atuais. Esta pesquisa vincula-se ao projeto de pesquisa “Transformações contemporâneas e sistema de controle social nas relações campo e cidade: trabalho, luta social e prática do assistente social no Maranhão” desenvolvida pelo Grupo de estudos, pesquisa e debates em Serviço Social e Movimento Social (GSERMS) do Departamento de Serviço Social da UFMA.

METODOLOGIA:
Para identificar as principais mudanças no mercado de trabalho do assistente social e redimensionamento das funções em empresas, foi essencial um resgate histórico da profissão que contemplou a década de 80, 90. Esse resgate histórico foi obtido através de relatórios de pesquisas sobre mercado de trabalho do assistente social realizados pelo Departamento de Serviço Social. A pesquisa também se desenvolveu a partir do estudo de bibliografias para aprofundamento a respeito do serviço social em empresas e suas principais tendências atuais. Como fontes primárias estão as entrevistas feitas com assistentes sociais em empresas e como fontes secundarias estão as monografias, relatórios de pesquisas, consulta ao cadastro do CRESS, Conselho Regional de Serviço Social.

RESULTADOS:
Os principais fatores que geraram mudanças no mercado de trabalho do assistente social foram a Reforma do Estado do Maranhão que aconteceu na década de 90, conseqüência da política neoliberal, o qual extinguiu e privatizou diversas empresas estatais, onde as mesmas empregavam um grande número de assistentes sociais. A partir da recuperação histórica feita sobre o mercado de trabalho do assistente social em empresas constatou-se uma diminuição do número de assistentes sociais, devido a extinção de empresas estatais e de economia mista, que pelos dados obtidos foram 9. Um exemplo é a EMATER, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, que na década de 80 contava com 24 assistentes sociais, a partir da Reforma do Estado do Maranhão foi extinta na década de 90. O quadro empresarial maranhense até a década de 80 era constituído predominantemente por empresas públicas; hoje predominam as empresas privadas. Predomina também o número de assistentes sociais em empresas privadas com número de profissionais reduzidos. O processo de privatização também acarretou mudanças. Como é o caso da CEMAR, Companhia Energética do Maranhão, que na década de 80 contava com 4 assistentes sociais e hoje não há mais. Outro fator que vai gerar mudanças não só no mercado de trabalho, mas também no redimensionamento das funções do serviço social nas empresas, é a reestruturação produtiva (fato comprovado com as entrevistas) a partir das novas exigências do mercado de trabalho pautados na política dos Círculos de Controle de Qualidade, da responsabilidade social, que vão trazer novas demandas ao serviço social, permanecendo, porém, as funções tradicionais.

CONCLUSÕES:
A partir dos dados obtidos podemos perceber as transformações contemporâneas e suas incidências sobre o serviço social. Transformações tais como: a Reforma do Estado do Maranhão pautado no projeto neoliberal a partir da década de 90, a reestruturação produtiva que se consolidou no empresariado brasileiro, acarretando todas elas mudanças no mercado de trabalho do assistente social nas empresas, redimensionando também suas funções a partir das novas exigências e novas demandas postas.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Reforma do Estado, Reestruturação Produtiva, Serviço Social

E-mail para contato: paulinha_abu@yahoo.com.br