60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

A CRIANÇA NOS RETRATOS DE LUIZ PUCCI: REVELANDO IMAGENS E HISTÓRIAS DA INFÂNCIA E SUA EDUCAÇÃO EM GOIÁS

Marcos Antônio Soares1
Ivone Garcia Barbosa2
Eloy San Carlo Maximo Sampaio3

1. Prof. Dr. - Faculdade de Artes Visuais - UFG
2. Profa. Dra. - Faculdade de Educação - UFG
3. Graduando de Psicologia - Faculdade de Educação - UFG


INTRODUÇÃO:
O presente trabalho faz parte do estudo em andamento no projeto Imagens e histórias da infância: mediações do olhar fotográfico sobre a criança e sua educação em Goiás, o qual se integra à pesquisa Políticas públicas e educação da infância em Goiás: história, concepções, projetos e práticas, em desenvolvimento pelo Grupo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em diferentes contextos (Gepied), coordenado pela professora Dra. Ivone Garcia Barbosa, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG). Este tem como foco a história da educação e da infância em Goiás que se expressa em imagens fotográficas de pioneiros da fotografia no Estado de Goiás, em particular, os retratos de criança que compõem o álbum de Luiz Pucci, produzido na primeira metade do século XX. Situado num contexto de transformações, no qual diferentes fontes históricas são utilizadas como possibilidades válidas de análise e compreensão da realidade, há que se destacar que a fotografia se apresenta, há mais de um século, como uma fonte fértil e essencial para o estudo do passado. Esperamos, com este estudo, aproximar de certas particularidades que demarcaram e que podem, ainda hoje, estar presentes em diferentes realidades de infância e educação em Goiás.

METODOLOGIA:
Dentre as publicações brasileiras, atualmente, ainda são raros os estudos conceituais e metodológicas sobre o uso da fotografia como fonte histórica, o que de certo modo aumenta os desafios de realização desse tipo de pesquisa. Reconhecendo que a metodologia deve ser estruturada com base na realidade-objeto de estudo, entendemos que é a realidade que acaba por influenciar na escolha das metodologias e adequações necessárias, levando-se em conta os dados disponíveis e as suas especificidades. Com estes pressupostos, inicialmente, foi estabelecido o contato e a parceria com o Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS/GO), o qual disponibilizou o acesso e a digitalização do álbum de fotografias doado pela família de Luiz Pucci – num total, aproximado, de 300 fotografias, 125 foram escolhidas para estudo. Simultaneamente ao processo de digitalização das imagens, encaminhou-se a seleção das fotografias vinculadas à temática e o estudo da bibliografia referendada, prioritariamente, numa perspectiva sócio-histórico-dialética de infância e educação, com destaque para: Ariès (1981); Barbosa (2006); Borges (2005); Ciavatta (2002); Kossoy (2002); Leite (2001); Schaff (1995); Valdez (2003); entre outros.

RESULTADOS:
As reflexões advindas do estudo da obra de Luiz Pucci permitiram reconhecer a necessidade de um desenvolvimento mais acentuado das questões teórico-metodológicas que permeiam a fotografia e a sua constituição como um objeto para a análise histórica. Consideráveis avanços vêm ocorrendo na compreensão deste campo, principalmente nas últimas décadas, porém, ainda é surpreendente a raridade de material adequado aos estudos. A apreensão do fenômeno histórico da infância, mediante as fotografias de Pucci, denuncia um sentido social construído em torno desta fase da vida, evidenciando, por exemplo, a presença marcante da religiosidade na educação das crianças, em especial, das pertencentes ao sexo feminino. A configuração familiar, em muitas fotografias, corresponde ao modelo patriarcal – típico da sociedade brasileira dos anos 30 e 40 do século passado. Embora se observe modos diferenciados de vida, predominam nas imagens um contexto de privação e valorização da vida familiar. Devido ao fato da pesquisa estar em andamento, muitas questões ainda permanecem em aberto, como o sentido social das vestimentas das crianças, as relações dos cenários com os sujeitos fotografados, a simbologia de posturas e gestos, entre outros aspectos.

CONCLUSÕES:
Conforme indica a bibliografia pertinente, os estudos que abordam a importância histórica e metodológica da fotografia no campo educacional são, ainda, raros. Tal condição, em parte, é tributária de seu percurso histórico no contexto das ciências humanas, o que demanda, para a superação dessa condição, entre outros aspectos, uma atitude propositiva dos estudiosos em relação às possibilidades de pesquisas com imagens fotográficas. Acreditamos que a realização de tais estudos pode favorecer a compreensão das práticas educativas que se processam em diferentes contextos e tempos sociais – nos quais estas são também documentadas por variados meios. Há que se ressaltar o papel fundamental de instituições que preservam traços da memória de uma sociedade, conforme é realizado no MIS/GO. Apreende-se, neste momento da pesquisa, que a análise da produção fotográfica de Luiz Pucci atende a diferentes intenções, configurando-se como uma possibilidade fértil e ampla de reflexão sobre a ciência histórica e pedagógica, sobretudo, em relação à história da criança e de sua educação em Goiás.

Instituição de fomento: Universidade Federal de Goiás - Prolicen



Palavras-chave:  educação e infância, educação em Goiás, fotografia e Luiz Pucci

E-mail para contato: marcos.ufg@terra.com.br