60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM

Heverton Fagner Silva de Alencar1
Cibele Tiburtino Cavalcante de Lima1
Jordana Rangely de Almeida Santos1
Maria do Socorro Dias de Oliveira2

1. Universidade Federal de Alagoas/UFAL
2. Orientadora/ Usina Ciências da Universidade Federal de Alagoas/UFAL


INTRODUÇÃO:
Diante das dificuldades encontradas em se ministrar conteúdos de Ciências no ensino fundamental, surgiu a idéia da elaboração de um jogo didático, que caracteriza-se como uma importante e viável alternativa para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Nele, os alunos a se envolvem, se interessam e aprendem com satisfação, prazer e autoconfiança (Stefani & Neves, 2004). Ao mesmo tempo, a brincadeira necessita da utilização de regras e domínios de habilidades, onde através do ato de jogar, possibilita ao aluno, mesmo que inconscientemente, o desenvolvimento ou elaboração de conceitos (Gonsales Filho, 1998). O estudo morfológico, comportamental e distribuição geográfica das espécies de peixes, na manutenção e equilíbrio ambiental, é fundamental na conscientização e proporciona o desenvolvimento de habilidades que possibilitem a compreensão de diversas áreas de conhecimento, fazendo com que os estudantes sejam capazes de identificar as relações entre o meio e o homem, e principalmente, perceber as conseqüências de seus atos (DIAS, 2000). Observando estes fatores, o presente trabalho tem por objetivo a elaboração e confecção de um jogo didático, utilizando-se de componentes e conceitos científicos da biologia relativos à morfologia, ecologia e preservação de peixes.

METODOLOGIA:
Durante o período de janeiro de 2005 a agosto de 2007, foram realizadas entrevistas não estruturadas com professores de ciências de escolas públicas e particulares da cidade de Maceió/AL. Estas entrevistas tiveram por finalidade identificar a carência de materiais didáticos no ensino desta disciplina. Através de pesquisas em livros especializados em ciências, referentes a morfologia, ecologia e preservação de peixes, foram elaboradas transparências explicativas, fichas de perguntas e respostas, e a criação de um tabuleiro. Vale ressaltar que estas questões foram inseridas no contexto local. Exemplares de teleósteos e elasmobrânquios, que segundo Rangely (2008), são os mais abundantes no estado de Alagoas, foram coletados e preservados em resina de poliéster.

RESULTADOS:
O jogo é constituído por: · Um conjunto de transparências para utilização em aulas expositivas; · Um conjunto de encartes plásticos com figuras, fotos e explicações que, distribuídos entre os alunos, possibilitam o desenvolvimento de uma série de atividades didáticas; · Fichas de perguntas e respostas; · Fichas de regras do jogo; · Tabuleiro; · Dado; · 4 peões de cores diferentes; · Peças de resina em poliéster com exemplares de elasmobrânquios e teleósteos incrustados, permitindo o manuseio dos alunos e melhor identificação das estruturas morfológicas dos peixes. · Ficha avaliativa Após o jogo o professor aplica a ficha de questões para avaliar o aprendizado adquirido no desenvolvimento do jogo didático. Estas fichas servirão de base para a elaboração de próximos jogos.

CONCLUSÕES:
Com a elaboração deste jogo didático-pedagógico foi possível contribuir para o enriquecimento das aulas de ciências do ensino básico, despertando e motivando os estudantes para o aprendizado. Diante do conhecimento adquirido no desenvolvimento do jogo sugere-se que o professor busque utilizar propostas pedagógicas passando a adotar em suas aulas aquelas que atuem na apropriação de conhecimentos por parte do aluno.



Palavras-chave:  Jogos, Ciências, Didáticos

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