60ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE DE AQUISIÇÃO DE SINAIS DE VARIÁVEIS BIOMECÂNICAS

Jean Pierre Jarrier Conti1
Elisangela Ferretti Manffra1

1. PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná


INTRODUÇÃO:
Os protocolos de reabilitação auxiliados por estimulação elétrica neuromuscular (EENM) têm um papel importante em várias situações clínicas tais como lesões medulares e acidente vascular cerebral. Nestas situações, estes protocolos possibilitam a execução movimentos que o indivíduo acometido perdeu a capacidade de realizar sozinho. No Brasil, a área de Reabilitação é tecnologicamente ainda incipiente, tendo em vista que os equipamentos de maior complexidade são importados e que há poucos profissionais da saúde especializados no manuseio dessa tecnologia. Existe, portanto, uma grande necessidade de desenvolvimento de sistemas de instrumentação para EENM e "biofeedback" no Brasil, de baixo custo e fácil manuseio. O objetivo principal desse projeto é desenvolver um sistema de aquisição de parâmetros biomecânicos e eletrofisiológicos para aplicação da técnica do "biofeedback" e para o estudo de movimentos funcionais.

METODOLOGIA:
O sistema foi concebido para adquirir sinais de sensores acondicionados entre 0 e 5V e enviá-los, via USB, a um aplicativo capaz de armazenar os dados em um arquivo texto. Para construção do sistema foi utilizado um microcontrolador PIC 18F4550 com conversores A/D de 10 bits. O aplicativo, desenvolvido em linguagem C# (CSharp), permite ao usuário selecionar os canais de entrada e escolher sua taxa de amostragem de cada canal dentre três valores: 100, 500 ou 1000 Hz. Foi desenvolvido um protocolo de comunicação apropriado para codificar as informações de configuração do sistema e para envio dos dados amostrados. Após a construção do sistema, foram realizados testes para determinar a taxa média de comunicação com o microcomputador, para verificar se os canais do A/D estavam funcionando corretamente, e se o protocolo implementado era corretamente decodificado pelo microcontrolador e pelo aplicativo.

RESULTADOS:
A taxa média obtida na USB foi de 22 kBps ou 176 kbps. O teste do sistema produziu um arquivo texto de acordo com o estado das portas A/D amostradas.

CONCLUSÕES:
O sistema resultante atende os requisitos para aquisição de sinais biomecânicos. Para tanto basta utilizar os sensores adequados e os sistemas de acondicionamento de sinais correspondentes. Além disso o sistema, por seu baixo custo e fácil manuseio pode ser usado em outras aplicações.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Aquisição de sinais, Estimulação elétrica, Sinais biomecânicos

E-mail para contato: jpjconti@gmail.com