60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE SUSTENTABILIDADE EM UM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL: IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA

Juliana Lima Albuquerque1
Alberto Augusto Cunha Neto1
Andréa Teixeira Pontes1
Liduína Helena Cavalcante Lundgreen2
Walter Frederico Cavalcanti Lundgreen2
Sandro Thomaz Gouveia1, 3

1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - DEP. DE QUÍMICA ANALÍTICA E FÍSICO-QUÍMICA
2. ASSOCIAÇÃO RESIDENCIAL QUINTAS DO LAGO
3. ORIENTADOR - Prof. Dr.


INTRODUÇÃO:
O avanço tecnológico promoveu um melhoramento nas condições de vida, sobretudo em relação ao conforto e a praticidade da vida moderna. Contudo, quanto maior a praticidade e o conforto, maior a produção de lixo urbano. Atualmente, a preocupação ambiental deve estar inserida em quase todas as ações realizadas pelo homem e o que se pretende é que os impactos sejam reduzidos ou mesmo anulados. Porém, ainda não há modelos universalmente estabelecidos, pois a cada ambiente, novas formas de tratar estas questões são abordadas de forma diferente, seja pela origem do problema, pela forma ou pelos recursos envolvidos entre outros. Por isso, é cada vez mais importante a diminuição das quantidades de resíduos gerados, e que se conheça métodos que ajudem a amenizar os impactos ecológicos produzidos no planeta, através de práticas sustentáveis, procurando construir uma sociedade mais harmônica e respeitosa com as demais espécies e com o meio. Foi com essa preocupação, que foi desenvolvido um projeto de sustentabilidade em um condomínio de casas residenciais da cidade de Fortaleza, sendo a primeira etapa do projeto, referente à coleta seletiva, esta já implantada.

METODOLOGIA:
Trabalho foi desenvolvido por alunos de graduação do curso de química, juntamente com os moradores do condomínio residencial, constituído por 260 lotes, com ampla área verde (aproxim. 20.000m2) e 70 famílias residentes. O projeto elaborado conta com cinco vertentes: Lixo e Rejeitos, Ambientação, Gerenciamento, Energia e Educação. Nesta etapa, algumas ações foram desenvolvidas nas vertentes de Lixo e Rejeitos e Educação. Com relação à questão do Lixo, foi implantado um sistema de coleta seletiva, iniciada por um trabalho de divulgação do projeto, com panfletos e seminários para os moradores e funcionários. Posteriormente, foi realizado um treinamento com os funcionários responsáveis pela coleta, onde aprenderam a separar e identificar o lixo de maneira correta (tipos de plástico, papel, vidro, metal, lixo verde e orgânico) e a armazená-los em local apropriado, sendo em seguida comercializado. Para isto, foram construídas baias específicas para cada tipo de lixo. Paralelamente, foram realizadas oficinas procurando conscientizar os moradores, com temas envolvendo: separação de lixo, aproveitamento nutricional de alimentos e compostagem caseira. Há ainda nesta etapa, reaproveitamento da matéria verde gerada pela poda de árvores e manutenção de jardins, como geração de lenha e compostagem.

RESULTADOS:
O projeto foi elaborado considerando as condições ambientais, sócio-econômicas, culturais e recursos financeiros, tendo um caráter pioneiro, pois pretende promover diferentes ações visando à sustentabilidade. Implantado em outubro de 2007, já possui dados animadores, e mudanças significativas foram realizadas, tais como: redução da freqüência de coleta diária nas residências de três para duas, uso de coleta motorizada com um suporte acoplado a uma moto ao invés da coleta manual feita em carros de mão, comercialização de 6 toneladas de lixo, redução da freqüência de coleta terceirizada do resíduo orgânico de três para duas semanais e troca do carro da ronda interna de segurança pela moto usada na coleta. Além disso, nesta etapa houve uma substancial melhoria nas condições de trabalho dos funcionários responsáveis pela coleta, segundo pesquisa realizada, esses afirmaram que as condições de trabalho melhoraram desde que começaram a utilizar equipamentos de proteção individual (EPI’s) e o uso de coleta motorizada, acompanhado a isto, o trabalho de separação tem sido facilitado pelo processo de educação dos moradores, que tem separado lixo seco e úmido nas residências, o que facilita a seleção.

CONCLUSÕES:
O projeto de sustentabilidade elaborado é um desafio, pois, pretende atuar em diferentes áreas do conhecimento e se inserir de forma contundente em uma comunidade já existente. No desenvolvimento deste projeto está inserido o conceito de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, uma vez que cada uma destas vertentes poderá ser explorada na sua execução. Sob esta ótica, o trabalho é inovador, pois pretende trazer a comunidade universitária em diferentes áreas de atuação em um único ponto integrado, tendo em vista que está prevista a atuação de acadêmicos de agronomia, biologia, engenharia civil entre outros. Nesta etapa de implantação da coleta seletiva, todo o recurso obtido decorrente da coleta tem sido destinado para a sustentabilidade do programa, como compra de EPI’s, melhoria na infra-estrutura do local de separação e melhoria no ambiente de trabalho dos funcionários. E ainda repasse percentual aos funcionários envolvidos nesta ação.

Instituição de fomento: Sesu / MEC



Palavras-chave:  reciclagem lixo, sustentabilidade, coleta seletiva

E-mail para contato: julimaufc@yahoo.com.br