60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Métodos Quantitativos em Economia

SINDICATO DOS SECRETÁRIOS: A UNIÃO FAZ A FORÇA

FERNANDA FONSECA MACHADO1
ELIANE SUPERTI1

1. Universidade Federal Amapá/UNIFAP


INTRODUÇÃO:
A profissão de secretariado regulamentada pela lei 7277/85 e alterada pela lei 9261/96, ainda é uma profissão desconhecida pela maioria das pessoas por falta de Informação. É uma profissão que está em constante ascensão porém muitos gestores acreditam que a secretária de hoje ainda é a atendente de antigamente. Para que possamos mudar esta cultura é necessário que os estudantes, os profissionais, os gestores conheçam cada vez mais a profissão, sua regulamentação, seus direitos e deveres, os seus Sindicatos, a FENASSEC, seu piso salarial, cursos técnicos, de graduação e pós-graduação e cursos de aperfeiçoamento. Através dos Sindicatos, que é o órgão que representa o profissional na região onde atua, podemos ter amplo conhecimento de tudo o que a categoria realiza e de todas as lutas e conquistas da profissão.Com o objetivo de analisar a situação atual dos Sindicatos dos Secretários no Brasil e o que os mesmos oferecem aos seus associados, este trabalho pretende comprovar a importância dos sindicatos para o reconhecimento da profissão. Existem 25 sindicatos cadastrados no site da FENASSEC, destes 25, apenas 19 estão em funcionamento e 6 sindicatos estão em processo de reabertura. Dos 19 sindicatos em funcionamento, foram pesquisados 13, ou seja, 70%.

METODOLOGIA:
Para a realização da pesquisa, a metodologia utilizada foi revisão bibliográfica de obras relevantes para a temática proposta, pesquisa em sites, entrevista semi-estruturada com presidentes dos sindicatos e acadêmicos.

RESULTADOS:
A pesquisa constatou que 35% dos sindicatos pesquisados possuem e-mail e site. Por falta de pessoal, a maioria dos sindicatos funciona apenas em um turno, as mensalidades para quem vai associar-se variam entre R$ 9,00 e R$ 10,00 e podem associar-se estudantes de secretariado e profissionais da área que comprovem estar exercendo a profissão há mais de um ano. Os serviços oferecidos pelos sindicatos para os associados são: cursos, seminários, palestras, piso salarial, biblioteca, celebração das normas coletivas de trabalho, orientação dos aspectos gerais da profissão, recolocação profissional, impetração de mandato de segurança coletivo, convênios, descontos em cursos e palestras, fiscalização das condições do exercício profissional. Foi constatado também que a grande maioria dos profissionais desconhece a Contribuição Sindical, que é um imposto federal, recolhido para os Sindicatos da categoria profissional, que equivale a um dia de trabalho do profissional e é recolhida sempre no mês de março. A inadimplência é de quase 100% no que refere-se as mensalidades, isto deve-se a baixa adesão dos profissionais e aos profissionais não perceberem a importância dos Sindicatos no exercício da atividade. Os Sindicatos se mantêm através de eventos, mensalidades, eventuais doações, consultoria para empresas e universidades, seminários, congressos, contribuição sindical.

CONCLUSÕES:
As principais dificuldades enfrentadas pelos Sindicatos são: falta de comprometimento da diretoria e pessoal de apoio, inadimplência das mensalidades ou anuidades, falta de espírito de luta dos associados, o movimento sindical dos profissionais de secretariado ainda é praticamente desconhecido da maioria dos profissionais e estudantes. Verifica-se, também, que os estudantes e profissionais da área de secretariado desconhecem o papel dos Sindicatos e a importância dos mesmos no crescimento e reconhecimento da profissão. Os estudantes e profissionais de secretariado devem sindicalizar-se nos sindicatos de sua região, devem obter o registro profissional quando for o caso, devem estar atualizados no que diz respeito a profissão, aos seus direitos e deveres, piso salarial, recolocação no mercado de trabalho, fazer cursos de aperfeiçoamento, devem participar de eventos, congressos para uma reciclagem constante, devem recolher a Contribuição Sindical para o seu Sindicato,por fim devem ter interesse em lutar e conhecer seus direitos e deveres para que todos unidos consigam mudar a imagem da profissão e fazer com que ela cresça cada vez mais dignamente .

Instituição de fomento: UNIFAP



Palavras-chave:  SECRETARIADO, SINDICATO, PROFISSÃO

E-mail para contato: fernanda@unifap.br