60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DO RIO POTENGI

José Umbelino Gomes Junior1
Carla Genuncio1

1. Universidade Potiguar


INTRODUÇÃO:
Todos os elementos que constituem o patrimônio tendem ao movimento e influenciam o ambiente natural, gerando fenômenos ambientais. Assim como o movimento patrimonial modifica o ambiente natural esse também modifica o patrimônio gerando fenômenos patrimoniais, partindo dessa compreensão e segundo as recomendações dos PCN’s de educação ambiental, para entender um fenômeno ambiental hoje em dia é impossível pensar a realidade de maneira compartimentada. A emergência desse conceito, onde matiza-se a divisão entre natureza e homem, tem propiciado novas experiências educativas que estimulam os futuros cidadãos a agir de modo responsável e com sensibilidade no presente, para propiciar um futuro melhor. O Barco-Escola Chama-Maré pode ser situado nessa perspectiva de abordagem. Feito em parceria com o IDEMA e a Universidade Potiguar (UnP), o programa tem como objetivo principal proporcionar aos estudantes e professores da rede pública e privada de ensino do estado do Rio Grande do Norte, uma estrutura flutuante (barco-escola) que funciona como espaço pedagógico de educação ambiental e patrimonial, voltado para uma reflexão crítica analítica sobre questões ambientais do estuário do Rio Potengi, dentro de uma perspectiva multidisciplinar, abordando aspectos histórico-culturais, ecológicos, econômicos e sociais. Uma estrutura de intermediação entre a escola e o passeio, o Memorial Potengi, será feita na base física do projeto e orientará melhor a leitura da paisagem durante o passeio. Esse espaço fará um resgate da ocupação, das modificações, das representações e vivencias no rio Potengi ao longo da história da cidade do Natal e do seu entorno. Este espaço, mais do que fornecer módulos prontos tornar-se-á uma exposição dinâmica para a produção de novos conhecimentos. A compreensão da história que se faz hoje, principalmente sobre as populações ribeirinhas do rio Potengi, ainda não estava contemplada no memorial por falta de trabalhos nessa área. Visando possibilitar esse enriquecimento e fornecer este novo espaço professores e alunos da UnP envolvidos no programa, desenvolvem a pesquisa Memórias e história do Potengi, com o propósito de inventariar as relações da cultura material e imaterial estabelecidas pelas populações ribeirinhas do estuário Potengi, ressignificando e registrando a memória dos diferentes usos do rio percebendo as diversas interações entre a população, os usos e o imaginário acerca deste lugar. O estudo tem ainda a finalidade de fornecer a toda comunidade interessada um documento escrito e iconográfico que relate a memória desse espaço. Ressignificar a memória dessas comunidades que estão no entorno do Potengi, também esta possibilitando a construção de um banco de depoimentos orais, documentos e registros diversos que propiciaram novos trabalhos de pesquisa e a confecção de exposições temporárias, tanto no memorial como em qualquer espaço pedagógico que solicite.

METODOLOGIA:
A pesquisa tem caráter etnográfico e consiste no levantamento, coleta de informação e análise quantitativa e qualitativa, características que se adequam a aplicação de instrumentos de pesquisa por meio de entrevistas, levantamento de fontes primárias, secundárias e iconográficas. Desta forma estão sendo utilizados como recursos técnicos e instrumentais a aplicação de entrevistas e questionários, com questões diretivas e não diretivas; a observação participativa e a pesquisa documental. A opção por estas técnicas justifica-se em razão de permitirem o contato e a apropriação do conhecimento direto dessa realidade. A pesquisa de caráter etnográfica, deve-se a compreensão de que esta propõe-se a descrever e a interpretar ou explicar o que as pessoas fazem em um determinado ambiente (o imaginário das comunidades e outras manifestações), os resultados de suas interações, e o seu entendimento do que estão fazendo (WATSON-GEGEO, 1988). Em outras palavras, esse tipo de pesquisa procura descrever o conjunto de entendimentos e de conhecimento específico compartilhado entre participantes que guia seu comportamento naquele contexto específico, ou seja, a cultura daquele grupo (HORNBERGER, 1994). Portanto, parece consensual que a etnografia descreve a cultura de um grupo de pessoas, interessada no ponto de vista dos sujeitos pesquisados. O universo pesquisado está distribuído entre as comunidades ribeirinhas do estuário do Potengi: Redinha, Brasília Teimosa, Santos Reis, Rocas, Maruim, Canto do Mangue e Passo da Pátria.

RESULTADOS:
No momento esta sendo realizada a análise dos dados objetivando inventariar a memória histórica-sócio-espacial dessa população, para fornecer a toda comunidade interessada um documento escrito e iconográfico que relate a memória desses espaços. Entre os resultados já alcançados, deve-se destacar a realização da exposição itinerante no Passo da Pátria intitulada “Memórias do Potengi”.

CONCLUSÕES:
É interessante registrar a riqueza da interação entre os pesquisadores e os ribeirinhos durante os vários momentos da exposição, quando ao se verem retratados reconstroem o percurso histórico do seu lugar, tornando-se sujeitos dessa história.



Palavras-chave:  Educação ambiental e patrimonial, Memória, História

E-mail para contato: umbelinojr@unp.br