60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 1. Anatomia Vegetal

ESTUDO FARMACOBOTÂNICO E PERFIL FITOQUÍMICO DAS FOLHAS DE MOMORDICA CHARANTIA L.

Denise Fernandes Coutinho1
Janiel Catunda Florêncio1
Rôlzele Robson Marques1
Laudimar dos Reis Aguiar1
Natália Cardoso Santos1
Flávia Maria Mendonça do Amaral1

1. Universidade Federal do Maranhão


INTRODUÇÃO:
Momordica charantia L., espécie pertencente à família Curcubitaceae, vulgarmente conhecida como Melão de São Caetano, compreende uma erva trepadeira, considerada invasora em todos os países de clima tropical e subtropical. Na medicina popular, é empregada no combate à leucorréia, diabetes, cólicas abdominais, problemas do fígado, hemorróidas, furúnculos, dentre outras patologias. Este trabalho teve como objetivo determinar o perfil fitoquímico e realizar o estudo farmacobotânico das folhas desta espécie, como forma de fornecer parâmetros para o controle de qualidade dessa matéria-prima vegetal.

METODOLOGIA:
O material em estudo foi coletado no município de São José de Ribamar-MA e identificado no Herbário Ático Seabra da Universidade Federal do Maranhão. Para a análise fitoquímica, foram preparados extratos hidroalcoólico e etéreo, por meio de maceração, a partir de folhas secas e pulverizadas. A descrição morfológica foi realizada em material fresco, à vista desarmada e com o auxílio de estereomicroscópio. Para a descrição anatômica, foram confeccionadas secções transversais do terço mediano da lâmina foliar e na região intermediária do pecíolo. Para a observação frontal da epiderme, foram feitas secções paradérmicas, nas duas faces da lâmina foliar. Utilizou-se dupla coloração com azul de astra e fucsina básica.

RESULTADOS:
A triagem fitoquímica mostrou a presença de alcalóides, fenóis, catequinas, esteróides, triterpenos e saponinas, que poderão ser empregados como marcadores químicos para esta espécie vegetal. A análise farmacobotânica mostrou características macroscópicas e microscópicas importantes para a identificação dessa espécie, como presença de pecíolo; lâmina foliar de contorno orbiculado, partida, com margem denteada-mucronada, base reentrante e nervação do tipo actinódroma; epiderme uniestratificada; tricomas tectores e glandulares; mesofilo dorsiventral; drusas de oxalato de cálcio e feixes vasculares colaterais e bicolaterais.

CONCLUSÕES:
A partir destes resultados, pode-se determinar características químicas e botânicas que poderão ser empregadas respectivamente na determinação da autenticidade e integridade dessa matéria-prima vegetal, bem como auxiliarem no seu processo de identificação taxonômico.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Momordica charantia, Anatomia, Perfil fitoquímico

E-mail para contato: mmbil@terra.com.br