60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO SISTEMA MUNICIPAL DE MANAUS-AM

Rosa Eulália Vital da Silva1
Elizabeth da Conceição Santos1, 2

1. Universidade do Estado do Amazonas
2. Profª. Orientadora


INTRODUÇÃO:
A Educação Ambiental reúne elementos que possibilitam ampliar o envolvimento da sociedade em ações sócio-ambientais de caráter pedagógico. O ambiente não é apenas o entorno físico, mas também os aspectos sociais, culturais e políticos inter-relacionados. Ao mesmo tempo trata-se também de uma dimensão dada ao conteúdo e a prática da educação, orientada para a resolução de problemas concretos do meio ambiente por meio de enfoque interdisciplinar, de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da coletividade. A pesquisa tinha em seu objetivo analisar as concepções e práticas pedagógicas dos professores em relação à Educação Ambiental em escolas da rede Municipal de Manaus que atuam no Ensino Fundamental, identificando suas concepções em relação à Educação Ambiental e descrição do modo como estas se configuram em sua prática pedagógica. Acreditamos que o processo educativo é uma possibilidade de provocar mudanças e alterar o atual quadro de degradação do ambiente com o qual deparamos, visto que, este é um agente eficaz de transformação social. Teóricos que tratam da Educação Ambiental afirmam que esta deve ser entendida como uma educação política, no sentido de que reivindica e prepara os cidadãos, para exigir justiça social, cidadania nacional e planetária, autogestão e ética nas relações sociais e com a natureza.

METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual permite considerar as experiências do ponto de vista dos sujeitos, estabelecendo um diálogo e uma abordagem que não é neutra. Segundo Bogdan e Biklen (1994), a pesquisa na abordagem qualitativa possui cinco características: a fonte de dados é o ambiente natural e o investigador é o instrumento principal; é descritiva; o interesse maior é pelo processo do que simplesmente os resultados; os dados são analisados de forma indutiva; e, o significado é de importância vital nesta abordagem. Para coleta de dados o instrumento utilizado foi o questionário, isto se deve ao universo da pesquisa, ou seja, os professores do sistema municipal de ensino. Marconi e Lakatos (2003) afirmam que o questionário economiza tempo, atinge um maior número de pessoas, economiza pessoal, dá maior liberdade para as repostas. A opção por um questionário misto, composto de questões de múltiplas escolhas e questões abertas permitiu obter mais informações, os quais foram distribuídos nas escolas nos meses de outubro e novembro de 2006. Para seleção da amostra dos professores, inicialmente foi realizado o sorteio das escolas e após o contato com os diretores, foi agendado um encontro com eles para explicar os objetivos da pesquisa, o modo da coleta de dados através dos questionários para serem respondidos pelos professores. Foram entregues 166 questionários e devolvidos 31, constituindo a amostra. Como técnica de análise foi utilizada Categorias de Codificação proposto por Bogdan e Bicklen (1994).

RESULTADOS:
A partir da análise dos dados foram elaboradas cinco categorias: A importância da EA; desenvolvimento de atitudes e posturas éticas; enfoque interdisciplinar; desenvolvimento de projetos aplicados a EA; e dificuldades para desenvolver a EA. Os professores destacaram a importância da EA, afirmando que gostam de trabalhar com esta área, realizam investimentos na compra de material e livros, participam de cursos e eventos. Eles afirmam que a EA contribui para o desenvolvimento de atitudes e posturas éticas. Num reconhecimento de que o processo educativo é gerador de mudanças e comportamentos dos indivíduos, num processo que o humaniza. O enfoque interdisciplinar em EA surge da necessidade de integrar, articular, num processo de oposição à visão disciplinar. Um ensino que deseje formar alunos com uma visão global do meio, das suas múltiplas interações, acontece a partir da visão interdisciplinar para que possa re-ligar os saberes (MORIN, 2002). Implicando numa prática desenvolvida através de projetos. A pedagogia de projetos é uma das formas para atingir os objetivos educacionais, permitindo maior aprofundamento, estímulo da autonomia intelectual, o aprender a aprender, o aumento da organização individual e coletiva, a capacidade de tomar decisões. As dificuldades para desenvolver a EA são: falta de recursos financeiros, apoio de órgãos relacionados à questão ambiental, cursos de formação nesta área.

CONCLUSÕES:
A pesquisa alcançou os objetivos pretendidos em relação à EA, pois as concepções dos professores em relação a EA atendeu as questões elencadas articulando uma prática, a partir dos referenciais apresentados, por uma Educação contextualizada a partir da realidade amazônica, demonstrando articulação de seu discurso com as práticas desenvolvidas.



Palavras-chave:  Educação Ambiental, Formação de Professores, Educação Municipal

E-mail para contato: ulbrarosa@yahoo.com.br