60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social

AS REPRESENTAÇOES SOCIAIS CONSTRUIDAS POR PESSOAS IDOSAS ACERCA DA VIOLÊNCIA

Pamela de Sousa Gonzaga1
Maria do Carmo Eulálio1, 2
Adriana Alves de Oliveira1

1. Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
2. Profa. Dra. / Orientadora


INTRODUÇÃO:
AA violência é um fenômeno crescente no Brasil e atinge os mais distintos setores sociais com conseqüências na qualidade de vida e nas condições de saúde da população. O objetivo deste trabalho foi descrever e compreender as atitudes de pessoas idosas frente à violência. A importância desta pesquisa justifica-se em poder contribuir no incremento de políticas públicas que garantam mais segurança, amparo, bem-estar e qualidade de vida para essas pessoas.

METODOLOGIA:
Esse trabalho faz uma parte da pesquisa aprovada em edital pelo MS/CNPQ/FAPESq, denominada "Avaliação da qualidade de vida de idosos portadores de doenças crônicas: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica". Antes do início da pesquisa, o projeto foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa conforme a recomendação do Conselho Nacional de Saúde, segundo a Resolução 196. O estudo foi de tipo descritivo e analítico com abordagem qualitativa. A amostra foi não probabilística e o critério de escolha foi por acessibilidade e aceitabilidade, tendo a saturação como fator determinante da quantidade de participantes. Nesta pesquisa participaram 22 idosos com faixa etária igual e/ou superior a 60 anos de idade, de ambos os sexos, domiciliados na zona rural do município de Campina Grande-PB. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a associação livre de palavras, o questionário sócio-demográfico e a entrevista semi-diretiva. Os dados objetivos foram analisados através da estatística descritiva e os dados subjetivos foram submetidos à análise de conteúdo categorial temática.

RESULTADOS:
Os resultados indicaram que os idosos associaram a violência de forma imediata ao desejo da não existência da violência, aos sentimentos negativos que ela envolve e que é ao mesmo tempo envolvida, as pessoas que causam violência, e expressaram os seus sentimentos negativos relacionados à violência. O sentido da violência para esses idosos é sustentado numa imagem negativa tanto no plano moral, explicada principalmente pela falta de Deus, e no plano da agressão física, manifestada de diversas formas, tendo como efeito maior a morte. As conseqüências da violência expressas foram principalmente de ordem psicológica, pois afirmam tristeza, depressão e medo, em contra partida depositam esperança em punição para quem mereça, e quando sentem-se impotentes frente a violência relatam sentimentos de raiva e de revolta.

CONCLUSÕES:
As conclusões apontam que os idosos são imbuídos de um forte sentimento religioso de vigília constante, pois recorrem a este constantemente, tanto para livrarem-se de serem acometidos pela violência, como para invocarem justiça para os violadores da paz. Enfim, a violência sempre acontece com a outra pessoa, talvez essa crença seja explicada pela fé protetora, significando uma espécie de amuleto para afastar todo malefício advindo pela violência.

Instituição de fomento: FAPESq- CNPq- PIBIC/UEPB

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Violência, Idosos, Representações Sociais

E-mail para contato: pamela.de.sg@gmail.com