60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

PROFESSORES, EDUCADORES LEIGOS, AS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL DE MATEMÁTICA EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Cristiane Brito Andrade1, 2, 6
Claudinei Camargo Sant´Ana1, 2, 3, 4, 5

1. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Departamento de Matemática
2. Grupo de Estudos em Educação Matemática / SBEMBA / UESB
3. Museu Pedagógico / UESB
4. Bolsista CAPES / PBIQ
5. Prof. Dr. Claudinei Camargo Sant´Ana / Orientador
6. Graduanda da Licenciatura em Matemática


INTRODUÇÃO:
O presente trabalho trata do desenvolvimento de pesquisa sobre a prática docente, retratando o histórico do envolvimento e desenvolvimento profissional de professores, alunos do curso oferecido pela secretaria estadual de educação para professores sem formação superior na área, com o ensino fundamental e médio de Matemática em escolas da rede municipal e estadual da região da cidade de Vitória da Conquista/Ba. Os referidos professores são alunos do curso de formação de professores em atividade. Os dados foram obtidos com base nos depoimentos dos respectivos professores/pesquisadores entrevistados, tendo como base a metodologia da História Oral. Por tanto, propõe-se a tarefa de fazer a correspondência entre temas recortados das entrevistas e a importância da prática pedagógica de cada um, revelando a contribuição dada para chegarmos ao panorama atual da educação, acompanhando o desenrolar desse processo.

METODOLOGIA:
Na busca de informações sobre o envolvimento de professores com o ensino recorreu-se a fragmentos da história de vida destes profissionais. No estudo realizado com professores do Ensino Fundamental e Médio, alunos do Curso de Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, focalizou-se “as histórias de vida escolar e o percurso inicial de formação intelectual” (BUENO, 2002), bem como, algumas das razões que levaram estes profissionais à prática docente com a Matemática, tendo em vista que cursaram apenas o magistério ao iniciarem as atividades, exceto uma delas, que havia cursado a Licenciatura Curta em Ciências. Para realização do mesmo, inicialmente foi feito um roteiro de entrevista não diretiva com o intuito de permitir “ao entrevistado desenvolver suas opiniões e informações da maneira que ele estimar conveniente” (Richardson, 1999), apenas orientando e estimulando-o, para evitar o distanciamento do tema. As mesmas foram transcritas e delas foi retirado o relato de suas experiências enquanto educadoras. Afinal, segundo o mesmo autor, “toda comunicação que implica a transferência de significados de um emissor a um receptor pode ser objeto de análise de conteúdo.”.

RESULTADOS:
Antes de chegar aos relatos do envolvimento com o ensino de matemática, foi questionado o ingresso na educação, que na maioria dos casos ocorreu devido à necessidade de emprego. Entretanto, um fato que merece destaque é a influência do gênero. O papel de professora é entendido como adequado à mulher. Com relação ao envolvimento com o ensino de matemática, apenas uma das entrevistadas afirmou ter tido afinidade com a disciplina enquanto estudante e ter vocação para o trabalho com a mesma. Nos demais casos, não só comentaram sobre suas dificuldades enquanto alunas, como não desejavam ensinar matemática, a princípio. Isto porque se consideram satisfeitas em trabalhar com a matemática atualmente. Pode-se notar que tiveram influências positivas e negativas quando ainda eram estudantes. Entretanto, o prazer em aprender matemática foi descoberto no contato com a sala de aula. Durante o estágio, ou mesmo por estarem cursando o magistério, algumas delas tiveram oportunidade de aprender “a ser professora e começar a perceber a contradição entre os conteúdos do seu curso de formação e a realidade escolar”. Em relação à formação recebida no magistério, disseram que “o professor era muito bem preparado”. Entretanto, mostraram-se insatisfeitas com o preparo para o ensino de matemática.

CONCLUSÕES:
A elaboração e execução de uma pesquisa com a experiência dos atores sociais, além de expressar mudanças paradigmáticas e rupturas que se operam no âmbito das ciências sociais no decorrer do século XX, permite a obtenção de fontes inéditas e a compreensão do momento e dos comportamentos de determinado grupo. O material obtido destaca as condições que levaram professoras que cursaram o magistério ou cursos afins a lecionar matemática. Pode-se perceber que influências familiares, necessidades financeiras e o fato de serem mulheres foram fundamentais para a inserção das mesmas no magistério e no ensino da disciplina. Na maioria dos casos surgiram dificuldades no entendimento da mesma, desde o momento em que eram estudantes até assumirem a sala de aula. Entretanto, isto não impediu que realizassem seu trabalho de forma competente. Estes fatos servem para enfatizar a importância que tiveram para o desenvolvimento da educação como um todo e principalmente da Educação Matemática. Também se observou a valorização dos professores, que ensinam matemática na região da cidade de Vitória da Conquista, pelo método autobiográfico. Essa valorização também se deve ao Curso de Formação de Professores por lhes proporcionar maior segurança nos conteúdos e o reconhecimento do próprio trabalho.



Palavras-chave:  História oral, Formação, Educação Matemática

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