60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 17. Ciência da Computação

DESCRIÇÃO E PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO DA DEFINIÇÃO TERMINOLÓGICA COM VISTAS À IMPLEMENTAÇÃO COMPUTACIONAL

Dayse Simon Landim de Souza1
Gladis Maria de Barcellos Almeida1

1. Universidade Federal de São Carlos - UFSCar


INTRODUÇÃO:
O uso de terminologias sistematizadas contribui para tornar a transferência de conhecimento e a comunicação entre seus usuários mais eficazes. Com a associação entre Terminologia e a Informática, é possível gerar com mais rapidez produtos terminológicos mais fiáveis, como vocabulários, dicionários, etc. No Brasil, a aproximação entre essas duas áreas ainda é incipiente, e os poucos terminólogos que desenvolvem esses produtos utilizam ferramentas computacionais não elaboradas especificamente para este fim. Nesse cenário, caminha para a fase de finalização, um ambiente computacional colaborativo baseado na Web, denominado "e-Termos", que prevê seis módulos (desde compilação do corpus até edição do verbete), cujo propósito é semi-automatizar as tarefas de criação e gerenciamento do trabalho terminológico. Uma das etapas que será acoplada ao "e-Termos" constitui um “Editor de Definição”, que tem como objetivo auxiliar o terminólogo a redigir a definição terminológica (DT) de forma sistemática. A partir da hipótese de que as DTs seguem determinados padrões lingüísticos e conceituais, nossa proposta é observar e descrever esses padrões e, conseqüentemente, sistematizá-los a fim de servirem como conhecimento lingüístico a ser implementado no “Editor de Definição”.

METODOLOGIA:
Para a realização desse estudo descritivo das DTs, foi necessário o cumprimento de algumas etapas metodológicas, quais sejam: i) composição do corpus, o qual foi formado por 500 DTs e seus respectivos termos, seguindo determinados critérios de escolha, referentes a sete campos nocionais da área de Revestimento Cerâmico (tais como “defeito”, “propriedade”, “equipamento”, etc.), e a oito campos da área da Fisioterapia (“articulação”, “disfunção”, “testes e medidas”, etc.); ii) tratamento do corpus para que este pudesse ser manipulado computacionalmente (sobretudo pelo programa WordSmith Tools, de autoria de Mike Scott da Universidade de Liverpool). Esta etapa compreendeu o armazenamento e a limpeza do corpus, a nomeação padronizada de todos os arquivos que constituem o corpus e a anotação estrutural e lingüística do corpus; iii) observação e descrição dos aspectos conceituais e lingüísticos das DTs, segundo uma tipologia elaborada nessa pesquisa; iv) descrição dos aspectos morfológicos pertinentes para a identificação do conceito.

RESULTADOS:
Como resultado, foi realizada uma proposta geral de sistematização conceitual e lingüística da DT de forma a integrar o “Editor de Definição”. Com relação às relações conceituais observadas nas DTs, foram consideradas as relações de causa, conseqüência, finalidade, meio, localização, etc, dando especial ênfase aos marcadores lingüísticos que explicitam tais relações. Foi possível testar nossas hipóteses metodológicas quanto à elaboração e manipulação do corpus, assim como comprovar as regularidades das DTs de mesmo campo nocional, no que se refere aos traços conceituais empregados e às escolhas lingüísticas para a explicitação dos mesmos.

CONCLUSÕES:
Conclui-se que as DTs apresentam regularidades formais, o que permite sua sistematização e posterior implementação computacional. Soma-se a isso o fato de que as relações conceituais observadas perpassam distintos domínios de conhecimento. Assim, acreditamos que o conhecimento lingüístico a ser formalizado no “Editor de Definição” seja útil na elaboração de DTs de diverso domínios, favorecendo o trabalho terminográfico.

Instituição de fomento: FAPESP



Palavras-chave:  Terminologia, Definição Terminológica, Análise conceitual

E-mail para contato: daysesimon@gmail.com