60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física

SÍNTESE HISTÓRICA DO UNIVERSO INFLACIONÁRIO

Jefferson Neves Pereira1
Lucas Bello Gonçalves1
Patrick dos Santos Simonário1
Mateus César Fernandes1
Marcos Cesar Danhoni Neves1

1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ/DEPARTAMENTO DE FÍSICA


INTRODUÇÃO:
O Big Bang é a mais aceita e bem-sucedida teoria dentre todas as outras acerca da origem do Universo, por ser sustentada por fortes pilares, que estão de acordo com os dados observacionais. De acordo com ela, o Universo originou-se há aproximadamente 13,7 bilhões de anos, a partir de uma singularidade. A teoria surgiu primeiramente com George Lemaître, mas ganhou destaque com o astrônomo Edwin Hubble, que verificou o afastamento das galáxias em relação à Terra, levando-o a concluir que o Universo estaria em expansão. O presente trabalho visa explicitar, numa linha cronológica, a evolução do Universo: partindo da singularidade, passando à fase atual e terminando com uma previsão sobre seu possível “fim”.

METODOLOGIA:
O trabalho está baseado em ampla revisão bibliográfica sobre Cosmologia e a Teoria do Big Bang, principalmente em relação as principais evidências que as sustentam: redshift, Radiação Cósmica de Fundo (RCF) e abundância dos elementos leves. Foi criado um material verbo-visual baseado em trabalhos anteriores do grupo, em curso e oficinas realizados, especialmente quando para o III EPAST ( Encontro Paranaense de Astronomia ).

RESULTADOS:
Os resultados obtidos após uma extensa revisão bibliográficas e inúmeras oficinas e seminários realizados sobre o tema, proporcionaram a construção de um recurso didático envolvendo a síntese dos elementos leves no Universo jovem, a dinâmica da inflação/expansão que a seguiu; a radiação-fóssil (RCF) e os conseqüentes mecanismos do redshift. Foram estudados os trabalhos de Reboul (1981), Narlikar (1983), Maddox (1989) e Wolf (2001).

CONCLUSÕES:
A discussão de Cosmologia mesmo num curso em graduação em Física não é tarefa fácil posto que dissociada da grade disciplinar e exilada em cursos de “História de Física” e/ou como disciplina eletiva. No entanto, atividades informais (oficinas/seminários/discussões pós-sessões de planetário) têm-se revelado um meio eficaz de educação científica, especialmente de um tema pouco abordado ou há muito esquecido na formação do físico ( licenciado ou bacharelado).

Instituição de fomento: SESu-MEC

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Big Bang, Universo Inflacionário, Cosmologia

E-mail para contato: jeff_nightwish@hotmail.com