60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 6. Parasitologia

A QUALIDADE HÍDRICA DA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE CASA BRANCA

Tycha Bianca Sabaini Pavan1

1. E.E. Dr. Francisco Thomaz de Carvalho
2. E. E.


INTRODUÇÃO:
O município de Casa Branca localiza a nordeste do Estado de São Paulo. Devido à agricultura, ocupa o terceiro maior PIB do país e a primeira posição em irrigação. Há vários mananciais, mas dois são utilizados no abastecimento da cidade. Um localiza na rodovia SP 215 e o outro próximo a Estação Nova, com características de nascentes de água, encontrando vegetação nativa protegida por lei ambiental, formando grandes açudes, onde é proibido plantação ou lançamento de esgoto ao seu redor. Esses mananciais servem para captar água, e posteriormente será bombeada para Estação de Tratamento e distribuída ao consumo. Há certos problemas com os mananciais, ocorrendo em época de estiagem, quando os níveis dos reservatórios abaixam gradativamente, especialmente em dias de calor, quando a população consome maior volume de água. Após a captação das águas, uma parte da água captada recebe um prévio tratamento com alguns produtos químicos (gás cloro, sulfato de alumínio e calcário) e depois será enviada para a Estação de Tratamento de Água, onde terá o término do seu tratamento, sendo distribuída à rede urbana. A outra parte da água recebe um tratamento completo, essa é destinada aos bairros que ficam mais próximos do Sítio Três Covas, mais conhecido como Bomba d’água ou Estação de Captação.

METODOLOGIA:
Para a pesquisa, utilizaremos em primeiro lugar, o estudo de campo, averiguando o local onde ocorre a captação de água. No segundo momento, faremos uma entrevista em forma de questionário contendo oito perguntas com o Técnico Antônio dos Santos Bastos, responsável pela captação e tratamento da água. Terceira será realizada uma análise microbiológica de certos pontos: da Estação de Tratamento da Água e das Águas Servidas do Tronco Coletor de Esgoto. Quarto, e ultimo ponto, utilizaremos fotos documentais que nós mesmas tiraremos da bomba d’água e do Tronco Coletor de Esgoto, onde a água é captada e despejada. Portanto, a metodologia compreende um estudo de caso, e a coleta dos dados será feita através de entrevista, análise laboratorial e documental e observação sistemática.

RESULTADOS:
A água coletada dos açudes é direcionada para os tanques, recebendo sulfato de alumínio, calcário e gás cloro. Uma parte desta água é levada até a Estação de Tratamento, recebendo o completo tratamento e distribuída à população urbana. A outra parte recebe na própria Estação o tratamento restante e distribuída para bairros próximos. Vimos presença de moradores na Estação Compacta, plantações, mas que não afetam a captação, pois há um sistema de drenagem cuja escoa a água pluvial. A vegetação nativa das margens dos dois mananciais não apresenta degradação ambiental, estando em perfeitas condições exigida pela Lei Estadual. Constatamos bio-indicadores naturais, mostrando uma possível boa qualidade hídrica, como peixes e algas. Entrevistamos o Técnico da Estação de Tratamento da Água, onde falou-nos sobre os mananciais, suas características física, fiscalização microbiológica. Coletamos uma amostra de água da Estação de Tratamento da Água e do Tronco Coletor de Esgoto, onde examinamos através da Técnica da Cetesb. O exame confirmou que a primeira amostra estava isenta de Enterobactérias, mas a segunda apresentou 110 microorganismos por 100 ml, demonstrando que a água consumida é devolvida imprópria ao Ribeirão Congonhas, pois a Estação de Tratamento do Esgoto não está terminada.

CONCLUSÕES:
Através dos nossos estudos e pesquisas, comprovamos a excelente qualidade da água no município de Casa Branca do Estado de São Paulo. Um fator analisado foi que, a água mesmo com um alto valor financeiro destinado a sua captação e tratamento, é distribuída a população com um valor bem mais baixo do que o estimado, de R$ 5,55 por cada 10 mil litros de água. Isto é confirmado pela publicação no jornal escrito da cidade - Jornal Casa Branca - (dia 29/10/2005, pág.03), com a seguinte manchete: “Água captada em Casa Branca é considerada de ótima qualidade”. Com esse valor tão baixo, a população não percebe quanto gasta em litragem, pois no final de cada mês a conta apresenta um valor pequeno. Isto contribui, fazendo a população pensar que pode consumir mais água além do necessário, continuando a desperdiçar cada vez mais, sem perceber os problemas cujos podem ocorrer ao passar daqui uns anos. Para que não houvesse tanto desperdício, a Prefeitura junto com as escolas deveria realizar eventos educativos, baseados na Educação Ambiental, para conscientizar a população na contenção do consumo de água na cidade de Casa Branca.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Água;, Enterobactérias Humanas;

E-mail para contato: tychabianca@hotmail.com