60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

AS ALFABETIZADORAS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS: UM ESTUDO DE CASO

Camila Peres Dornelles Almeida1
Taís Borges Marchi2
Sharlene Marins Costa3
Helenise Sangoi Antunes4

1. Bolsista PIBIC/CNPq/UFSM2008 - Universidade Federal de Santa Maria/UFSM
2. Acadêmica do Curso de Educação Especial/CE – Universidade Federal de Santa Maria
3. Acadêmica do Mestrado em Educação/PPGE/CE/UFSM
4. Profª. Drª. PPGE/CE - Universidade Federal de Santa Maria/UFSM/ Coordenadora GEP
5. Universidade Federal de Santa Maria/UFSM


INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa é constituída pelo estudo sobre o perfil das alfabetizadoras egressas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, que atuam como professoras alfabetizadoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Busca investigar o perfil das alfabetizadoras para conhecer a história de vida pessoal e profissional e compreender sua trajetória formativa. Concomitantemente busca-se, na teoria existente, idéias de autores que vem ao encontro das respostas obtidas, podendo melhor compreender o objeto em estudo. A pesquisa resultará na sistematização das informações para delinear o perfil das alfabetizadoras.

METODOLOGIA:
Instigando a trajetória pessoal e profissional das professoras alfabetizadoras do município, a pesquisa possibilitará com que reconstruam significações de seu processo formativo, para dar um novo sentido a suas práticas educativas atuais. Isso será possível através de um trabalho que valorize o professor enquanto individuo. Assim a metodologia é de caráter qualitativo realizando-se uma investigação caracterizada por um estudo de caso, através de entrevistas semi-estruturadas e relatos autobiográficos orais e escritos. Concomitantemente busca-se, na teoria existente, idéias de autores que vem ao encontro das informações já sistematizadas, podendo melhor compreender o objeto em estudo.

RESULTADOS:
Um dos resultados alcançados nesta pesquisa foi investigar o perfil das alfabetizadoras egressas do Curso de Pedagogia da Universidade de Santa Maria, que atuam como professoras na primeira série dos anos iniciais do ensino fundamental. Também conseguimos conhecer as significações sociais que cada professor constrói ao longo de sua trajetória escolar em relação ao processo de construção do seu perfil enquanto alfabetizador e conhecer os processos formativos vivenciados pelas alfabetizadoras durante a sua graduação em Pedagogia na UFSM. É importante destacar que a partir desta pesquisa foi possível valorizar os saberes dos professores alfabetizadores e buscar progressivamente incorporar nas práticas educativas dos alfabetizadores de metodologias críticas e reflexivas que poderão contribuir para a diminuição dos índices de evasão e repetência nos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

CONCLUSÕES:
A partir dos resultados alcançados percebemos a necessidade de estabelecer intercâmbio e troca de saberes entre os professores formadores e professores do sistema de ensino através da participação nesta investigação, visando repensar a prática pedagógica vigente nas primeiras séries do ensino básico em escolas de periferia bem como organizar reuniões de estudos sobre os temas pertinentes à alfabetização com os colaboradores do projeto. . Investigar o perfil das alfabetizadoras egressas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, que atuam como professora nas primeiras séries dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tornou-se um desafio muito grande a nós pesquisadoras. Neste sentido, a pesquisa realizada nos possibilitou uma reflexão onde concluímos que: a metodologia de ensino é um ponto importante a ser refletido para melhor compreender o ensino e aprendizagem durante o processo de construção da leitura e da escrita.

Instituição de fomento: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e PIBIC/CNPq/UFSM.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Alfabetização, Leitura e escrita, Saberes

E-mail para contato: professora@helenise.com.br