60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS E DETERMINAÇÃO DE COLIFORMES NAS ÁGUAS DO LITORAL DE MACEIÓ - AL

Ana Paula Freitas da Silva1
Karina Dias Alves1

1. Faculdade Integrada Tiradentes - Fits


INTRODUÇÃO:
A maior parte de nosso planeta é ocupado pelas águas, sendo muitas vezes chamado de planeta água. A superfície total da Terra é de aproximadamente 510 milhões de Km2, sendo 361 milhões de Km2 ocupados por água. As águas oceânicas têm grande influência no clima, nos transportes, no fornecimento de alimento e na renovação do ar. O hemisfério sul apresenta cerca de 81% da sua superfície encoberto pelas águas e apenas 19% são ocupados por águas emersas. A água apresenta características como salinidade, temperatura, cor, densidade e pH que são considerados como parâmetros de qualidade. A pureza das águas está associada à presença de microorganismos nocivos ao meio ambiente e ao homem. Baseado nestas informações este trabalho foi desenvolvido junto a acadêmicos do 1º período (diurno) do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade Integrada Tiradentes – Fits e teve por objetivo fazer uma análise das propriedades físico-químicas(temperatura, pH e cor) das águas do litoral de Maceió e da Lagoa Manguaba; bem como, uma análise preliminar microbiológica para Coliformes. A partir dos resultados obtidos pretende-se traçar um comportamento anual do nível de poluentes e da variação das propriedades físico-químicas do litoral de Maceió.

METODOLOGIA:
As águas selecionadas para o ensaio corresponde a uma faixa litorânea de aproximadamente 40 Km. Nesta faixa estão localizadas as praias mais habitadas da cidade de Maceió, tanto por habitações familiares como por estabelecimentos comerciais. A faixa litorânea compreende as praias de Cruz das Almas, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Avenida, Pontal e a Lagoa Manguaba. Durante a coleta foram medidos o pH, utilizando pHmetro digital portátil, e a temperatura, com termômetro portátil. Em seguida, as amostras foram submetidas a ensaios para detecção de coliformes. Inicialmente foi feito o teste presuntivo que consistiu na transferência de 10 mL da amostra para tubos de ensaio contendo caldo lactosado mantido incubado a 35º ± 0,5º C por 24 horas. Os tubos que apresentaram formação de gás foram submetidos ao teste confirmativo, que consiste em incubar amostras de água em caldo lactosado verde brilhante bile durante 24±2 horas. Os tubos que apresentaram gás foram considerados positivos para coliformes totais, sendo então submetidos ao teste de diferenciação para coliformes fecais. As amostras foram incubadas em caldo E.C. Medium por 24 ± 2 horas a 44,5 ± 0,2º C em banho-maria. Os tubos que apresentaram formação de gás foram considerados positivos para coliformes fecais.

RESULTADOS:
Os resultados obtidos nos ensaios presuntivos e confirmativo para coliformes foram os seguintes para as praias de: Cruz das Almas (pH 8,0, T = 30 ºC, C. totais (+), C. fecais (+)); Jatiúca (pH 8,0, T = 28 ºC, C. totais (+), C. fecais (+)); Ponta Verde (pH 7,8, T = 33 ºC, C. totais (+), C. fecais (+)); Pajuçara (pH 8,1, T = 29 ºC, C. totais (+), C. fecais (+)); Avenida (pH 7,9, T = 28 ºC, C. totais (+), C. fecais (+)); Pontal (pH 8,1, T = 29 ºC, C. totais (-), C. fecais (-) e Lagoa Manguaba (pH 8,0, T = 33 ºC, C. totais (+), C. fecais (+)). A análise físico-química revelou que as águas estão em condições adequadas para o banho, uma vez que o pH, a temperatura e a coloração estão de acordo com os padrões estabelecidos pelos órgãos responsáveis. A análise microbiológica confirmou a presença de coliformes.

CONCLUSÕES:
Os resultados preliminares sugerem que a Praia do Pontal não apresenta significativa quantidade de coliformes visto que é uma área pouco habitada e com ausência de estabelecimentos comerciais, não sendo observados os mesmos resultados para as demais praias e Lagoa Manguaba.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Água, Coliforme, pH

E-mail para contato: alveskd@yahoo.com.br