60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

FEIRA CIENTÍFICA: ALTERNATIVA PARA DIVULGAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Neuza Maria Pontes de Mendonça1
Afonso Feitosa Reis Filho1
José Roberto Lima de Miranda1
Petrus Carlos Chaves da Costa1
Ricardo Maurício da Silva1
Maria do Socorro Lopes Pina1

1. Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano


INTRODUÇÃO:
As feiras científicas vêm se tornando uma atividade cada vez mais freqüente nas escolas, por oportunizarem aos estudantes a apresentação dos trabalhos desenvolvidos para a comunidade. Além disso, esse tipo de evento estimula a geração de jovens pesquisadores, propicia a interação entre os setores científico e tecnológico, serve de espaço de integração entre ciência e sociedade, socializa o conhecimento e o saber, formando cidadãos capazes de promoverem a transformação e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Assim, partindo desta perspectiva e das orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que destacam a interdisciplinaridade e a contextualização como o eixo organizador da doutrina curricular expressa na LDB, e permitem dar significado integrador a uma das dimensões do currículo: Base Nacional Comum/ parte diversificada, inseriu-se na proposta pedagógica do Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano (CEEGP) tal atividade. Vale salientar que o desenvolvimento da Feira de Ciências, enquanto atividade didático-pedagógica, relaciona-se com a Parte Diversificada (PD) do currículo, uma vez que todos os trabalhos realizados na vivência das diversas temáticas são elaborados tendo em vista o tema do evento; no CEEGP, ENERGIA foi o escolhido.

METODOLOGIA:
A Feira de Ciências do CEEGP, com intuito de divulgar para a comunidade os trabalhos desenvolvidos nas disciplinas da Base Comum e das temáticas da PD pelas turmas do Ensino Médio. Com a proposta de definir um tema, para que se pudesse construir uma unidade para o evento e garantir a prática multi/interdisciplinar, os estudantes propuseram temas que foram analisados pelos professores, escolhendo o tema ENERGIA. Assim, as atividades desenvolvidas pelas disciplinas de todo o currículo focalizaram o tema, promovendo a relação entre elas e a garantia da formação de grupos interclasses. Na PD, as temáticas são trabalhadas por professores de diferentes disciplinas e os estudantes optam por uma delas. Em seguida, foi constituída uma comissão organizadora pelos professores, para que elaborasse e divulgasse o edital, o cronograma, a fim de que as inscrições fossem efetuadas. Na semana anterior à Feira, foram informados os trabalhos a serem apresentados, respectivos locais e orientações gerais referentes aos critérios de avaliação. Todos os estudantes estavam devidamente identificados, de acordo com o tema a ser apresentado e seus professores-orientadores, a comissão avaliadora acompanhou a apresentação dos trabalhos e o evento esteve aberto à visitação durante todo o dia.

RESULTADOS:
Durante a Feira, foram elaborados e apresentados trinta e quatro (34) trabalhos estruturados a partir do tema geral “ENERGIA” com os seguintes temas: Energia Química; Álcool – a nova potência; Energia térmica como alternativa; Energia Geotérmica; Energia nuclear; Energia solar; Energéticos; Formas de Aproveitamento da Energia Solar; Uma Estrela chamada Sol; 3º Mundo de Produções; Biocombustível; Energia Nuclear; Fontes Alternativas de Energia; Luz X Imagens: A Imagem Precisa de Luz?; Fotografia X Fontes de Energia; Influência dos Vulcões na Formação do Relevo e como Fonte de Energia; Verificação da Freqüência Cardíaca; Importância dos Nutrientes nas Atividades Físicas; IMC (Índice de Massa Corpórea); Trabalho Muscular e Energia; Resíduos Eletro-Eletrônicos; Consumo de Energia Elétrica; Evolução da Energia no Brasil ; A Evolução dos Computadores; Energia Mental; Energia Mecânica; Formas de Utilização da Energia Geotérmica e Térmica; Energia Orgânica. Todos os trabalhos contemplaram a multi/interdisciplinaridade, bem como demonstraram a aplicabilidade e produtos da ciência de forma inovadora e criativa. Também, durante a abertura da feira, realizou-se uma palestra sobre o tema geral e, em parceria com o Espaço Ciência, a noite da Astronomia com a utilização de telescópios.

CONCLUSÕES:
Com a realização da I Vivendo Ciência do CEEGP, reconhece-se a relevância de tal atividade pela integração entre os professores e os estudantes, bem como da comunidade com a ciência, promovendo a educação em ciência e tecnologia de forma criativa. Além disso, pode-se afirmar que o evento contribuiu para a divulgação do conhecimento científico de maneira mais acessível, possibilitando uma maior compreensão pelos estudantes. Também vale salientar a qualidade dos produtos finais elaborados, como um forno solar, o trabalho de conscientização da necessidade de uma coleta seletiva para o lixo eletro-eletrônico, a demonstração, através de maquetes e experimentos, de novas formas de energia menos poluentes e alternativas, do uso adequado da energia elétrica, da energia contida nos alimentos a fim de evitar desperdícios, contribuindo para o conhecimento e o saber, formando cidadãos capazes de promoverem a transformação e o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Feira científica, energia, currículo

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