60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química

A CONSTRUÇÃO DE MAPAS DE RISCO PARA LABORATÓRIOS DE ENSINO DE QUÍMICA COMO UM INSTRUMENTO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Maria Lair Sabóia de Oliveira Lima1, 3
Francisco Willian de Souza Lucas1, 3
Túlio Ítalo da Silva Oliveira1, 3
Josy dos Santos Gomes1, 3
Sandro Thomaz Gouveia1, 2, 3

1. Universidade Federal do Ceará
2. Departamento de Química Analítica e Físico-Química
3. PET Química UFC


INTRODUÇÃO:
A segurança laboratorial é um importante tema na formação do graduando de cursos que envolvam atividades laboratoriais. Além disso, a segurança laboratorial deve ser vista como um item obrigatório na prevenção de acidentes e em situações emergenciais. Existem normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho em relação à segurança laboratorial e, de uma maneira geral, as indústrias e as empresas têm que cumpri-las. Esta situação é um pouco diferente em algumas unidades de ensino superior. Este trabalho tem como objetivo descrever algumas ações do grupo de estudos em segurança laboratorial de ensino de química da Universidade Federal do Ceará. Para tanto, foram elaboradas diferentes estratégias de ação nesta área, que passam inicialmente pela pesquisa, desenvolvimento de produtos, sondagem dos sujeitos envolvidos, entre outras. Para este trabalho, estão apresentadas ações realizadas quanto ao desenvolvimento de mapas de riscos nos laboratórios de graduação. O mapa de risco é um importante instrumento gráfico, prático e eficiente na prevenção de acidentes, tendo em seu conteúdo, um enfoque principal que seria o processo educativo. Nesta ilustração são apresentados os tipos de riscos que as pessoas estão expostas, as intensidades e sugestões de equipamentos de segurança.

METODOLOGIA:
A metodologia consistiu na formação de um grupo de estudo em segurança laboratorial no grupo PET Química da UFC, sendo, a princípio, realizado um estudo sobre o assunto e elaboração de um planejamento de ações nos laboratórios. A primeira ação foi à identificação dos riscos. Para isso, foram feitas visitas aos 12 laboratórios estudados. Os bolsistas envolvidos passaram por um treinamento no programa gráfico AutoCad, devido à necessidade de manipular as plantas destes laboratórios, que foram conseguidas junto a prefeitura do Campus. De posse dos mapas, passou-se a identificação e a sinalização dos pontos de riscos e de suas intensidades levando-se em consideração a freqüência de uso e os procedimentos a serem desenvolvidos. Os mapas confeccionados para os laboratórios foram então fixados nos respectivos laboratórios, sendo, em seguida, realizada uma explanação para os técnicos laboratoriais e monitores responsáveis. A última etapa consistiu no trabalho de educação, no qual todas as turmas de laboratório foram submetidas a pequenas palestras sobre o assunto. Além disso, foram fixados cartazes explicativos nos prédios sobre o tema mapa de risco. Por fim, foi realizada uma sondagem com os alunos destas disciplinas a respeito desta ação e com relação ao tema segurança laboratorial.

RESULTADOS:
Este trabalho pode ser discutido sob diferentes aspectos. Com relação ao grupo de estudo, houve um amadurecimento do conhecimento em relação ao tema, além de destacar as formações complementares obtidas pelos bolsistas que dizem respeito ao domínio de software gráfico, desenvolvimento de visão espacial, criação de um olhar crítico, destacando ainda a grande motivação em contribuir para a graduação. Do ponto de vista dos produtos gerados foram confeccionados 15 mapas de riscos para diferentes laboratórios de ensino de química, procurando destacar as especificidades de cada unidade, sendo os mesmos utilizados para, além do curso de química, os demais cursos como: farmácia, engenharia química, engenharia de alimentos, entre outros. Os mapas foram fixados nas paredes externas e internas dos laboratórios. Todos os mapas foram confeccionados em papel reciclado, o que denota também a preocupação ambiental. Os resultados obtidos pela comunidade acadêmica foram estimulantes, em relação aos professores e técnicos administrativos. Estes deram total apoio e incentivo a outras ações. Na enquete realizada junto aos alunos, também foi obtido total apoio a esta ação, além de ter sido possível identificar uma preocupação latente existente sobre este tema.

CONCLUSÕES:
A realização deste trabalho de pesquisa e posterior aplicação dos conhecimentos adquiridos denotaram um ponto frágil na formação dos alunos do curso de graduação como também na infra-estrutura da instituição. As conseqüências desta ação já estão sendo sentidas tendo em vista que o grupo foi convidado a participar do PROGERE, Programa de Gerenciamento de Resíduos, e terá como uma de suas próximas atribuições a formação de novos quadros para a elaboração de mapas nos demais laboratórios de ensino da instituição, começando pelo centro de ciências, que possui 11 departamentos. Com relação à química, estão ainda previstos os estudos envolvendo a sinalização de segurança, identificação de rotas de fuga, treinamento contra incêndio, entre outras. Existe ainda a possibilidade de este trabalho ser aplicado aos laboratórios de pesquisa, o que denotará estudos minuciosos e detalhados tendo em vista a especificidade dos mesmos. Em linhas gerais, o desenvolvimento deste trabalho permitiu a formação de um grupo de pesquisa na área de segurança laboratorial, a contribuição para a melhoria das condições de ensino, a melhoria na formação dos graduandos e uma contribuição e inserção efetivas do grupo PET na graduação.

Instituição de fomento: SESu/MEC



Palavras-chave:  mapa de risco, segurança laboratorial, prevenção de acidentes

E-mail para contato: lair.quimica@yahoo.com.br