60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Direito Civil

O TURISMO COMO INDUTOR DE PROJETOS GOVERNAMENTAIS PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

PATRÍCIA FINO1
ORIOWALDO QUEDA2

1. Mestranda em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente / UNIARA.
2. Professor Dr. – Programa de Mestrado em Des. Reg. e M. A. / UNIARA - Orientador


INTRODUÇÃO:
O turismo contemporâneo é caracterizado pela necessidade de fuga que as pessoas residentes nos grandes centros urbanos sentem para recuperação do equilíbrio físico e psicológico através do contato com a natureza, para isto se faz necessária a preservação do meio ambiente para a continuidade da atividade turística. Tendo como norte a desaceleração do processo de degradação do meio ambiente, a ONU (Organização das Nações Unidas) realizou uma série de ações sendo que a conferência com os países-membros chamada de Reunião de Estocolmo ou ECO – 72 foi considerada o marco da conscientização ambiental em âmbito mundial. Posteriormente, em 1992, ocorreu nova conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Eco – 92 ou Rio – 92. Nesta reunião foi colocado em pauta o paradigma do “desenvolvimento sustentável”. A atual crise ambiental mundial a que se assiste reforça ainda mais a preocupação com a preservação do meio ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo verificar se diante deste cenário, a atividade turística no município de Salto - SP foi capaz de induzir ações de preservação ambiental.

METODOLOGIA:
Para alcançar o objetivo proposto foi utilizada a Estância Turística de Salto como universo da pesquisa. O município de Salto - SP recebeu o título de estância turística no ano de 1999, sendo que os locais com esta classificação são beneficiados com verbas que devem ser utilizadas para promover melhorias na atividade. Dentre seus pontos turísticos destacam-se três parques naturais. O Parque Rocha Moutonnèe e o Parque das Lavras são direcionados ao turismo pedagógico e a educação ambiental e o Parque do Lago é propício ao turismo de lazer e esportivo. Considerando que a Estância Turística de Salto possui uma verba especifica para aplicar em projetos de melhorias do turismo, este trabalho visa verificar dentre todos os projetos realizados pelo governo desde 1999 quantos se relacionam a preservação do meio ambiente. Para isto foi utilizado fonte de dados secundários compreendendo o período de 1999 até 2007.

RESULTADOS:
Foi contabilizada a realização de apenas um projeto que abrangeu a área ambiental durante os oito anos do período proposto. A Campanha de Conscientização Turística foi desenvolvida em três etapas durante os anos de 2001 e 2002 e atendeu estudantes do ensino fundamental das redes municipal, estadual e particulares. Dentre seus objetivos estava presente a educação ambiental como forma de reverter o atual quadro de degradação.

CONCLUSÕES:
Apesar de a natureza ser uma das principais “matérias primas” do turismo e da preocupação mundial com a crise ambiental, constatou-se que efetivamente poucas medidas governamentais são de fato tomadas decorrentes da atividade turística.



Palavras-chave:  Meio Ambiente, Turismo, Preservação

E-mail para contato: patyfino@gmail.com.