60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Métodos Quantitativos em Economia

PROGRAMA 5S EM LABORATÓRIO DIDÁTICO

Fernanda Paiffer1
Robson Vicente Machado de Oliveira1
Marta Maria Duarte Carvalho Vila1

1. Universidade de Sorocaba - UNISO


INTRODUÇÃO:
A contínua necessidade de otimização dos espaços, principalmente em laboratórios multiusos em instituições de pesquisa e ensino é de extrema complexidade, uma vez que, envolvem um número elevado de usuários, empregam diversos instrumentos, reagentes e vidrarias e exigem descartes de diferentes materiais e substâncias, entre outros fatores. A implantação de um programa de qualidade pode ser uma opção na busca pela melhor utilização dos espaços. Neste sentido, o Programa 5S foi desenvolvido em 1950, no Japão, com o objetivo de transformar o ambiente de trabalho e a atitude dos indivíduos melhorando a qualidade de vida das pessoas, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e mantendo a produtividade das instituições. O 5S é um programa pouco teórico e muito prático e caracteriza-se por cinco palavras japonesas que descrevem as etapas do programa, são elas: seiri (senso de utilização), seiton (senso de organização), seisso (senso de limpeza), seiketsu (senso de saúde e higiene, shitsuke (senso de autodisciplina). O objetivo deste trabalho foi melhorar a organização de processos internos de trabalho e otimizar o aproveitamento do espaço físico em um laboratório de ensino, através da implantação do Programa 5S.

METODOLOGIA:
A implantação do Programa 5S foi realizada, no Laboratório de Controle Físico-Químico situado no Bloco C do Campus Cidade Universitária da Universidade de Sorocaba/SP. Neste laboratório são ministradas aulas práticas de diversos componentes curriculares para alunos do Curso de Farmácia e Química da Instituição, além de experimentos de pesquisas. A metodologia utilizada para auxiliar no planejamento e na aplicação em todas as etapas será o Método 5W e 1H, questões: WHY (Por quê?), WHAT (O quê?), HOW (Como?), WHO (Quem?), WHERE (Onde?), WHEN (Quando?).

RESULTADOS:
A primeira etapa do trabalho foi a identificação dos principais problemas e avaliação dos materiais, vidrarias, reagentes e aparelhos mais utilizados nas aulas ministradas. Verificou-se acúmulo de substâncias e materiais em gavetas, bancadas e armários sem identificação impossibilitando o descarte dos mesmos. Para adequação, as vidrarias e reagentes foram identificados, separados conforme necessidade e freqüência de uso e descartados adequadamente, se desnecessário, verificando-se validade e condições de uso. Em seguida, efetuou-se organização e identificação das gavetas, armários, e bancadas do laboratório para o armazenamento de materiais úteis e equipamentos. Desse modo, adquiriu-se maior espaço útil e melhor acomodação de materiais, melhorando as condições de saúde, higiene e segurança local. Com o intuito de organizar o desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica, que não seguiam as rotinas das aulas práticas, foi desenvolvido um formulário contendo dados como nome do aluno, orientador e datas. Cada tipo de material e vidraria foi armazenado em locais específicos e separado. Finalmente os funcionários responsáveis foram orientados em manter a organização, limpeza e disciplina estipulada.

CONCLUSÕES:
A melhor distribuição e racionalização do espaço físico geraram um ambiente propício e mais adequado para realização de trabalhos relacionados ao ensino e pesquisa, tanto para os alunos, quanto para os funcionários e professores. Os procedimentos de recebimento, descarte e utilização de materiais, reagentes e aparelhos foram padronizados e otimizados, evitando assim desperdício e má utilização dos mesmos, diminuindo gastos com manutenção, reposição e compra. A reorganização e distribuição dos aparelhos e vidrarias facilitaram o controle da utilização dos mesmos, bem como o acesso aos mesmos, reduzindo o tempo de permanência quando inativos. No entanto, a manutenção da organização depende de uma mudança de comportamento por parte de todos os usuários, a mudança nos paradigmas foi o fator de maior dificuldade encontrada neste trabalho.

Instituição de fomento: PROBIC - UNISO

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Organização, Programa 5S, Laboratórios de Ensino

E-mail para contato: fernanda_paiffer@hotmail.com