60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA INGESTÃO DIETÉTICA DO COGUMELO AGARICUS BLAZEI EM INDIVÍDUOS PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL

Claucio Moraes do Valle1
Vander Luiz Aguiar2
Yara Mendes Ferreira3
Wilian César Bento Régis4

1. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Campus Arcos
2. Orientador
3. Orientadora
4. Professor Doutor Orientador


INTRODUÇÃO:
O Agaricus blazei é um cogumelo amplamente utilizado por diversas pessoas no mundo em função de seus diversos efeitos para o bem estar e benefícios para a saúde ajudando no tratamento de patologias. Algumas destas propriedades estão relacionadas às substâncias como o beta-d-glucan, cerebrosídeos, esteróides, ergosterol e ácidos graxos. Sua principal atuação ocorre no sistema imunológico protegendo o organismo contra infecções e ajuda a eliminar células malignas. Muitos estudos ainda estão em andamento, motivados pelos relatos de benefícios, destacando-se, entre eles, os de hipertensão arterial. A hipertensão é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, tendo como causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o etilismo, o estresse e outras. Estudos vêm comprovando que, ações terapêuticas não farmacológicas, como o uso de alimentos funcionais, funcionam como coadjuvantes no tratamento de pessoas com altos níveis pressóricos. O conjunto de dados analisados neste trabalho (estudo de caso + relatos de usuários) evidenciam a significativa melhora dos sintomas da hipertensão arterial assim como a estabilização da mesma após o uso complementar a terapia convencional do cogumelo Agaricus blazei.

METODOLOGIA:
A pesquisa foi executada através do trabalho de um estudante de enfermagem sob a orientação de um professor de estatística, uma professora do curso de enfermagem e coordenada por um professor doutor em Biologia Funcional e Molecular devido ao caráter multidisciplinar do objeto de estudo. A pesquisa foi realizada em Arcos – MG, cidade com aproximadamente 32.687 residentes. O Programa Saúde da Família assiste 16.687 pessoas, na qual 1.913 com confirmação de Hipertensão Arterial, definindo o grupo para a pesquisa. A pesquisa foi feita através da análise de questionários pós-venda da cooperativa de produtores e por estudo de caso de usuários voluntários para o mesmo. Os voluntários forneceram seus exames anteriores ao uso e posteriores ao uso do cogumelo como alimento complementar em sua dieta. A forma de apresentação do cogumelo foi encapsulada para facilitar o controle da ingestão. Outra abordagem experimental, por amostragem probabilística, identificação aleatória e estratificada por região e sexo, ainda está em andamento.

RESULTADOS:
Primeiramente analisamos a base de dados dos usuários do cogumelo produzido pela Minasfungi. Os relatos dos consumidores são positivos e favoráveis ao uso declarando melhorias. Para a Organização Mundial de Saúde os valores de pressão arterial são: 120x80mmHg, em que é considerada ótima, superiores a 140x90mmHg, considerados como Hipertensão. Nos estudos de caso, uma das pessoas avaliadas apresentou o resultado: a pressão sistólica média durante o uso foi de 131,54, antes era de 146,67 e após o uso voltou a crescer. Evidencia-se menor variabilidade da pressão sistólica durante o uso do cogumelo. Da mesma forma que é para a pressão sistólica, é para a pressão diastólica. Uma análise dos dados mostra que a pressão arterial tende a estabilizar em patamares aceitáveis durante o uso do produto. Isto possui um importante significado lembrando que a ANVISA define alimentos funcionais como aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos por meio da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano. O estudo dos relatos de consumidores do cogumelo e os estudos de caso fundamentam a hipótese de que o cogumelo Agaricus blazei seja um bom coadjuvante no tratamento de hipertensos.

CONCLUSÕES:
O Agaricus blazei é um cogumelo utilizado por várias pessoas em função de seus vários efeitos benéficos para a saúde ajudando no tratamento de patologias como o diabetes (controle da glicemia), osteoporose (auxiliando na recaptação de cálcio), câncer e AIDS (fortalecendo o sistema de defesa natural). Alem disso, pelas evidências avaliadas nesse estudo, podemos dizer que desempenha um papel importante, como alimento funcional, no auxilio do tratamento da hipertensão arterial.



Palavras-chave:  Alimentos funcionais, Cogumelo Agaricus Blazei, Controle Hipertensão

E-mail para contato: clauciomv@yahoo.com.br