60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano

A EVASÃO ESCOLAR E SEUS SIGNIFICADOS PARA ALUNOS PROFESSORES E FAMÍLIA

Leila Jorge1
Renato de Souza Barbeti1

1. UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA


INTRODUÇÃO:
A escola, segunda mais importante instância socializadora na vida das pessoas guarda significado que ultrapassa o relacionado com sua função de transmissora de ensinamentos, assumindo lugar definidor nas relações de sucesso/fracasso. Evidências de grande número de determinantes nos resultados das experiências escolares não tem sido suficiente para retirar do aluno a responsabilidade pela sua auto expulsão da escola. A explicação reside não na má vontade dos que julgam e sim ao significado socialmente atribuído às dificuldades escolares. O que a escola significa como problema de aprendizagem/comportamento é resultado de experiências desenvolvidas nas interações construídas. Respondendo a convocação da Promotoria Infância/Juventude, o Centro de Psicologia da UNIMEP junto com Diretoria de Ensino, Secretaria Municipal Educação, Conselho Tutelar, participou durante um ano de discussões sobre a evasão escolar no município de Piracicaba. O significado da evasão como fenômeno restrito ao aluno permaneceu inalterado. Partindo da premissa que significados redefinem as percepções e que reconhecê-lo permite transformá-lo é objetivo do trabalho identificar e descrever a percepção de alunos professores pais sobre determinantes da evasão, analisar com os mesmos os significados encontrados.

METODOLOGIA:
Foram Participantes voluntários da pesquisa: 10 alunos do ensino médio de uma escola pública de Piracicaba, 6 professores, 5 mães e 1 pai de alunos desta escola. Foram realizadas entrevistas semi dirigidas, áudio gravadas, transcritas e analisadas com todos os participantes. As entrevistas partiam de uma pergunta central “na sua opinião, que motivos levariam um aluno a se desinteressar e até a abandonar a escola”. A análise das entrevistas de alunos, professores e pais seguiram a metodologia utilizada por Jorge (1996) e compreende três fases: Classificação das falas de acordo com sua natureza, Identificação das classes de conteúdo das falas, Classificação das falas de acordo com seu conteúdo. Na primeira fase foram identificadas nas falas dos participantes as percepções presentes sobre os determinantes da evasão escolar e os indicadores da percepção. Na segunda fase foram identificadas nas percepções e indicadores das percepções a que elas se referiam, buscando elementos em comum nas diferentes percepções e indicadores para a partir daí criar classes de conteúdo das percepções e dos indicadores das percepções. Na terceira fase foram identificadas classes de conteúdo presentes nas percepções e nos indicadores das percepções de alunos, professores e pais.

RESULTADOS:
Os dados obtidos permitem identificar que para os 10 alunos entrevistados os principais motivos que levariam um aluno a se desinteressar e abandonar a escola se agrupam em 17 classes de conteúdos de percepções. A maior freqüência de respostas dos alunos pertence à classe desinteresse do próprio aluno em relação à escola, seguida de desinteresse dos pais pela vida escolar dos filhos e interferência do trabalho na vida escolar. Estes parecem assumir para si e seus pais a responsabilidade sobre o fracasso escolar. Para os professores os principais motivos para a evasão encontram-se na falta de significado da escola para o aluno e na falta de estrutura da escola, enquanto os pais a atribuem ao desinteresse dos pais pela vida escolar dos filhos e ao envolvimento com drogas. Apontar para a própria responsabilização é um dado que leva a pensar na internalização dos discursos vigentes onde a família desestruturada é o principal motivo para o fracasso, enquanto outras classes de conteúdo presentes nas falas dos pais como influência negativa dos governantes, falta de espaço para a família dentro da escola, falta de qualidade no ensino, falta de comunicação da escola com os pais e a influência da progressão continuada sugerem mudança na concepção da evasão.

CONCLUSÕES:
Partindo da premissa teórica de que o homem responde ao meio de acordo com o significado que este tem para ele e que conhecer este significado permite mudá-lo ou redefini-lo, o presente projeto objetivou investigar as percepções de alunos professores e pais sobre os determinantes da evasão escolar. Os dados encontrados atestam em parte o que é comum quando o assunto trata do fracasso escolar e suas causas. No entanto, há nos resultados obtidos algumas novas perspectivas principalmente referentes à concepção dos professores e dos pais. Quando os professores apontam como causa da evasão do aluno a falta de significado da escola para este, é possível dizer que há possibilidade de se repensar o processo educativo a partir do significado atribuído aos problemas educacionais. Esta abertura parece presente quando nas percepções dos pais aparecem a falta de qualidade do ensino, as políticas para o ensino e a ausência de participação da família junto à escola como responsáveis pela evasão do aluno, evidenciando uma visão integrada dos aspectos responsáveis pela formação do cidadão. Sem perder de vista a complexidade dos fatores presentes no sistema educacional, compreendemos que a natureza deste estudo contribui para a compreensão e mudanças da evasão escolar.

Instituição de fomento: Fundo de Apoio à Pesquisa FAP UNIMEP

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  evasão escolar, escola e família, significado social

E-mail para contato: ljorge@unimep.br