60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Érica de Freitas Barbiéri1
Leoney de Freitas1
Leandro Ferreira Garcia1
Maria Fabiana Lucas1
Thiago de Carvalho1
Maria Alice Abranches1

1. Faculdade de Minas - FAMINAS - Muriaé-MG


INTRODUÇÃO:
A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo e a finalidade de caracterizar o espaço de atuação do professor de educação física. Segundo LINO, a Educação Física, vem sendo refletida por filósofos e educadores de diversos países. Mesmo assim, aqueles que dela fazem seu campo de estudo e pesquisa, associando-a a contextos educacionais mais amplos, lutam contra o descaso da maioria dos teóricos que preconceituosamente percebem-na como elemento menor, secundário, do fenômeno educacional”. Neste contexto, de acordo e baseado nas condições estruturais e pedagógicas das escolas da região, iremos refletir e apontar algumas questões que contribuirão com o reconhecimento do campo de trabalho dos profissionais licenciados em Educação Física e demais leitores.

METODOLOGIA:
A metodologia adotada se baseia na linha qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa uma entrevista com 10 perguntas (7 objetivas e 3 subjetivas), direcionada aos alunos e uma entrevista com 13 perguntas (7 objetivas e 6 subjetivas), direcionadas a professores de Educação Física e diretores das escolas da cidade de Muriaé-MG e região. Para um melhor entendimento sobre o tema proposto em um primeiro momento foi feito um estudo bibliográfico com o intuito de fundamentar os conhecimentos dos autores da pesquisa. Em um segundo momento foram colhidas as informações dos sujeitos da pesquisa. Em um terceiro momento, estes dados foram compilados, registrados e analisados conforme está em parte exposto a seguir. As entrevistas foram feitas com agendamento e autorização das escolas e dos sujeitos. Optamos em manter sob sigilo o nome das escolas e dos sujeitos obedecendo aos critérios éticos de uma pesquisa científica.

RESULTADOS:
Foram abordadas questões sobre a estrutura física, materiais utilizados, participação dos alunos, conteúdos ministrados, metodologia, existência de projetos extraclasse, incentivo e motivação do professor. Verificou-se que 88% das escolas possuem quadras poliesportivas, porém as condições em que se encontram estão muito aquém de um padrão considerado mínimo, pois apresentam piso rachado e superfícies ásperas (que em caso de queda podem causar escoriações), o alambrado que as circundam estão danificados fazendo com que haja atrasos no desenvolvimento de uma aula de futsal e vôlei (modalidades mais praticadas). Percebeu-se a falta de material didático-pedagógicos adequados para o professor aplicar metodologias diferenciadas e desta forma manter o interesse dos alunos pelas aulas. Observou-se que os professores são motivadores e incentivadores da disciplina, porém, nota-se que uma parte considerável do alunado deixa de participar das aulas por serem repetitivas e cansativas, uma vez que os conteúdos ministrados são sempre os mesmos. Em relação aos projetos extraclasse, especificamente da área da Educação Física não existem, porém, 50% das escolas possuem projetos que envolvem todos os conteúdos, possibilitando ao docente de Educação Física a participação atuante e efetiva.

CONCLUSÕES:
As verificações feitas limitam os professores na elaboração de uma alternativa libertatória na prática docente, baseada na descoberta da raiz autêntica dos problemas do processo ensino-aprendizagem. Faz-se necessário que o professor experimente em seu próprio ambiente diversos conteúdos, adequando-os as suas próprias circunstâncias com o objetivo de resgatar e renovar o interesse e o prazer de seus alunos, tornando a Educação Física um hábito para toda a vida. Este didatismo (nova concepção do ensinar e do aprender como tais, em função de um projeto revolucionário mais amplo), não vinga por confrontar o pragmatismo (elaboração da nova educação feita em escritórios e gabinetes por pessoas que nunca vivenciaram a realidade de uma instituição de ensino), de políticos e pessoas que se julgam autoridades competentes na área. Tais autoridades deveriam investir na infra-estrutura escolar dando aos profissionais condições dignas de trabalho de forma a respeitar o tempo de aprendizagem do alunado possibilitando que estes tenham possibilidades de codificar com competência e habilidade as aprendizagens deixadas pelo educador.

Instituição de fomento: Faculdade de Minas - FAMINAS - Muriaé-MG



Palavras-chave:  Educação física, Professor, Espaço de atuação

E-mail para contato: ericafbarbieri@yahoo.com.br