60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação

CLARET SOLIDÁRIO, UM PORTAL VIRTUAL PARA O FORTALECIMENTO DA CIDADANIA: EMPRENDIMENTO SOCIAL DE UMA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA

Renata Nascimento Silva2
Pedro Henrique Dezotti de Miranda1
Priscila Roberta Foresti1
Waine Teixeira Júnior3
Pablo Rodrigo Gonçalves3

1. FACULDADES INTEGRADAS CLARETIANAS - FIC
2. Profa. Ms. Dpto Pedagogia - FIC - Orientadora
3. Prof. Ms Depto Sistemas de Informação - FIC- Orientador


INTRODUÇÃO:
Desde meados dos anos 90, a sociedade brasileira se mobiliza contra a crescente exclusão social, promovendo projetos sociais que articulam, de forma original, a solidariedade e a cidadania. Um dos responsáveis, no Brasil, por este movimento, foi o sociólogo Herbert de Souza – o Betinho - que articulou conceitualmente a cidadania, participação social. O novo perfil de militância civil tem como principais protagonistas as organizações do Terceiro Setor, constituídas por Organizações não-Governamentais com inovadoras metodologias de atuação política. Defendem um espírito público sem retirar do Estado o papel fundamental do mesmo na consolidação da justiça social. Nessa direção, o objetivo deste estudo consiste na investigação de um portal virtual denominado Claret Solidário, uma iniciativa das Faculdades Integradas Claretianas - FIC em parceria com a Rede Social- Rio Claro-SP. A missão do Claret Solidário é divulgar o trabalho dessas organizações através da um portal de informações na Internet, para disponibilizar dados institucionais e necessidades de recursos humanos e materiais. Essa investigação contempla o estudo da articulação entre teoria e prática na medida em que o Claret Solidário integra as três funções indissociáveis da universidade: o ensino, a pesquisa e a extensão.

METODOLOGIA:
Por se tratar de uma pesquisa multidisciplinar a fundamentação teórica se embasa em áreas como a sociologia, nos estudos acerca da mobilização da sociedade civil. No que tange a área de tecnologia de informação este trabalho se referencia nos estudos vinculados a produção acadêmica de informática na educação, bem como o conhecimento aplicado diretamente na construção e desenvolvimento deste website. Dessa forma, além consistir numa ferramenta de apoio às organizações sociais o Claret Solidário, através da prestação de serviços configura sua função extensionista; na pesquisa implica realiza uma coleta de dados sistemáticos das organizações sociais não só para a divulgação no portal como o desenvolvimento de um sistema de informações a respeito das particularidades das organizações sociais do município. Os estudos e os serviços prestados pelo Claret Solidário contemplam a atuação em parceria de diversos núcleos internos da FIC: a ClaretianasJr (Curso de Administração), Agência Escola (Publicidade) e o Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas (Sistemas de Informação) que além das configurações supracitadas de pesquisa e extensão também promovem a inserção de conteúdos relativos ao exercício da cidadania e da solidariedade nos diferentes cursos de graduação existentes na FIC.

RESULTADOS:
O projeto Portal Claret Solidário está em desenvolvimento, assim, os resultados dessa investigação são parciais. Como as ações de ensino, pesquisa e extensão são desenvolvidas simultaneamente, vale destacar: a pesquisa e extensão caminham em paralelo com implementação tecnológica do Portal Claret Solidário, pois, desde sua criação em 2006, foram coletados os dados de organizações sociais governamentais e não-governamentais de perfis diferenciados incluindo: promoção à inclusão social; gênero; etnia; projetos culturais inovadores e defesa do meio ambiente. Em termos de pesquisa, outro resultado importante, é o fato que a equipe que coordena o projeto também realiza um apoio sistemático ao desenvolvimento da gestão das organizações sociais atendidas com consultoria especializada. Propiciando o aperfeiçoamento de estratégias de planejamento, comunicação e interação com a sociedade com maior eficiência e eficácia. No ensino (partir da implementação do portal) houve progressiva inserção de vários docente-discentes em campanhas (nas salas de aula) focadas na participação social e no voluntariado cidadão e os diferentes cursos existentes na FIC estão promovendo a inserção de temas relativos à cidadania e participação social em sala de aula.

CONCLUSÕES:
Como conclusão, o estudo do Claret Solidário demonstra a necessidade da universidade também assumir o compromisso social vinculando-se as demandas coletivas da sociedade civil organizada na construção de uma nação democrática, solidária e fraterna. Nessa direção, iniciativas como a criação de um portal focado na solidariedade, como é o caso do “objeto” deste estudo gera um relacionamento mais enriquecedor e significativo tanto na comunidade acadêmica (professores, alunos, e funcionários) como entre a instituição universitária e a comunidade. E consequentemente esse processo se fortalece a identidade de uma Instituição de Ensino Superior comunitária e confessional (categoria que as Faculdades Integradas Claretianas estão enquadradadas) colocando-se a serviço, de forma concreta, dos ideais de solidariedade e cidadania.

Instituição de fomento: Faculdades Integradas Claretianas



Palavras-chave:  internet, participação social, cidadania

E-mail para contato: profarenata@gmail.com