60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

QUÍMICA NAS SÉRIES INICIAIS: UM ESTUDO DAS PROPOSTAS DE REAÇÕES COM DESPRENDIMENTO DE GÁS CARBÔNICO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS.

Rafael Cava Mori1
Antonio Aprigio da Silva Curvelo1, 2

1. Departamento de Físico-Química/Instituto de Química de São Carlos - IQSC/USP
2. Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC/USP


INTRODUÇÃO:
A Química exige uma considerável capacidade de abstração para sua compreensão, mas pode ser trabalhada com alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, mesmo que estes estejam em uma etapa do desenvolvimento cognitivo marcada ainda por limitações, como afirma a Psicologia do Desenvolvimento. Assim, é desejável que esta ciência seja apresentada aos alunos com ênfase em manifestações concretas dos fenômenos químicos, o que pode ser potencializado através de certas atividades experimentais. A experimentação no ensino de Ciências não deve se restringir à verificação de conceitos previamente trabalhados, mas possibilitar que os alunos atuem como sujeitos de sua aprendizagem, elaborando hipóteses e conclusões pelo confronto de suas explicações sobre o mundo com os resultados obtidos no decorrer dos experimentos. O desprendimento de gás carbônico é uma manifestação concreta da ocorrência de transformações químicas freqüentemente sugerida como atividade experimental para as séries iniciais, envolvendo materiais simples como vinagre e bicarbonato de sódio e possibilitando a observação de uma reação química que se processa rapidamente. Este trabalho busca saber como os livros didáticos de Ciências destas séries incorporam esta atividade entre as suas propostas de experimentos.

METODOLOGIA:
Foram utilizadas as 37 coleções de livros didáticos de Ciências de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental avaliadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2007. Destas 37 obras, apenas 12 foram aprovadas e deverão ser utilizadas nas escolas públicas brasileiras até 2010. Em cada coleção (incluindo os Livros do Aluno e os Manuais do Professor) buscaram-se as propostas de atividades experimentais que envolvessem o desprendimento do gás carbônico como principal processo a ser observado. Cada proposta encontrada neste levantamento foi analisada de acordo com os seguintes critérios : (a) metodologia de execução sugerida pelo livro (demonstração/verificação/investigação); e (b) série (1ª/2ª/3ª/4ª) em que o experimento foi apresentado.

RESULTADOS:
Foram detectadas 18 propostas de experimentos em que o desprendimento de gás carbônico se constitui no principal fenômeno a ser observado na execução da atividade. Oito (44%) propostas tratam de atividades apenas recreativas, sem a intencionalidade de familiarizar os alunos com fenômenos químicos ou sem correlação direta com assuntos da Química. Assim, considerando as dez atividades que, de fato, são experimentais, nove (90%) tratam de verificações e uma (10%) é proposta como demonstração, chamando a atenção o fato de não haver propostas investigativas. As investigações são atividades em geral mais abertas que as demonstrações e verificações, exigindo maior criatividade e envolvimento dos alunos para a sua execução, sendo por isto mesmo mais características de uma abordagem construtivista. Considerando as séries em que são trabalhados os 18 experimentos, as propostas estão concentradas em volumes da 3ª série (56%). Chama a atenção o fato de que as propostas efetivamente experimentais ocorram na 3ª (60%) e 2ª (40%) séries, enquanto que as propostas apenas recreativas ocorram na 3ª e 4ª séries (50% em cada). Esperar-se-ia o inverso, já que na 4ª série os alunos estariam mais bem preparados para trabalhar com o estudo dos fenômenos químicos em uma perspectiva de fato experimental.

CONCLUSÕES:
A abertura para uma maior participação dos alunos não é exclusiva da abordagem investigativa, uma vez que demonstrações e verificações podem, se bem trabalhadas, levar à participação do estudante. Porém, o que se observa no caso dos experimentos que envolvem o desprendimento de gás carbônico, nos livros didáticos analisados, é um grande grau de direcionamento para que o aluno chegue a determinadas conclusões. As propostas efetivamente experimentais, analisadas neste trabalho, de um modo geral, são apenas receitas que exigem do aluno muito pouco em termos de operações mentais e de desenvolvimento de seus conhecimentos prévios, se aproximando mais de uma abordagem tradicional do processo de ensino e aprendizagem. Nos casos analisados, acreditamos que teria sido possível aliar os dois aspectos da atividade (o lúdico, característico das atividades recreativas, e o experimental) sem prejuízo para a formação dos alunos.

Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)



Palavras-chave:  Ensino de Química, Livro didático, Experimentação

E-mail para contato: a4886159@iqsc.usp.br