60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 80. Serviço Social

PERFIL DE ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL INGRESSANTES NA UFPA EM 2007: ESTUDO PARA FORMAÇÃO DA 1ª TURMA DO PROJETO SER BRASILEIRO

Maria Meguelina Lopes da Conceição1
Luciane Soares Costa1
Marcilene da Silva Oliveira2
Alegria Evelin Soria3
Heliana Baía Evelin4

1. Acadêmica de Serviço Social - UFPA
2. Acadêmica de Serviço Social - UFPA - bolsista PROINT
3. Instrutora de Dança e acadêmica de Pedagogia - ESAMAZ
4. Prof. Dr. - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - UFPA - Orientador


INTRODUÇÃO:
Traça o perfil de estudantes de Serviço Social ingressantes na Universidade Federal do Pará em 2007. A pesquisa objetivou a seleção de 20 alunos para participarem do Projeto Ser Brasileiro, que busca: contribuir para a formação de profissionais construtores e multiplicadores de novas formas de fazer ciência que não seja excludente dos saberes relacionados ao modo de vida, à arte e cultura do povo brasileiro, sobretudo os saberes advindos dos povos africanos e indígenas, que estão presentes no cotidiano da vida econômica, política e social do brasileiro, mas, com freqüência, excluídos do discurso e prática acadêmicos; constituir-se como uma alternativa para a discussão da realidade das políticas públicas nacionais; contribuir para mudanças no eurocentrismo que perdura na educação brasileira e amazônica. O estudo coloca em pauta a questão da ciência com consciência e para tanto recorre a referências de François Rabelais, Edgar Morin, Cristóvão Buarque, Mário e Osvald de Andrade e de Heliana Evelin, idealizadora do projeto e o poeta amazonense Thiago de Mello para quem a nossa precisão maior é de consciência. As principais referências para análise, compreensão e interpretação sobre o povo brasileiro foram encontradas em Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro.

METODOLOGIA:
Foram aplicados 81 questionários, correspondendo a 67,5% dos 120 ingressantes na Faculdade de Serviço Social da UFPA, nos turnos da manhã, tarde e noite. Objetivou-se identificar os universitários que detinham alguma habilidade artística e demonstrassem interesse em participar das atividades do projeto, que envolvem: palestras sobre temas como Fitoterapia e o Saber Africano e Indígena, Questão Heráldica, Arquitetura Africana e Indígena no Brasil, Religiosidade no Brasil, Corporativismo e Associativismo no Brasil; reuniões para estudo e para avaliação das atividades desenvolvidas no projeto; oficinas de dança folclórica, percussão e violão; visitas a aldeias indígenas, a quilombos, museus, teatros e outros espaços históricos e culturais da cidade de Belém, saraus lítero-musiciais; elaboração de trabalho acadêmico a ser apresentado individualmente ou em equipe até o final dos 12 meses de participação no projeto. Destarte, o questionário constou de perguntas que possibilitassem selecionar os 20 alunos que comporiam a 1ª turma: naturalidade, formação, habilidades artísticas, conhecimento de informática, de língua estrangeira, participação em grupos ou associações.

RESULTADOS:
A seleção dos 20 alunos de Serviço e 46% de escola privada Social para comporem a primeira turma do Ser Brasileiro resultou da aplicação de questionários a 81 indivíduos nos turnos da manhã (30), tarde (39) e noite (12) a maioria oriunda da Região Metropolitana de Belém e com faixa etária de 17 a 33 anos, sendo que, nos turnos da manhã e tarde, predominam alunos de 19 e 20 anos e no turno noite, 25 anos. Embora predominem alunos residentes em Belém há alunos em situação de migração intermunicipal, que, segundo especialistas no estudo do tema, são os que se deslocam cotidianamente de um município para outro para fins de estudo e/ou trabalho. Identificou-se que 43% possuem habilidades artísticas; 53% tinham como 1º opção o curso de Serviço Social; 54% são oriundos de escola pública e 46% de escolas privadas, 74% têm parentes no interior, 86% informaram ter o curso de informática, porém apenas 52% possuem computador em casa. Com relação às áreas onde pretendem ter inserção no futuro profissional 33,5% indicaram a infância e adolescência, 23,5% a saúde, 16% a área do envelhecimento, 13,5% cultura e educação, 12,6% reforma urbana, 2,5% a família e 8,5% não sabem informar. Um dado satisfatório é que 100% afirmaram ter o hábito da leitura.

CONCLUSÕES:
A situação constatada no perfil dos alunos de Serviço Social indica a relevância do projeto, pois se trata de uma iniciativa que visa contribuir para a formação acadêmica dos integrantes através da discussão, conhecimento, contato e disseminação dos aspectos culturais brasileiros, inserindo-os na seara científica como lhes é de direito. Embora apenas 54% dos pesquisados tivessem como 1ª opção o curso de Serviço Social, observou-se que a maioria está informada sobre as principais demandas apresentadas hoje para o profissional da área. Dentre os 20 selecionados para participarem do Projeto constata-se, na maioria, o desconhecimento das origens das expressões culturais brasileiras. Darcy Ribeiro em sua obra O Povo Brasileiro nos mostra essa face e nos alerta: “Nós, brasileiros, somos um povo em ser, impedido de sê-lo. Um povo mestiço na carne e no espírito (...). Essa massa de nativos viveu por séculos sem consciência de si. Assim foi até se definir como uma nova identidade étnico-nacional, a de brasileiros...”. Deste modo, consideramos a importância de conhecer-se o perfil de universitários, considerando as peculiaridades dos cursos a que estão vinculados e a realidade sóciopolítica que lhes caberá enfrentar como futuros profissionais.



Palavras-chave:  Cultura, arte-educação, integração social

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