60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional

ABERDEEN (UK): UM OLHAR PARA UM FUTURO PÓS-PETRÓLEO

Rafael Corrêa Borba1
Romeu e Silva Neto2

1. Núcleo de Estudos em Estratégias em Desenvolvimento – NEED. CEFET Campos.
2. Professor Dr. Orientador/ Coordenador do NEED/ CEFET Campos.


INTRODUÇÃO:
A atual conjuntura indica que a economia mundial está sob o impacto de uma nova crise energética explicitada por diversos fatores, dentre eles: o elevado preço do barril do petróleo (superior ao da crise da década de 70); pressões ambientais por combustíveis alternativos que minimizem os impactos do aquecimento global; e principalmente pela redução da oferta global de petróleo, fruto do declínio das atividades de Exploração e Produção (E&P) de petróleo em diversas regiões do mundo, principalmente no Mar do Norte, Reino Unido. Após décadas de intensa E&P de petróleo, o Reino Unido sofre nos últimos anos com um irreversível declínio na produção de petróleo. Base da exploração britânica de petróleo no Mar do Norte, a cidade escocesa de Aberdeen tem como escopo ser a primeira do mundo a ser abastecida por energias renováveis. Este trabalho tem como objetivo investigar o declínio do volume da produção de petróleo no Mar do Norte e analisar o projeto da cidade escocesa de ser líder no segmento de energias renováveis, expondo a proposta de Aberdeen como um modelo para cidades que sediam atividades offshore de E&P de petróleo - como a cidade brasileira de Macaé, base da Petrobras na Bacia de Campos - visando alertar, antecipadamente, para a implementação de políticas públicas que reduzam os possíveis impactos em um futuro pós-petróleo.

METODOLOGIA:
O delineamento da pesquisa adotado é um estudo de caso alicerçado em um levantamento bibliográfico. A metodologia utilizada na realização deste trabalho tem caráter exploratório e descritivo e consiste em três etapas principais. Na primeira etapa, foi realizado um extenso levantamento bibliográfico. Na segunda etapa, foram realizadas coletas de dados em sites governamentais nacionais e internacionais de dados estatísticos de grande relevância para o para o desenvolvimento da pesquisa. Paralelamente, foram realizadas traduções de textos e de artigos sobre a cidade de Aberdeen. Após a coleta de dados, na terceira e última etapa foi realizada a análise e interpretação dos dados e elaboração dos resultados e conclusões.

RESULTADOS:
Nos últimos anos, o Reino Unido sofre com um acentuado declínio na produção de petróleo. O pico da produção ocorreu no final a década de 1990, com uma produção de 2,9 milhões de barris por dia (bpd), sendo que em 2007 a produção havia caído para cerca de 1,6 milhões bpd. Aberdeen, por ser base da exploração britânica, é a cidade que mais sofre economicamente com o declínio na produção do Mar do Norte. (Royal Bank of Scotland, Oil and Gas Index, 2007). Em uma ousada alternativa que visa tanto reestruturar a cadeia produtiva da região quanto buscar alternativas que visem minimizar a dependência energética britânica ao petróleo, Aberdeen já se prepara para uma era pós-petróleo. A cidade escocesa fez uma aliança com a Aberdeen Renewable Energy Group (AREG), uma parceria público-privada que tem como objetivo ajudar a identificar e promover novas oportunidades de energia no norte da Escócia. A AREG representa um investimento de £ 22,5 milhões apoiado pelo Fundo de Crescimento de Cidades da Escócia. Entre um dos principais objetivos da AREG é a construção de um parque eólico offshore ao longo da costa de Aberdeen, gerando oportunidades de emprego neste setor e fornecendo eletricidade “verde”, contribuindo para reduzir a dependência nacional ao petróleo no setor energético (AREG, 2008).

CONCLUSÕES:
No alvorecer do século XXI, o petróleo, principal matriz energética da sociedade capitalista e um dos maiores propulsores e sustentáculos da economia mundial, está em crise. O Reino Unido, uma das principais economias do mundo, sofre com um vertiginoso declínio da principal matriz energética mundial. Visto que o petróleo é um recurso natural não-renovável, a cidade mais impactada pela pelas atividades de E&P de petróleo no Reino Unido já se prepara para um futuro pós-petróleo. O projeto da cidade escocesa de desenvolver tecnologias em energias renováveis é um importante exemplo a ser seguido por regiões que têm suas economias altamente dependentes das atividades petrolíferas, como por exemplo, a cidade brasileira de Macaé, que atualmente vive o seu boom do petróleo, para que reflitam e busquem políticas e estratégias que reduzam a dependência energética brasileira ao petróleo, além de visar minimizar os impactos econômicos em uma era pós-petróleo, visto que a economia da cidade de Macaé é muito dependente das atividades petrolíferas. Destarte, o fomento à diversificação produtiva e o desenvolvimento de tecnologias de energias renováveis, são importantes alternativas para a cidade de Macaé se preparar para um futuro pós-petróleo. Referências Aberdeen Renewable Energy Group (AREG). The Future of Energy. 2008. Royal Bank of Scotland, Oil and Gas Index. 2007

Instituição de fomento: CNPQ/CEFET Campos

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Petróleo, Desenvolvimento, Energias Renováveis

E-mail para contato: rafaelcb@gmail.com