60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional

PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: CAMINHO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Pedro Ganzeli1
Deise Dias Fahl2
Marcia Regina Siqueira3
Sueli Aparecida Gonçalves Baldan4

1. Profº Dr. - Faculdade de Educação - UNICAMP - Coordenador
2. Profª - Mestre em Educação - PMC
3. Profª - Mestre em Biologia - PMC
4. Profª - Especialização - Psicopedagogia - PMC


INTRODUÇÃO:
Introdução: A Construção da escola democrática exige a transformação radical do trabalho escolar. Para que essa transformação ocorra é necessário à utilização de ferramentas que reestruturem a organização da unidade escolar, de forma a garantir a participação de todos. O planejamento participativo, enquanto ferramenta de democratização da unidade escolar, deve ser concebido como um processo de racionalização do trabalho, que envolve a tomada de decisão em três dimensões: decisão sobre os principais problemas a serem enfrentados pela escola. Assim, é preciso construir espaços que permitam a convivência democrática e, conseqüentemente, um aprendizado democrático. Estamos considerando o Conselho de Escola, como espaço privilegiado para essa construção. As dificuldades que se apresentam para o Conselho de Escola são de diferentes ordens, que vão desde a relação conflituosa entre os diferentes sujeitos que vivenciam o dia a dia da unidade escolar, até questões ligadas a dificuldades de agendamento das reuniões. Nessa perspectiva, realizamos a pesquisa “Planejamento Participativo: caminho da gestão democrática” que teve como objetivo: ampliar a participação do Conselho de Escola na definição dos rumos da unidade escolar; garantir a prática do planejamento participativo no cotidiano da unidade escolar; levar maior número de sujeitos a conhecer e participar ativamente do Conselho de Escola.; levar os elementos participantes do Conselho de Escola a sair da condição de fiscalizadores e assumirem responsabilidades enquanto sujeitos participantes dos rumos da escola.

METODOLOGIA:
Metodologia A pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Campinas/ SP, apoio financeiro da FAPESP, programa especial Ensino Público. A equipe de pesquisadores foi composta por um pesquisador externo, proveniente da universidade e 14 pesquisadores internos (bolsistas FAPESP), pertencentes ao quadro de funcionários da rede municipal de ensino. Para a concretização dessa pesquisa, organizamos nosso caminhar por meio do desenvolvimento de cinco subprojetos: Planejamento Participativo: caminho da gestão democrática; Ação Integrada da Supervisão Educacional e da Coordenação Pedagógica com a equipe de gestão da unidade educacional; Jogos da Amizade; Laboratório de Ciências; Registros em Vídeo no cotidiano escolar. Analisaremos nessa comunicação o trabalho realizado pelo subprojeto “Planejamento Participativo: caminho da gestão democrática” no período compreendido entre agosto de 2006 a março de 2008. Por tratar-se de uma pesquisa que se propõe a prática permanente da reflexão sobre a ação, a metodologia da pesquisa-ação mostrou-se a mais indicada. Esta metodologia possibilita a construção de saberes e estratégias de ação, com a participação ativa de todos os implicados na pesquisa, possibilitando mudanças na realidade escolar. Os principais procedimentos adotados pelo subprojeto foram: reuniões semanais com todos os componentes da pesquisa, discutindo os problemas referentes ao subprojeto e encaminhamentos, registro em diário de campo, produção do Jornal ViRa Notícia.

RESULTADOS:
Resultados e Discussão De agosto de 2006 a março de 2008, foram observadas evoluções significativas na relação da comunidade escolar através do seu Conselho. Na tentativa de sanar os conflitos de ordem organizacional existentes nas reuniões de Conselho, foi proposto pela equipe de pesquisa a elaboração do regimento interno a fim de organizar as reuniões. Sendo assim, iniciamos o ano de 2007 com a informatização da eleição dos membros do Conselho de Escola em todos os segmentos, bem como estudo e elaboração do regimento interno do Conselho de Escola. Durante esse processo, as discussões se enriqueceram possibilitando a passagem de um nível de senso comum, de pura criticidade para um estágio de reflexões em direção a co-responsabilidade com as problemáticas e avanços do Projeto Político Pedagógico da Escola. O trabalho desenvolvido em 2007 propiciou para o ano de 2008 um diferencial na postura dos membros do Conselho no que tange a organização do mesmo, desde as inscrições para a candidatura que teve um caráter mais sistematizado, até as eleições propriamente ditas, abrangendo maior número de participantes dos diferentes segmentos. Nosso estudo tem mostrado, que a comunidade tem se envolvido, ainda que timidamente, apresentando-se mais consciente da importância da participação neste colegiado para a promoção de uma escola de melhor qualidade.

CONCLUSÕES:
O Subprojeto “Planejamento Participativo” proporcionou avanços significativos no aprendizado organizacional participativo do Conselho de Escola de nossa unidade educacional. Embora tenhamos avançado em nossas discussões temos como perspectiva a ampliação das reflexões para que os integrantes deste conselho assumam seu papel de colaboradores e protagonistas na construção de uma nova concepção de escola.

Instituição de fomento: FAPESP

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Planejamento Participativo, Gestão escolar, Conselho de Escola

E-mail para contato: deise_dias@uol.com.br