60ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil

ANÁLISE DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS PRESENTES NAS EDIFICAÇÕES DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP

Marta Francisca Suassuna Mendes de Souza1
Nilson Tadeu Mascia2

1. Departamento de Estruturas - FEC / UNICAMP
2. Prof. Dr. Nilson Tadeu Mascia - DES - FEC - UNICAMP - Orientador


INTRODUÇÃO:
As estruturas se caracterizam por serem as partes mais resistentes de uma construção, absorvendo e transmitindo esforços, o que é essencial para a manutenção da segurança e da solidez de uma edificação. Uma estrutura é formada por elementos estruturais, que combinados dão origem aos sistemas estruturais. A finalidade de uma estrutura é transmitir as ações sofridas por ela para o solo, sendo, portanto, construída com materiais que não são perfeitamente rígidos, chamados materiais estruturais. Os sistemas e materiais estruturais utilizados em uma edificação são escolhidos tendo por base a segurança e estabilidade da estrutura, aspectos arquitetônicos e estéticos, relação custo-benefício e praticidade na execução do projeto. Através da análise de cada edificação e de um estudo dos elementos e materiais estruturais que originam os sistemas estruturais, é possivel identificá-los, classificando-os e analisando o porquê de sua utilização em cada edificação. Tal estudo nos permite entender como se comporta individualmente cada sistema estrutural, além de sua contribuição para a estabilidade da edificação. Além disso, o projeto visa a elaboração de uma apostila para alunos iniciantes na área, já que apresenta o tema de uma maneira simples e cotidiana.

METODOLOGIA:
O trabalho de pesquisa foi desenvolvido tendo por base a escolha de edificações presentes no campus da Universidade Estadual de Campinas. Primeiramente, foi realizada uma visita a cada edificação para que fossem colhidas informações a respeito do material utilizado, dos elementos e sistemas estruturais presentes e de seus aspectos arquitetônicos. Além disso, a visita a cada obra foi documentada com fotografias, essenciais para o estudo posterior da estrutura. Em seguida, foram realizadas pesquisas que visavam obter informações sobre o histórico da obra, possibilitando o entendimento de como e com que objetivos o projeto foi idealizado e executado. Por fim, a análise qualitativa (baseada na observação da estrutura), aliada ao estudo bibliográfico, permitiu que fosse possível compreender de que maneira eram distribuídos os esforços na edificação, sendo ambos essenciais para que os objetivos propostos fossem atingidos.

RESULTADOS:
Os resultados obtidos no projeto de pesquisa foram satisfatórios, tendo em vista que corresponderam às expectativas iniciais. A escolha das edificações foi muito importante para o resultado final, já que buscou-se estudar construções que apresentavam diferentes tipos de sistemas estrurais e nas quais, em geral, o sistema estrutural era o aspecto principal do projeto idealizado. Como exemplo, podemos citar o Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, no qual o sistema estrutural predominante era a treliça espacial. Tal treliça foi escolhida tendo em vista o grande vão existente, sendo esse sistema estrutural o responsável por cobrir grandes áreas sem a necessidade de se usar um grande número de pilares, diminuindo o custo e facilitando a execução do projeto. Também foram observadas treliças, dessa vez planas, na estrutura do Restaurante Universitário. No caso do prédio de aulas da FEC, foi utilizada alvenaria estrutural devido à praticidade e ao custo-benefício que a mesma proporciona. Nessa edificação foi possível estudar também as lajes e vigas e entender sua importância na estrutura. A grande casca cilíndrica presente na Casa do Lago, por exemplo, nos mostrou que os aspectos estéticos podem ser aliados às necessidades estruturais da edificicação de maneira satisfatória.

CONCLUSÕES:
O presente projeto nos possibilitou concluir que o estudo dos sistemas estruturais é muito importante para compreender a distribuição de esforços em uma edificação. A análise e observação da mesma, ainda que não se leve em conta aspectos quantitativos, são uma ferramenta interessante para o aprendizado na área de estruturas, instigando o aluno a buscar informações na bibligrafia e compará-las com o que foi observado, facilitando a compreensão do conteúdo. Os materiais estruturais são decisivos no estudo da estrutura, já que possuem diferentes características e resistências. A escolha do material está ligada diretamente aos sistemas estruturais que serão utilizados, sendo ambos de grande importância para o equilíbrio final da edificação. Assim, a escolha de um sistema estrutural está ligada a vários aspectos e não apenas à estabilidade. A estética da construção e seu projeto arquitetônico devem ser considerados, assim como o custo-benefício final. O estudo dos sistemas estruturais é, portanto, de grande importância para o aluno iniciante, já que entender como agem os esforços na edificação e como cada sistema é responsável por neutralizá-los é o primeiro passo para que se possa iniciar um estudo quantitativo, que é bem mais complexo, a respeito do comportamento da estrutura.

Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  sistemas estruturais, elementos estruturais, materiais estruturais

E-mail para contato: marta_suassuna@hotmail.com