60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística

O ENSINO DAS ARTES VISUAIS E SUA RELAÇÃO COM AS IMAGENS MULTIMIDIÁTICAS.

Ana Cláudia Machado Paim1
Marilda Oliveira de Oliveira2

1. Mestranda PPGE - UFSM
2. Orientadora Prof. Dra.


INTRODUÇÃO:
O presente projeto de ensino e extensão foi desenvolvido com bolsa PROLICEN/UFSM, inserido na linha de pesquisa ‘Formação de Professores’ do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC), diretório CNPq e objetivou mediar à construção do olhar crítico do educando, concernente ao mercado multimidiático, ao pluralismo e à identidade cultural, frente aos problemas da sociedade contemporânea, tendo como fio condutor a Arte, como objeto de estudo de importante significação na decodificação desta realidade. Os conteúdos foram desenvolvidos conforme os referenciais em Oliveira & Balestreri, 2005 e Zabala, 1998. Dessa forma escolhemos as imagens multimidiáticas para construir as possíveis relações com as Artes Visuais, em trabalho conjunto com os educandos do Ensino Médio do Colégio Politécnico de Santa Maria-RS (localizado no Campus da UFSM), uma vez que percebemos que as imagens provindas da mídia compõem-se de um importante objeto de estudo, visto que sua veiculação mantém um contato significativo e influente com o cotidiano do adolescente. Nossos referenciais sobre as questões da arte/tecnologia no ensino da arte foram baseados em Almeida (1999).

METODOLOGIA:
A presente pesquisa se constituiu de uma abordagem qualitativa– na produção de dados descritivos: palavras verbalizadas, escritas e a conduta dos educandos, cujo principal foco foi a análise do processo da investigação e, não, a utilização de regras precisas e preestabelecidas. Foi, também, de cunho participativo – na produção de conhecimento coletivo que tornou os educandos participantes das suas próprias construções de conhecimento -; dialético – possibilitando a contestação, na consideração de cada conteúdo no conjunto dos demais e das análises críticas e conceitos que foram interligados. Os instrumentos para a coleta de dados foram: diário de campo – local de registros ao longo da prática investigativa -; portfólio – contendo registros dos sujeitos da pesquisa (visando uma posterior análise): fotos, trabalhos plásticos, textos, sendo construído por pesquisador e educando.Os sujeitos da pesquisa foram 36 educandos de uma turma do Ensino Médio do Colégio Politécnico de Santa Maria-RS (localizado no Campus da UFSM). Para a realização desta, foram seguidos os seguintes procedimentos: a)Visita e reconhecimento do local; b) Elaboração do projeto; c) Reunião entre a coordenadora e a autora deste, para a elaboração das propostas acerca de cada plano de aula.

RESULTADOS:
Considerando as questões de pesquisa, percebeu-se que, com o decorrer do processo de reflexão acerca do conteúdo da disciplina de Artes Visuais e do paralelo com as imagens multimidiáticas, os educandos puderam tecer relações crítico-reflexivas significativas, principalmente ao perceberem que a Arte, principalmente a Arte Contemporânea, discute, aborda acerca de temáticas atuais, do nosso tempo (HERNÁNDEZ, 2000; OLIVEIRA & HERNÁNDEZ, 2005). Contatou-se também, que os alunos puderam distinguir uma das características da Arte Contemporânea, a interação da obra com o público e a desmistificação da questão do Belo. Então, é possível cogitar propostas pedagógicas que constituam vínculo do Ensino da Arte com inquietações do nosso tempo, relacionadas ao pluralismo e à identidade cultural, estando estas intimamente ligadas a questões político-sociais mais amplas? Certamente que sim, visto que a decisão de trabalhar com a relação entre imagens artísticas/ imagens multimidiáticas edificou a ponte entre o conteúdo desenvolvido na disciplina e a realidade sócio-cultural dos educandos, proporcionando, gradualmente, a alfabetização visual e a autonomia na construção de conhecimento dos mesmos.

CONCLUSÕES:
No decorrer do estágio por mim realizado, até o seu término, pude constatar que as Imagens Multimidiáticas constituem-se de um importante objeto de estudo a ser discutido na disciplina de Artes Visuais, pois implica na construção de conhecimento não somente do conteúdo, mas da relação entre este e a realidade sócio-cultural dos educandos. Esta construção incitou auto-reflexões dos mesmos acerca do processo de influências que a Cultura Midiática exerce sobre eles: de que através desta, também compramos valores, crenças, visões, formas de agir e atuar no mundo. Que a sociedade de consumo e suas estratégias de mercado criam códigos visuais que podem vender falsas visões de uma vida ideal, perfeita, sempre baseada no consumo. Enquanto mediadora da construção crítico-reflexiva do olhar, instiguei os educandos a relacionar as Imagens Multimidiáticas com os conteúdos da disciplina de Artes Visuais, realizando leituras, análises e interpretações das mesmas. Deste modo, afirmo que as imagens da Cultura Visual podem e devem ser abordadas em sala de aula, implicando na construção de conhecimento acerca das representações sócio-culturais, tendo o Ensino da Arte como mediador do olhar crítico-reflexivo dos educandos.

Instituição de fomento: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)



Palavras-chave:  Ensino, Artes Visuais, Imagens Multimidiáticas

E-mail para contato: anaclaudiapaim@gmail.com