60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior

JOGOS DA MATURAÇÃO PROPOSTAS DIDÁTICAS VOLTADAS AO ENSINO DA SEXUALIDADE.

Antônio Carlos da Silva Mendes1
Leandra C. Gueiros1
Vera Maria Acioli1
Maria Edite Costa Lima1, 2
Francimar MartinsTeixeira Macedo2, 3

1. Associação Educacional e Cultural Arco-Íris
2. Prof./Orientador
3. Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino/UFPE


INTRODUÇÃO:
Entre os métodos mais adotados no ensino de sexualidade nas escolas, estão aulas expositivas e a utilização de recursos audiovisuais. Devido à sua escassez, jogos sobre sexualidade e reprodução humana nem sempre são utilizados. Os poucos existentes, restringem-se ao uso de perguntas e respostas diretivas sobre o conteúdo, diminuindo o interesse pela atividade e dificultando os processos de intervenção do professor. Entende-se que Jogos didáticos devam contribuir para a aprendizagem dos conceitos. Neste caso, a aplicação eficaz de um jogo didático dependerá da habilidade docente para gerar um ambiente de prazer e interesse que favoreça sua exploração de relações conceituais e interpessoais no sentido de ampliar trocas e busca de informações.

METODOLOGIA:
O presente trabalho objetiva descrever o processo de criação e produção de jogos didáticos destinados à abordagem de conteúdos relativos à sexualidade, bem como analisar os efeitos destes materiais junto aos alunos na aprendizagem de conceitos e no desenvolvimento de atitudes e valores sobre o tema. Tem ainda como objetivo destacar a função do professor como intermediador de processos de aprendizagem e ampliar a oferta de materiais que poderão fornecer subsídios aos professores do Ensino Fundamental (8ª e 8ª anos), no desenvolvimento de estratégias didáticas aplicadas ao ensino da sexualidade e dos mecanismos anatômicos e fisiológicos envolvidos no estudo da reprodução humana.O projeto teve início com uma revisão da literatura e estudo de artigos científicos relativos ao uso de Jogos didáticos e ao ensino da sexualidade para alunos do Ensino Fundamental (7ª e 8ª séries). Reuniões sistemáticas entre a coordenação e o setor de psicologia da escola resultaram na escolha de atividades que privilegiam a busca de informações, o desenvolvimento de habilidades argumentativas, de comparação e troca de idéias, a produção de textos e o posicionamento diante de dilemas éticos entre alunos e destes com o professor, para a promoção da educação sobre os conteúdos (fisiologia e anatomia do sistema. reprodutor humano, ética das relações, métodos preventivos, contraceptivos, Doenças Sexualmente Transmissíveis - DSTs, biotecnologia, genética e embriologia), distribuídos entre as atividades do jogo de forma lúdica e dinâmica, explorando redes conceituais e definindo objetivos e conteúdos específicos para cada uma delas. Considerou-se para a elaboração dos jogos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e alguns critérios, tais como: faixa etária, os temas de interesse dos alunos, os objetivos do professor e os principais conceitos relacionados ao estudo da sexualidade.

RESULTADOS:
A análise qualitativa da aplicação dos jogos sobre sexualidade e reprodução humana revelou possibilidades de mediação destes materiais e do professor no processo de aprendizagem dos conteúdos. Alguns efeitos de sua aplicação na dinâmica do grupo foram verificados de imediato, a exemplo da intensa participação e exposição de pontos de vista pelos alunos, de habilidades relacionadas ao estudo como a necessidade de consulta para ratificar afirmações, do interesse em produzir textos com qualidade e do uso de argumentos e critérios para comparar textos e posicionamentos diante dos dilemas éticos apresentados. As redes conceituais estruturadas pela aplicação dos jogos aumentaram o interesse dos alunos em ouvir, discutir e relatar de forma correta e segura seus conhecimentos acerca do tema.

CONCLUSÕES:
A experiência permite concluir que o uso dos materiais produzidos contribuiu de forma adequada e efetiva para a aprendizagem de conceitos e desenvolvimento de atitudes e valores sobre o tema pelos alunos. Sugere-se ampliação de testes do material, avaliando em maior número de escolas, para detecção de possíveis lacunas e posterior adequação a um universo mais amplo de estudantes.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Jogos didáticos, aprendizagem, ensino de sexualidade

E-mail para contato: mendesacs@hotmail.com