60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 1. Comportamento Político

AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DOS CANDIDATOS A GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE NO HORÁRIO GRATUITO DE PROPAGANDA ELEITORAL NAS ELEIÇÕES DE 2006

PAULO LENNON COSTA FRANÇA SILVA1
JOÃO EMANUEL EVANGELISTA1

1. UFRN


INTRODUÇÃO:
A MÍDIA TELEVISIVA TEM SIDO, NOS PROCESSOS ELEITORAIS, UM INSTRUMENTO PODEROSO UTILIZADO PELOS CANDIDATOS A FIM DE PROMOVEREM SUAS CAMPANHAS ELEITORAIS NO SENTIDO DE CONSTRUIREM SUA IMAGEM PÚBLICA E,ATRAVÉS DESSA IMAGEM A QUAL SE UTILIZANDO DO DISCURSO COMO UM MEIO PROFÍCUO PARA SUA CONSTRUÇÃO,PERSUADIR OS ELEITORES. A PRESENTE PESQUISA VISA ANALISAR AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS UTILIZADAS PELOS CANDIDATOS NO HGPE (HORÁRIO GRATUITO DE PROPAGANDA ELEITORAL) DAS ELEIÇÕES 2006 PARA GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

METODOLOGIA:
A ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS POLÍTICO-DISCURSIVAS FOI REALIZADA ATRAVÉS DA COLETA DOS PROGRAMAS ELEITORAIS DO PRIMEIRO E DO SEGUNDO TURNO DA REFERIDA ELEIÇÃO. UTILIZANDO-SE DA METODOLOGIA PROPOSTA NA OBRA “ENQUADRAMENTO DA MÍDIA E POLÍTICA” PELO PROFESSOR MAURO P. PORTO, CADA PROGRAMA FOI SUBMETIDO AO PROCESSO DE “DECUPAGEM”. TAL METODOLOGIA ENVOLVE O CONCEITO DE “APELO” EM SUA BASE, O QUAL SE REFERE ÀS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS PARA A CRIAÇÃO DA IMAGEM DO CANDIDATO.CADA APELO ANALISÁDO FOI CLASSICADO COMO SENDO UM DOS SEGUINTES TIPOS: POLÍTICAS PASSADAS-(REALIZAÇÕES DO CANDIDATO QUANDO EXERCEU NO PASSADO CARGO ELETIVO), POLÍTICAS FUTURAS-(PROPOSTAS DE GOVERNO), ATRIBUTOS PESSOAIS(QUALIDADES DA PESSOA DO CANDIDATO), PARTISÃO(APOIOS RECEBIDOS DE PARTIDOS POLÍTICOS,PERSONALIDADES,MOVIMENTOS SOCIAIS,ETC.), IDEOLÓGICO (RELACIONA A CANDIDATURA COM CATEGORIAS COMO ESQUERDA, DIREITA, SOCIALISTA,LIBERAL,ETC., SIMBÓLICO (VALORES CULTURAIS,MITOS,IDEAIS), ANÁLISE DE CONJUNTURA (AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO ATUAL DO ESTADO), METACAMPANHA(PROMOÇÃO DA CAMPÁNHA), PONTUAÇÃO-MÚSICA(TRILHAS SONORAS), PONTUAÇÃO-VINHETA(VINHETAS),OUTROS (CATEGORIA QUE NÃO SE ENCAIXEM NOS DEMAIS TIPOS DE APELOS), ATAQUES PESSOAIS (ACUSAÇÃO DIRIGIDA A (OS) ADVERSÁRIO (S), DEFESA (DEFESA CONTRA ATAQUES DO (S) ADVERSÁRIO (S).

RESULTADOS:
A ANÁLISE DOS PROGRAMAS QUE PASSARAM PELO PROCESSO DE “DECUPAGEM” MOSTRA QUE ENTRE OS CANDIDATOS MENOS COMPETITIVOS O APELO MAIS UTILIZADO FOI A “ANÁLISE DE CONJUNTURA” SEGUIDO PELA “PONTUAÇÃO-VINHETA”. QUANTO AOS CANDIDATOS DE MAIOR EXPRESSÃO NESTA CAMPANHA OBSERVA-SE QUE AS ESTRATÉGIAS MAIS UTILIZADAS NO PRIMEIRO TURNO FORAM OS APELOS DENOMINADOS “ POLÍTICAS PASSADAS” SEGUIDO DAS “PONTUAÇÕES”. NO SEGUNDO TURNO OS APELOS MAIS UTILIZADOS FORAM AQUELES DENOMINADOS “ POLÍTICAS PASSADAS”, “POLÍTICAS FUTURAS” E “ATAQUES PESSOAIS”.

CONCLUSÕES:
OS DADOS OBTIDOS NA PESQUISA SUGEREM QUE OS CANDIDATOS PERTENCENTES AOS PEQUENOS PARTIDOS, PELO FATO DESTES POSSUÍREM POUCOS MEMBROS OCUPANDO CARGOS ELETIVOS E, CONSEQUENTEMENTE, TEREM DIFICULDADES DE FORMAREM ALIANÇAS OU COLIGAÇÕES, TENDEM A DIRECIONAR SUAS CAMPANHAS PARA UM “CHAMADO” À REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS POLÍTICAS ATUAIS. QUANTO AOS CANDIDATOS MAIS IMPORTANTES DA DISPUTA EM QUESTÃO, PODE-SE PERCEBER A GRANDE PREOCUPAÇÃO DOS SEUS “MARQUETEIROS” COM A CONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM PÚBLICA BASEADA NA PERSUASÃO POR MEIO DA “CONQUISTA” DO PÚBLICO-ELEITOR, REITERANDO AS EVIDÊNCIAS DAS TRANSFORMAÇÕES DA POLÍTICA COM A GENERALIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA NA SOCIEDADE E A CENTRALIDADE DA TELEVISÃO NAS CAMPANHAS ELEITORAIS E NA MEDIAÇÃO ENTRE OS CIDADÃOS, A SOCIEDADE CIVIL E AS INSTITUIÇÕES DA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA (MANIN E GOMES).

Instituição de fomento: CNPQ

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  POLÍTICA, ELEIÇÕES, MÍDIA

E-mail para contato: paulolennon@yahoo.com.br