60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 4. Planejamento Urbano e Regional

DESEMPENHO TÉRMICO DE HABITAÇÃO MULTIPAVIMENTOS DE INTERESSE SOCIAL NO ESTADO DE SÃO PAULO COM VEDAÇÕES EM CONCRETO

Helenice Maria Sacht1
João Adriano Rosignolo2
Fernanda Faria Graçon1

1. Escola de Engenharia de São Carlos/ USP-Departamento de Arquitetura e Urbanismo
2. Prof. Dr. Orientador EESC-USP


INTRODUÇÃO:
A redução do déficit habitacional brasileiro deve ser resultado, além de políticas públicas adequadas, de projetos para desenvolvimento e construção de habitações de interesse social com baixo custo e desempenho satisfatório. Diante disso neste trabalho especificamente, o objeto de estudo será o sistema construtivo de painéis monolíticos de concreto moldados in loco, presente no Brasil desde a década de 80. Esse sistema apresenta maior produtividade e menor desperdício quando comparado aos usualmente empregados na área de habitação de interesse social. Nesse sistema as características do concreto empregado, principalmente a trabalhabilidade têm um papel fundamental na execução e no desempenho dos painéis de vedação. Para a consolidação da utilização desse sistema ainda são necessários alguns estudos sobre suas propriedades, como a massa específica dos concretos de acordo com o local a ser empregado, características estas ligadas diretamente às questões de desempenho térmico que serão abordadas especificamente nesse estudo. Com base nisso, apresenta-se uma proposta de avaliação do desempenho térmico de uma tipologia habitacional multipavimentos (V052H-01) executada pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) no Estado de São Paulo.

METODOLOGIA:
Esta avaliação de desempenho térmico foi realizada com base nas recomendações do projeto de norma de desempenho de edifícios habitacionais de até 5 pavimentos (ABNT, 2007) para os dias críticos de projeto, sendo para inverno (22 de junho) e para verão (22 de dezembro), em 4 cidades representativas das Zonas Bioclimáticas Brasileiras presentes no Estado de São Paulo, sendo elas: São Paulo, São Carlos, Santos e Presidente Prudente. Para tal avaliação foi empregada simulação computacional com o software Arquitrop 3.0, para uma tipologia habitacional multipavimentos em fase de projeto (V052H-01) utilizada pela CDHU, isso considerando o emprego de painéis de concreto com massas específicas variadas (1600, 1800, 2000, 2200 e 2400 Kg/m³) e 8 cm de espessura. Essa análise deu-se para a tipologia do pavimento da cobertura e do pavimento intermediário, neste caso o segundo pavimento. Foi analisada especificamente a influência das diferentes massas específicas dos painéis no desempenho térmico da edificação.

RESULTADOS:
Analisando os resultados, observou-se que para o inverno nem mesmo o nível mínimo de desempenho (M) (T mínima interna ≥ T mínima externa + 3º C) foi atendido de acordo com o projeto de norma para as localidades analisadas, para ambos os pavimentos. Porém, no inverno observa-se temperaturas mínimas internas mais elevadas para as maiores massas específicas e ainda, as temperaturas mínimas internas apresentaram-se elevadas em cerca de 0,5 ºC para as tipologias da cobertura. Para o verão, observou-se que nas tipologias da cobertura nem mesmo o nível mínimo de desempenho (M) (T máxima interna ≤ T máxima externa) foi atendido. Já nas tipologias do pavimento intermediário, para a cidade São Paulo todas as tipologias atenderam ao nível mínimo de desempenho, com exceção da tipologia com painéis de massa específica 1600 Kg/m³. Para São Carlos, as tipologias com painéis de maior massa específica (2400 e 2200 Kg/m³) também atenderam ao nível mínimo de desempenho. Igualmente ao que ocorreu para o inverno, as tipologias do pavimento da cobertura, em grande parte dos casos apresentaram temperaturas internas mais elevadas em cerca de 0,5 a 1ºC em relação às tipologias do pavimento intermediário.

CONCLUSÕES:
Observou-se que para ambas as estações, apesar de grande parte não ter atendido aos níveis de desempenho, que apresentaram melhor desempenho térmico tanto para inverno quanto para o verão as tipologias com maiores massas específicas (2400 Kg/m³). O acréscimo na temperatura interna para as tipologias da cobertura de cerca de 1ºC se explica pelo fato do telhado ser o componente mais exposto à radiação solar. Grande parte dessa energia é absorvida e transferida para o interior das edificações, aumentando os ganhos térmicos e conseqüentemente, elevando a temperatura interna. Salienta-se que o fato de determinada tipologia não atender aos níveis de desempenho estabelecidos por norma não implica exatamente em inadequação do tipo de painel para aplicação em determinados locais de acordo com a zona bioclimática. Para minimizar esses problemas podem ser agregados ao sistema construtivo, propostas para adequação climática com soluções passivas que implicam em menores custos para esse tipo de habitação.

Instituição de fomento: FAPESP-Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo



Palavras-chave:  Desempenho térmico, Habitação Multipavimentos, Painéis Monolíticos de Concreto

E-mail para contato: nicesacht@yahoo.com.br