60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Direito Civil

ANÁLISE DE ASPECTOS DO MERCADO DE TURISMO NO SEGMENTO EVANGÉLICO NOS MUNICÍPIOS DE ITABUNA E ILHÉUS, BAHIA

Tatiane Moraes Pereira1, 3
Jaênes Miranda Alves1, 2

1. Universidade Estadual de Santa Cruz
2. Prof. Dr. - Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas - Orientador
3. Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis


INTRODUÇÃO:
Em termos históricos, a atividade turística é um acontecimento relativamente novo, e apenas recentemente tem sido considerada digna de projetos empresariais sérios e estudos acadêmicos (COOPER, 2001, p. 36). Segundo Mário Petrocchi (1998), embora pareça uma atividade supérflua e irregular, na realidade o turismo vem crescendo regularmente no mundo. Em termos econômicos a atividade é tão regular quanto qualquer produto de primeira necessidade. Em paralelo ao crescimento turístico, o segmento evangélico tem tido um crescimento expressivo, no entanto, existe uma carência de estudos realizados nesta área. Portanto, pesquisas direcionadas para esse público tornam-se relevantes para um melhor aproveitamento como oportunidade de mercado e para o seu atendimento como consumidor. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar a potencialidade do mercado de turismo destinado ao público evangélico, tanto do lado emissivo, quanto do lado receptivo, nos municípios de Itabuna e Ilhéus. Estimando o número de pessoas evangélicas nos municípios de Ilhéus e Itabuna interessadas nos diversos tipos de serviços de viagens e turismo; caracterizando-se o perfil socioeconômico do público evangélico emissivo e receptivo; dimensionando-se o potencial de mercado em termos da demanda e oferta nos municípios de Ilhéus e Itabuna.

METODOLOGIA:
A realização desta pesquisa se deu nos municípios de Ilhéus e Itabuna, localizados na região sul da Bahia, com populações estimadas em 2003 de 221.627 e 200.186 habitantes, respectivamente, de acordo com o IBGE (2006). Esta pesquisa se baseou nos métodos da estatística descritiva, utilizando suas técnicas de análise exploratória de dados. A coleta de dados pelo lado da demanda se deu através de uma pesquisa de campo com entrevistas diretas aos turistas, por meio de formulários, e pelo lado da oferta por meio de entrevistas junto as agências de viagens, secretarias municipais de turismo, conselhos de turismo e associações. O tamanho da amostra foi dimensionado em 420 considerando uma população de evangélicos em Ilhéus e Itabuna estimada em 66.832, segundo o IBGE (2006), utilizando nível de confiança de 90% e erro amostral de 4%, para proporção como principal variável para este cálculo. O método de amostragem foi o aleatório simples, com base em Dencker (1998). Os demais agentes envolvidos no turismo foram pesquisados em todo seu universo, em dois municípios, dois conselhos municipais, duas secretarias de turismo, agências de turismo que se disponibilizaram a participar da pesquisa.

RESULTADOS:
O perfil dos evangélicos é de maioria do sexo feminino, sendo a maior representatividade de jovens e adultos. A maior representatividade foi de funcionários de empresas privadas, autônomos e estudantes. Na cidade de Itabuna existe a maior representatividade foi de nível superior, tendo ainda 20% dos entrevistados com nível superior em andamento, na cidade de Ilhéus esse índice é representado por 10,5%, maior expressividade nos dois municípios é o segundo grau completo. O salário mensal da maioria da cidade de Itabuna se enquadra numa faixa de R$ 50,00 a R$ 1.625,00, enquanto que em Ilhéus é na faixa de R$ 100,00 a menos de R$ 1.200,00. Quanto à renda familiar a maioria se enquadra numa renda de R$ 120,00 a R$ 2.590,00, na cidade de Itabuna e de R$ 120,00 a R$ 2.560,00 na cidade de Ilhéus. Os principais motivos de viagens foram lazer e edificação espiritual, tanto em Itabuna (62,0% e 20,0%, respectivamente) quanto em Ilhéus (43,8% e 24,8%, respectivamente). A maioria dos evangélicos, tanto em Itabuna quanto em Ilhéus, preferem viajar com irmãos de fé (48,6% e 40%, respectivamente) e familiares (25,7% e 40,5%, respectivamente). O maior impedimento para viagens é a questão financeira, em Itabuna e Ilhéus, com 57,6% e 52,9%, respectivamente. A oferta de serviços turísticos nessas duas cidades não existem e nem há interesse por parte dos setores públicos. Estima-se que cerca de 29.530,15 pessoas em Itabuna e de 34.753,77 em Ilhéus tenham interesse em viajar com uma agência voltada para o segmento evangélico.

CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos nas cidades de Itabuna e Ilhéus são equivalentes em vários aspectos. Esse perfil é de maioria sendo: do sexo feminino, funcionários de empresas privadas, autônomos e estudantes, com segundo grau completo e renda de menos de um até dois salários mínimos. A maioria desses evangélicos viaja mais por lazer e edificação espiritual com preferência por viagens com grupos que partilham da mesma fé e familiares. Por outro lado, em muitas situações que deixam de viajar é por questões financeiras. Com relação à disponibilidade em viajar com uma empresa de viagens voltada para o segmento de evangélicos, houve uma aceitação expressiva da maioria, quase em seu total, demonstrando a potencialidade desta oportunidade de negócios. Com relação ao lado da Oferta percebe-se que as Agências de viagens de Ilhéus e Itabuna, ainda não apresentam serviços direcionados para este segmento específico, da mesma forma, o poder público, não apresentou interesse e conhecimento pelo potencial ainda inexplorado da população evangélica, tanto em Itabuna quanto em Ilhéus. Assim, esta pesquisa, mostra que os diversos agentes emissivos e receptivos do turismo ainda não se deram conta do tamanho do mercado evangélico e o quanto ele se encontra inexplorado nesta região, sendo que este público apresenta um perfil sócio-econômico satisfatório e um forte interesse na exploração turística, apresentando um nicho de mercado potencial para o desenvolvimento socioeconômico da região.

Instituição de fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia-FAPESB

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  atividade turística, perfil socioeconômico, estatística descritiva

E-mail para contato: tatinhamp@hotmail.com