60ª Reunião Anual da SBPC




E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia

DESEMPENHO DE CINCO CULTIVARES DE MAMONEIRA (RICINUS COMMUNIS L.) EM AMBIENTE DE BAIXA ALTITUDE NO RECÔNCAVO BAIANO

Adilson Nunes da Silva1
Henrique Fortes Bahia1
Jazon Ferreira Primo Júnior1
Eduardo dos Santos Cançado1
Carlos Magno Marques de Souza1
Simone Alves Silva1, 2

1. CCAAB / Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
2. Profª. Drª. Orientadora


INTRODUÇÃO:
Uma demanda atual do melhoramento genético da mamoneira inclui a adaptação de genótipos a regiões de baixas altitudes, permitindo a inclusão sustentável de muitos municípios onde o cultivo não é recomendado pelo risco de baixas produtividades. Este trabalho objetivou avaliar cultivares de mamoneira em Cruz das Almas, Recôncavo Baiano, através dos caracteres adaptativos, dos componentes de produção da planta e produtividade

METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas, entre os meses de abril de 2006 e fevereiro de 2007. O município está situado no Recôncavo Baiano, apresentando as coordenadas geográficas de 12º 40’ 19” latitude sul, 39º 06’ 23” de longitude oeste de Greenwich e altitude média de 220m. O delineamento foi em blocos casualizados, com cinco repetições e cinco tratamentos, constituídos pelas cultivares BRS 149 Nordestina, BRS 188 Paraguaçu, EBDA MPA-17, Mirante 10 e Sipeal 28. Cada parcela teve as dimensões 12,0m x 15,0m. O espaçamento entre fileiras foi de 3,0m e entre covas de 1,0m, resultando em cinco fileiras com 12 covas e 30 covas na área útil do experimento. Foram analisados os caracteres adaptativos e produtivos. Os dados foram submetidos à análise de variância, análise de correlação linear de Pearson e foram ordenados segundo o teste de Scott e Knott, ao nível de 5% de probabilidade.

RESULTADOS:
Com relação aos componentes de produção Número de Racemos Emitidos por Planta, Comprimento efetivo de Racemo, Comprimento de Racemo, Comprimento de Racemo Sem Enchimento, Peso de Racemo, Peso de Frutos por Racemo, Peso de Sementes por Racemo, Número de frutos por Racemo e Número de Sementes por Racemo a análise de variância permitiu identificar variabilidade entre os genótipos, indicando a presença de diferenças significativas a 5% de probabilidade e confirmação desta variância através da comparação de médias pelo teste Scott Knott.

CONCLUSÕES:
Os resultados permitiram concluir que a seleção de cultivares de altura média, com maior peso de frutos e de sementes por racemo é um importante critério para obtenção de genótipos mais produtivos no Recôncavo Baiano. O cultivo da mamoneira no município foi considerado viável, sendo que a cultivar Mirante 10 obteve o menor desempenho médio (467,11kgha-1), enquanto a Sipeal 28 apresentou o melhor comportamento (1.347,33kgha-1), mostrando-se promissora em sua utilização no Programa de Melhoramento Genético da Mamoneira para o Recôncavo Baiano.

Instituição de fomento: Banco do Nordeste (BNB)

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Produtividade, Melhoramento Genético, Oleaginosa

E-mail para contato: nunesadil@yahoo.com.br