60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 4. Matemática Aplicada

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES BÁSICAS PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Roberto Lopes de Abreu1
Ariane Azevedo Henaut1

1. Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ


INTRODUÇÃO:
A aprendizagem é um processo não automático e complexo mediado por fatores de distintas naturezas: intelectual; psicológica; sentimental; social; temporal; factual e funcional. Nossas pesquisas mostram que a influência de condições sociais adversas nas dificuldades de aprendizagem não foi significativa e que a aprendizagem plena somente ocorre quando o sujeito se torna capaz de desenvolver de modo autônomo a construção do conhecimento e se apropria dos mecanismos próprios para a elaboração e a compreensão de idéias. O processo de construção do conhecimento requer o domínio das habilidades básicas da formação e da generalização de conceitos: identificação dos indícios essenciais; elaboração do conteúdo e utilização da linguagem adequada, cujo desenvolvimento em níveis adequados constitui o objetivo central de nosso trabalho. Para lograr tal objetivo, buscamos identificar as causas radicais das dificuldades de aprendizagem e construir mecanismos que contribuam para sua superação. A relevância desse trabalho repousa no fato de que ele constitui uma contribuição significativa para aumentar a capacidade de aprendizagem e reduzir os índices de reprovação nos três níveis de ensino.

METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada no ano letivo de 2007, no âmbito do Projeto dehagecon e sobre uma amostra constituída por alunos do Curso de graduação em informática da UERJ matriculados na disciplina Introdução à Lógica, ministrada pelo coordenador do Projeto com a ajuda de dez estagiários - graduandos de licenciatura em Matemática da UERJ - consistindo na aplicação, durante as aulas, de uma metodologia específica para o desenvolvimento das habilidades básicas da formação e generalização de conceitos a qual se fundamente em atividades de grupo nas quais os alunos são os sujeitos centrais. Os dados para análise objetivando o controle do processo, incluindo a obtenção dos resultados, foram obtidos através de instrumentos inéditos e específicos, próprios para esse trabalho, aplicados aos alunos da amostra. Tais instrumentos são de duas naturezas: de formação, correspondentes a atividades em grupo e de controle, correspondentes a atividades individuais. Ambos os instrumentos são orientados para um controle permanente do processo, sendo os primeiros de menor amplitude e aplicados a intervalos curtos e os segundos de maior amplitude e aplicados a intervalos maiores, sendo os dados obtidos submetidos a métodos estatísticos próprios.

RESULTADOS:
Em relação ao nível de partida, os alunos lograram um desenvolvimento significativo das três habilidades básicas trabalhadas na pesquisa, sendo mais significativo o desenvolvimento da habilidade de utilização da linguagem adequada para expressar as idéias elaboradas e sendo menos significativo o desenvolvimento da habilidade de elaboração do conteúdo do conceito formado. Por outro lado, foi possível observar que os alunos encontraram grande dificuldade para identificar as ações requeridas para a realização das atividades o que, em alguns casos foi determinante para um baixo desenvolvimento das habilidades básicas trabalhadas na pesquisa. A curva do desenvolvimento da habilidade de identificação dos indícios essências apresentou um comportamento mais uniforme, enquanto o desenvolvimento da utilização da linguagem foi muito baixo no princípio da experiência tendo apresentado um crescimento muito grande na fase final. Os alunos que lograram maior desenvolvimento nas três habilidades básicas foram aqueles que apresentaram melhor desempenho na aprendizagem e os que tiveram os menores índices de desenvolvimento de tais habilidades apresentaram os piores resultados acadêmicos.

CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos permitem concluir que o processo tem eficácia para o desenvolvimento das três habilidades básicas da formação e da generalização de conceitos e que tal desenvolvimento é, de fato, importante para a aprendizagem e contribui de modo significativo para a superação das dificuldades encontradas pelos alunos. Ainda que se possa concluir o sucesso quanto aos objetivos pleiteados, os resultados evidenciam a necessidade de se aperfeiçoar o processo, principalmente os instrumentos utilizados e os critérios de análise de modo a tornar mais homogêneo o desenvolvimento de cada uma das habilidades trabalhadas e a aumentar a ampliar a contribuição para uma aprendizagem mais consistente.



Palavras-chave:  Generalização de conceitos, Aprendizagem, Ensino

E-mail para contato: rabreu@ime.uerj.br