60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil

CRIANÇAS PEQUENAS E A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO

ADELCI HILDA MENDES MARQUES1, 2
ANDREA MANTELLI MARANGONI3
FRANCISCA MARIA MENDES MARQUES4

1. EMEIEF Dona Rosa Padula Zurita – PMA1 e,
2. Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos – UNIFEOB1
3. EMEIEF Dona Rosa Padula Zurita – PMA2
4. Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson – UNAR3


INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre o processo e a importância da compreensão do tempo e do espaço em constante movimento, e a utilização desses para a vida das crianças. Desde muito pequenas, as crianças precisam ser orientadas para se localizarem no tempo e espaço, visto que, disto depende o desenvolvimento e o crescimento social e individual do ser humano, fazendo e transformando sua própria história. Necessitam aprender sobre si, sobre o espaço que ocupam, sobre o tempo em que vivem e convivem. Penteado (1994, p.17) afirma que “o desenvolvimento e a aquisição de conhecimentos irá, gradativamente se ampliando durante sua vida escolar, para que a criança tenha a noção exata e consciente do seu valor e sua importância dentro do contexto da história de vida que ela representa”. É na experiência que as relações temporais passam a ser indissociáveis das relações espaciais.

METODOLOGIA:
Este trabalho foi elaborado, em um primeiro momento, através de pesquisas bibliográficas de autores que discutem questões de tempo e de espaço para o desenvolvimento global do ser humano, a fim de levantar dados para os questionamentos do cotidiano escolar. Após esta fase, observações e interferências foram realizadas em uma pesquisa de campo. Em uma pré-escola municipal, trabalhando com classes de Maternal a Jardim III (03 a 06 anos), do período da tarde, durante o ano letivo de 2007, foram desenvolvidas preleções e atividades diversas (histórias, teatros, brincadeiras de casinha, brincadeiras de faz-de-conta, jogos cantados, jogos de mesa, desenhos, modelagens, entre outras), sobre o conhecimento do ambiente escolar, dos seus pares, dos docentes da escola, dos funcionários, bem como da rotina da escola. Através destas ações foi possível discutir e elaborar com as crianças, novas situações, procurando entender como elas utilizam o tempo e o espaço voltados para seu crescimento pessoal social e intelectual.

RESULTADOS:
As experiências vividas fizeram-nos refletir sobre as noções que as crianças possuem de espaço e de tempo, nas diversas áreas de conhecimento, e em ambientes ricos de informações. Em um primeiro momento verificou-se que crianças da pré-escola têm bastante dificuldade de compreensão sobre orientação espacial, tanto menor quanto seja sua idade. Aos três anos não consegue fazer elaborações mentais sobre conceitos de manhã, tarde e noite; antes e depois; aqui e lá; agora e depois. Apresentam também, dificuldades em se orientar dentro do espaço escolar e de se organizar quanto aos cargos e funções dos adultos presentes na instituição. Porém, após um trabalho contínuo, com atividades lúdicas, destacando e direcionando tais atividades sempre para as orientações espaciais (tempo/espaço), as crianças passam a se localizar de forma adequada e a responder favoravelmente, em suas ações, demonstrando uma ótima inserção de conteúdo, em seu próprio ser.

CONCLUSÕES:
Concluiu-se, com esta pesquisa que a criança necessita destas noções espaciais, para seu desenvolvimento global, visto que ela é um ser histórico, o qual necessita se localizar em seu tempo e espaço para se auto-conhecer e saber conviver consigo mesmo e com os outros. Através deste conhecimento passa a desenvolver de forma mais organizada suas elaborações mentais, bem como suas aprendizagens cognitiva. Segundo Kramer (2001, p.34) “sabemos que a criança ao chegar à escola traz consigo a vivência da realidade do mundo e sua construção”. Diante disso, pode-se entender a escola como um lugar onde os alunos, de forma inicial, são levados a compreenderem sua realidade histórica, política e social. Há de se lembrar que esse processo não termina aí. A escola deve ser o lugar onde é iniciada a formação do aluno como cidadão capaz de interferir no processo de construção e transformação de sua própria sociedade.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Educação Infantil, Noções espaciais

E-mail para contato: gumadu@terra.com.br