60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DA APRENDIZAGEM

Aleciana Cesconetto Cardoso1
Elaine Tom1
Zandonaide Ardizzon1
Sirlei Ferreira de Lima Gomes1

1. Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná - CEULJI/ULBRA


INTRODUÇÃO:
O presente estudo visou analisar as estratégias pedagógicas que os professores e equipe gestora, adotam com os alunos do Ensino Médio para facilitarem a aprendizagem dos mesmos, no decorrer do ano letivo. Pois realização deste se justifica no intuito de identificar quais as habilidades que os supervisores e os educadores podem juntos proporcionar para melhorar as condições e possibilidades de ensino-aprendizagem dos educandos.

METODOLOGIA:
A metodologia seguiu os seguintes passos: o método utilizado foi o indutivo, através de estudos bibliográficos, para a observação dos fatos na escola. Utilizou-se o procedimento de estudo de caso. Tendo como objeto de análise, as estratégias pedagógicas da aprendizagem com os alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública Estadual do município de Ouro Preto do Oeste/RO. As técnicas foram entrevistas diretas intensivas e extensivas. Fez-se a observação da realidade e entrevista estruturada com a equipe gestora e professores. E questionários fechados com os alunos do Ensino Médio.

RESULTADOS:
Constatou-se que a equipe gestora e professores, não elaboram um plano de estratégias para sanar as dificuldades dos alunos com problemas na aprendizagem. Mas medidas de conscientização, pois argumentam que os alunos com notas abaixo da média estão no grupo considerado da “bagunça”. O resultado da pesquisa com os alunos evidencia que os professores, quando solicitados, os auxiliam. No que se refere às metodologias, verifica-se que os alunos esperam mais dos professores, afirmam que as aulas são sempre iguais, sem inovações.

CONCLUSÕES:
Percebe-se que há um bom relacionamento intrapessoal entre a equipe gestora, educadores e educandos. Entretanto, no âmbito das estratégias pedagógicas da aprendizagem, o trabalho do professor é individualizado. De acordo com relatos obtidos, nota-se que existe uma barreira entre os professores e a equipe gestora, pois, mesmo o professor precisando da intervenção da equipe, no que se refere às estratégias pedagógicas da aprendizagem dos educandos, não a buscam. E a equipe gestora, por sua vez, não encontra meios propícios para desfazer os mitos que existem em torno, do trabalho da supervisão, que entre as funções por ela exercidas há ainda professores que deturpam a função desse profissional. Sabemos da sua importância na engrenagem da escola. O supervisor tem como funções ser mediador da prática pedagógica, esta é uma tarefa que exige muito conhecimento, planejamento, dinamismo, praticidade, visão do que se espera do resultado do processo ensino-aprendizagem dos educandos que passam pela escola.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Estratégia, Aprendizagem, Aluno

E-mail para contato: alecianacesconetto@hotmail.com