60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

A METAMORFOSE CIRCENSE E SUA APLICABILIDADE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

Luiz Eduardo Benini1
Marizabel Kowalski1

1. Universidade Federal de Viçosa/ Departamento de Educação Física


INTRODUÇÃO:
Educação Física, cultura, escola e circo são palavras na qual este trabalho centrou-se, ou seja, no estudo da construção histórica do Circo, desde sua origem passando pelas suas modificações sócio-historicas criando assim meios de compreender suas atuais organizações (Circo Tradicional e Circo Novo), além de possibilitar a inclusão da arte e técnicas circenses como conteúdo a ser sistematizado proposto dentro dos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais Brasileiros (PCN’S) da Educação Física Escolar, construindo um perfil educativo destas técnicas, tendo por intermédio às aulas já aplicadas no extinto Projeto de Extensão Circo da Gente da Universidade Federal de Viçosa. Sabendo que o Circo como uma manifestação cultural é dotado de sentido e significado e, atualmente é tido como arte marginalizada, esta pesquisa fundamentou-se no conceito de escola como formadora de crianças/jovens e não como profissionalizante, para proporcionar a estes uma sinestesia espaço-temporal, aumento de motricidade e melhora dos aspectos socio-cognitivos, assim como contribuir substancialmente para o processo educativo.

METODOLOGIA:
Diante dos dados o processo e/ou caminho percorrido foi o do dialético-histórico e materialista. Inicialmente analisaram-se pessoas próximas ao circo por meio da observação participante e em seguida partiu-se para a realização de entrevistas e, possível avaliação de objetos bibliográficos. Num segundo momento, abordar os planos de aula feitos durante o Projeto de Extensão Circo da Gente, analisando a metodologia utilizada e possível sistematização deste ensino para o âmbito escolar.

RESULTADOS:
Acredita-se que a pouca evidência do Circo dentro da sociedade deve-se a um processo de metamorfose pelo qual veio passando através dos tempos, acarretando na sua caracterização como arte marginalizada e na dificuldade de transposição desta para o meio escolar, vinculando às suas atividades como meio metodológico e, atrelando-a ao conteúdo pedagógico.

CONCLUSÕES:
Em andamento.

Instituição de fomento: PROBIC /FAPEMIG

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Educação Fisica, Circo, Escola

E-mail para contato: eduardo_nemo@yahoo.com.br