60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação

CLICANDO NO FUTURO: UM PROJETO PARA INCLUSÃO DIGITAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM RIO CLARO-SP

Priscila Roberta Foresti1
Pedro Henrique Dezotti de Miranda1
Marina Rocha Micheloto1
Waine Teixeira Júnior2
Renata Nascimento Silva3
Pablo Rodrigo Gonçalves2

1. Faculdades Integradas Claretianas - FIC
2. Prof. Ms. Depto Sistemas de Informação - FIC - Orientador
3. Profa. Ms. Depto Pedagogia - FIC - Orientadora


INTRODUÇÃO:
O fenômeno da exclusão digital constitui uma das principais problemáticas contemporâneas para inserção de milhões de brasileiros (as) no atual cenário socioeconômico denominado por diversos autores como a era da sociedade da informação e do conhecimento. Conforme a literatura, esse novo tipo de exclusão tende a aprofundar o apartheid social nos países em desenvolvimento, como o caso do Brasil, na medida em que esse fenômeno contribui decisivamente para o aprofundamento da exclusão econômica. Estudiosos também apontam que a solução para esta problemática passa pela redesenho de políticas públicas, bem como pelo esforço conjunto e em parcerias de setores da sociedade civil. Nessa direção, a educação é o espaço privilegiado para a configuração dessas ações voltadas para a inclusão digital, e o papel das parcerias entre governos, universidades, escolas e projetos sociais constituem um aspecto fundamental nesse processo. Dentro desse contexto, o objetivo deste trabalho científico consiste na análise de um projeto de inclusão digital, voltado para crianças e adolescentes, o projeto “Clicando no Futuro” realizado pelas Faculdades Integradas Claretianas - FIC (Rio Claro-SP) que articula as três funções indissociáveis da universidade: ensino, pesquisa e extensão.

METODOLOGIA:
O trabalho desenvolvido contempla uma pesquisa bibliográfica inserida no universo do referencial teórico-metodológico nas relações conceituais entre Cidadania e Informática na Educação, com enfoque na problemática da exclusão/inclusão digital. Nessa direção essa investigação adotou a dupla perspectiva da pesquisa qualitativa - de participante, na medida em que a análise está centrada na tripla configuração do Clicando no Futuro, ou seja, como pratica de ensino, pesquisa e extensão na qual os sujeitos da pesquisa se situam nos dois pólos: o de investigador e de investigado. Na medida em que, o processo de pesquisa se articula com o andamento das atividades de extensão, os corpos docente/discente (envolvidos no ensino e na extensão) constituem também um grupo de estudos e reflexão que busca a articulação simultânea da compreensão da produção acadêmica com a prática educativa do cotidiano do projeto.

RESULTADOS:
Os resultados parciais sobre o Clicando no Futuro são classificados conforme suas configurações: o ensino, a pesquisa e a extensão. Foi criado no ano de 2006 por iniciativa do NUPEDS – Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Sistemas – órgão vinculado ao Curso de Sistemas de Informação das FIC. Em 2008 o curso de Pedagogia passou a integrar a coordenação do projeto. Os projetos sociais atendidos são: Instituto Beneficente Nosso Lar, que sede do Projeto Semeando o Futuro (40 crianças) e no Projeto Social Presença Esperança da Paróquia do Espírito Santo (180 crianças), programas governamentais vinculados à Prefeitura Municipal de Rio Claro-SP, que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. No que tange ao ensino, o Clicando visa junto aos educandos: familiarizar o uso do computador; estimular a autonomia do processo de aprendizagem; desenvolver o senso crítico do educando com relação ao contexto sócio-político; propiciando vivências de cidadania; desenvolver a aprendizagem do conhecimento dos programas MS Paint e MS Word; introdução à navegação na Internet. Em termos de pesquisa, o grupo desenvolve dinâmicas internas de estudo e investigação que oriente o desenvolvimento bem sucedido das atividades dos educadores.

CONCLUSÕES:
O estado ocupa o papel central nas orientações de políticas públicas focadas para a problemática da inclusão digital e essa compreensão não exclui a necessidade de ações organizadas da sociedade civil no combate a essa nova configuração de exclusão social. Neste contexto é que o papel da universidade constitui um componente essencial à mobilização do setor. Nessa direção é que o Projeto de Inclusão Digital Clicando no Futuro consolida esse compromisso, através da concretização de parcerias com a esfera governamental. Finalizando, a experiência do Clicando no Futuro aponta que todos os setores da sociedade brasileira devem concentrar esforços diversos conjuntamente visando uma inclusão digital massiva e imediata de população infanto-juvenil provenientes da população economicamente desfavorecida e, em sua maioria, sem acesso à tecnologia.

Instituição de fomento: Faculdades Integradas Claretianas



Palavras-chave:  inclusão digital, cidadania, educação

E-mail para contato: pr.foresti@gmail.com