60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia

EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, TERRITÓRIO E A GEOGRAFIA.

MARIA ALBENIZE FARIAS MALCHER1
CÁTIA OLIVEIRA MACEDO2

1. Profª. Esp. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DO PARA - CEFET PA
2. Profa. Dra. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARA - UEPA


INTRODUÇÃO:
Neste trabalho discutimos a construção da educação quilombola, a contribuição do estudo sobre territórios e as categorias geográficas no processo do ensino-aprendizagem, procurando compreender o processo de construção da territorialidade quilombola, o advento da lei 10.639 – 03 e a sua implementação no ambiente escolar. Desse modo, a organicidade dos Territórios Étnicos e a análise das categorias não se restringem somente no campo da geografia, mas também no movimento de etnicidade e da luta pelo direito agrário, que se constrói dentro de um trabalho, que visa à ação política contrária à lógica capitalista no uso e exploração da terra, que motivam este territórios a lutarem pela terra, na terra.A luta é por terra, ou melhor, para as condições de sobrevivência na terra. “A conquista da terra significa a territorialização de um modo de vida, espaço de moradia e trabalho, lugar de construção e revitalização da identidade do ser Quilombola”. (MALCHER, 2006). Assim, consideraremos os conceitos-categorias geográficas no processo de construção da educação quilombola, identificando os caminhos percorridos nesta construção e a presença de elementos que se constituem no território quilombola, bem como sua relevância na construção de uma educação quilombola nestes espaços geográficos.

METODOLOGIA:
Realizamos visitas mensais às Comunidades quilombos da microrregião de Tomé – Açu. Buscamos o auxilio de referenciais teóricos e metodológicos da Educação, Geografia e áreas afins, principalmente a lei 10.639 – 2003, Programa Brasil Quilombola e Orientações e Ações para a educação das Relações Étnico - Raciais. Analisamos os conceitos-categorias geográficas no processo de construção da educação quilombola, identificando os caminhos percorridos no processo de construção para identificar os caminhos percorridos para construção de uma educação quilombola no estado Pará e contribuir sistematicamente para construção da educação quilombola e relações Étnicos – Raciais.

RESULTADOS:
A estreita relação do grupo com a terra representa uma relação social bastante complexa e aponta para a existência da terra como território.Contribuir no processo de formação e informação a cerca da temática em questão, que trata em especial dos procedimentos legais sobre titulação de terras quilombolas, assim, partimos da necessidade de compreensão desta região prenhe de significados étnico e do território cmo sendo o melhor instrumento de análise da dinâmica do espaço geográfico , tornando o espaço e suas dinâmicas mais compreensíveis. Assim, a presença de elementos que constituem o território nas comunidasdes remanescentes de quilombos das comunidades localizadas e sua relevancia na construção de uma educação quilombola nestes espaços geográficos, e a contribuição que traz a geografia no processo de ensino aprendizado educacional e na análise da formação da organicidade quilombola.

CONCLUSÕES:
Discutimos Educação quilombola, território e a geografia na perspectiva da territorialidade Quilombola e sua formação. Assim, procurou-se compreender o processo de construção da territorialidade quilombola e Educação quilombola, trazendo uma contribuição a partir da análise dos conceitos – categorias geográficas no processo de construção do território. No desenvolvimento da pesquisa de campo, procurou-se desvendar através das falas dos sujeitos, os elementos étnicos e sócio-territoriais que dão visibilidade ao processo de construção de uma territorialidade Quilombola.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO, QUILOMBOLA

E-mail para contato: geomalcher@yahoo.com.br