60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

TELEMÁTICA E LITERATURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES

Sandra Sales Brasiliano1
Sonia Schechtman Sette2

1. Prefeitura do Recife/PR-Secretaria de Educação, Esporte e Lazer/SEEL
2. Profª.Drª.Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania-DGTEC-Orientador


INTRODUÇÃO:
Projeto desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino do Recife, nas classes de Grupo V, Ciclos I e II. Consiste em promover intercâmbio entre professores e alunos de classes do Recife, como também classes de Recife com classes de outros estados ou países, através de correspondências interescolares via e-mail. O Projeto Telemática e Literatura na Formação de Leitores tem como objetivo favorecer as aprendizagens das crianças pela utilização dos meios de comunicação, informação e de criação, possibilitando: desenvolver a linguagem oral e a escrita, ambas em situação real de uso; associar simultaneamente diversos modos de expressão e familiarizar-se com idiomas e culturas diferentes, favorecendo desde a mais tenra idade a aceitação das diferenças. O Projeto trabalha na formação de leitores com o texto da correspondência, enquanto unidade básica de ensino, em um contexto significativo e encontra na tecnologia um instrumento facilitador do processo.

METODOLOGIA:
A metodologia desenvolvida neste projeto é o de aprendizagem colaborativa, onde classe de uma escola se corresponde com classe de outra escola. O Projeto trabalha na formação de leitores com o texto da correspondência, enquanto unidade básica de ensino, em um contexto significativo e encontra na tecnologia um instrumento facilitador do processo. A partir de uma temática vivenciada na sala de aula, os textos são construídos coletivamente e enviados para a classe parceira via e-mail. Semanalmente, os estudantes vão ao laboratório, acessam o e-mail e verificam se chegou nova mensagem. O texto é impresso com tamanho de fonte maior e levada para a sala, onde é explorada e construída uma nova mensagem a ser enviada. Vale salientar que é neste momento que surge a possibilidade de refletir sobre a língua e, conseqüentemente, elaborar conceitos acerca da função social da escrita. A formação dos professores envolvidos no Projeto ocorre de três formas: presencial (uma vez no mês esses professores participam de uma formação na Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania); a distância (no ambiente virtual de aprendizagem e-proinfo) e vivencial (semanalmente a escola participante recebe a visita de um professor-multiplicador).

RESULTADOS:
Alunos das turmas participantes já identificam elementos constituintes de uma carta; Os textos têm servido como instrumento de alfabetização; A utilização dos recursos das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) tem estimulado a produção do texto escrito; As mensagens têm motivado a socialização via e-mail de histórias lidas em sala de aula e pesquisas sobre assuntos em diversas áreas do conhecimento;Melhor desempenho dos estudantes nas competências da oralidade, leitura e escrita;Consolidação de Redes de leitores;Apropriação por parte dos professores do uso das TICs na sua prática pedagógica.

CONCLUSÕES:
A partir dos resultados alcançados, podemos concluir que o Projeto contribui para a construção coletiva de conhecimento, permite aos estudantes e professores aprender fazendo e estimula a produção autoral. O Projeto favorece: a formação mútua de professores e alunos quanto ao uso das TICs na Educação Infantil e Ensino Fundamental, a interatividade entre as classes, o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, ferramentas do pensamento e da comunicação, garantia fundamental do sucesso escolar, e a criação de uma comunidade de aprendizes que cooperam quanto as suas aprendizagens.

Instituição de fomento: Prefeitura do Recife

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Aprendizagem colaborativa, Telemática, Leitores

E-mail para contato: sandrabrasiliano@yahoo.com.br