60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 65. Comunicação e Educação

GESTÃO DO CONHECIMENTO E CAPACITAÇÃO DOCENTE EM VÍDEO DIGITAL PARA COMUNICAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DO TÁCITO AO EXPLÍCITO VIA ENTREVISTAS

Irani Campos Marchiori1, 3
Silvia Helena Zavaglia Coelho1
Joni A. Amorim1, 2
Eduardo José Pereira Coelho1, 2

1. Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas – METROCAMP, Campinas SP
2. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas SP
3. Faculdade Municipal Prof. Franco Montoro - FMPFM , Mogi Guaçu SP


INTRODUÇÃO:
A capacitação docente no uso de vídeo digital para a comunicação em educação a distância, especialmente quanto aos processos de ensino e de aprendizagem, tornou-se especialmente importante no contexto atual por vários motivos. Destacam-se o advento da TV Digital Interativa no Brasil e a explosão no uso de multimídia em EAD, via distribuição de CDs e DVDs aos alunos, ou via publicação de vídeos na Internet ou mesmo distribuição com dispositivos móveis. Assim, capacitar os docentes no uso de multimídia tornou-se especialmente relevante, de modo a prepará-los para esta nova realidade. Em paralelo, existe a necessidade de que se explicitem os conhecimentos tácitos dos especialistas em multimídia que são pioneiros no uso destas tecnologias digitais, deste modo fomentando o uso de boas práticas de gestão do conhecimento que visem à melhoria contínua dos quadros das instituições educacionais pela troca de experiências e informações de um modo geral. Nesta perspectiva, este texto apresenta os objetivos de um trabalho que teve duas dimensões distintas mas complementares: capacitar docentes, de uma determinada IES do município de Campinas SP, no uso de vídeos em educação e recuperar o conhecimento tácito de especialistas relativamente a temas de educação a distância.

METODOLOGIA:
Para a capacitação docente no uso de vídeos em educação, a metodologia envolveu a realização de aulas práticas em estúdio de gravação assim como da leitura de textos selecionados, com interação entre alunos e docentes ocorrendo no momento das gravações e também dentro do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc. No primeiro encontro prático, buscou-se desmistificar o uso de vídeos em educação, apresentando exemplos concretos de uso de multimídia e fomentando-se a experimentação diante das câmeras. No decorrer das aulas, foram apresentados outros elementos teóricos e práticos que permitiram um aprofundamento gradativo nos conceitos envolvidos, buscando-se assim garantir uma assimilação adequada do conteúdo. Foram utilizados os equipamentos tradicionais de um estúdio, como câmeras, refletores, mesa de edição, etc., ainda que se sugerisse aos alunos utilizar em casa seus próprios equipamentos, como webcam e computador, câmara fotográfica digital e celulares para fazer pequenos filmes, etc. Para as entrevistas, a metodologia teve como ênfase a realização de interação presencial em estúdio, também através do uso dos equipamentos tradicionais. As entrevistas se basearam nos procedimentos padrões da área de jornalismo, havendo um repórter como consultor.

RESULTADOS:
Quanto à capacitação docente no uso de vídeos em educação, os resultados principais foram (1) a capacitação continuada de docentes em atividade, (2) o fomento ao uso de tecnologia em educação, (3) um favorecimento das discussões relativas a educação a distância enquanto modalidade viável de ensino e (4) uma melhoria das aulas presencias. No último caso, parte dos docentes indicou sentir uma melhora na qualidade de suas aulas presenciais tradicionais pelo simples fato de ter tido a oportunidade de assistir a vídeos nos quais ministravam aulas. No que se refere à recuperação do conhecimento tácito de especialistas relativamente a temas de educação a distância, os resultados esperados a médio e longo prazo são (1) facilitar e estimular a explicitação do conhecimento tácito dos especialistas, (2) incentivar e premiar o compartilhamento de conhecimento e desencorajar a retenção do conhecimento, (3) tornar a instituição aberta ao conhecimento externo e (4) potencializar a captura do fluxo de conhecimentos originários de parceiros e da comunidade em geral, tanto interna como externa. No intuito de disponibilizar as entrevistas para livre acesso, pretende-se fazer uso de serviços gratuitos como http://www.teachertube.com/, http://youtube.com/ ou http://www.dominiopublico.gov.br/.

CONCLUSÕES:
Este texto buscou explicitar a relevância da pesquisa ao se apresentar alguns resultados preliminares da capacitação dos docentes e também detalhes do uso de entrevistas em uma perspectiva de compartilhamento do conhecimento via gravação de vídeos em estúdio. No caso da capacitação, já é possível concluir que tanto os docentes envolvidos como a instituição se beneficiaram, em especial pelo fato da multimídia trazer elementos novos ao ambiente educacional, favorecendo-se o desenvolvimento de uma visão mais adequada das possibilidades educacionais da Sociedade da Informação. Por outro lado, no caso da recuperação do conhecimento tácito de especialistas quanto a temas de educação a distância, inferências conclusivas preliminares sugerem que esta é uma das melhores formas de conseguir resultados tanto rápidos como espontâneos, dado que a dinâmica das entrevistas inibe o uso de estratégias que poderiam levar à retenção do conhecimento. A longo prazo, espera-se que todos os docentes da IES em questão possam passar pela capacitação em filmagem, ao mesmo tempo em que se espera que a disponibilização das entrevistas leve a uma mudança na cultura da organização, fomentando um maior compartilhamento do conhecimento e celebrando o trabalho em conjunto.



Palavras-chave:  Educação, Comunicação, Vídeo

E-mail para contato: iranimarchiori@yahoo.com.br